Secretaria do Trabalho fornece dicas para elaborar currículo profissional

Orientações auxiliam na seleção de emprego para alcançar uma vaga no mercado de trabalho

João Ferro/Ascom Semtabes 31/01/2023 às 11:59
Secretaria do Trabalho fornece dicas para elaborar currículo profissional
Interessados podem procurar o Sine Maceió para elaboração de currículos (Foto: João Ferro/Ascom Semtabes)

O currículo profissional é a ferramenta necessária para o ingresso no mercado de trabalho. As empresas costumam selecionar os candidatos a uma vaga de emprego, a partir das informações mais relevantes contidas no documento. Os dados fornecidos precisam combinar com o cargo ofertado, levando em consideração alguns critérios. É por isso, que a Secretaria Municipal do Trabalho está realizando oficinas e recebendo os trabalhadores no posto de atendimento do Sine Maceió para auxiliar os interessados a conquistar uma oportunidade de emprego.

Os profissionais que tiverem a oportunidade de elaborar um currículo criativo de casa também podem aproveitar as dicas. Primeiro é preciso ter em mente que o seu currículo é um documento, que deve conter no máximo duas páginas e não pode ser elaborado de qualquer maneira, com informações avulsas.

Veja as principais informações que devem constar no currículo

Contato: apenas nome, telefone, e-mail e link do LinkedIn encurtado são suficientes.

Objetivo: é utilizado em alguns casos, contendo exatamente a área que deseja atuar.

Resumo: introdução sobre o candidato, resultados alcançados expressivos, palavras chaves relacionadas ao seu perfil profissional e ferramentas que você conhece.

Experiência profissional: empresa, data, área de atuação e conquistas obtidas em cada empresa (projetos, promoções, etc.).

Cursos: comportamentais e técnicos.

Idiomas: linguagem e proficiência.

Formação: tipo de curso, instituição, ano.

Anexos: trabalhos voluntários, projetos especiais, grêmios, etc.

Além do que deve ser feito, existem os principais erros cometidos na elaboração do documento. Aqui vão seis dicas:

1. Falta de objetividade ou subjetividade demais: Seu currículo deve ter no mínimo uma página completa e no máximo duas páginas com conteúdos que te destaquem dos concorrentes.

2. Objetivo Genérico: Concorrer a uma vaga sem especificar a vaga que quer concorrer, colocando auxiliar administrativo no objetivo para uma vaga de vendas, por exemplo.

3. Adjetivos: Evitar palavras como pontal, organizado. O recrutador está interessado em suas experiências profissionais e no seu conhecimento.

4. Falta de palavras-chaves: Muitos processos seletivos usam ferramentas inteligentes para encontrar candidatos e fazer triagens de currículo. Utilize palavras que tenham a ver com a vaga.

5. Vocabulário inadequado: Cuidado com palavras genéricas e sem sentido.

6. Mudar seu currículo para cada vaga: Não é necessário reformular o seu currículo por completo para cada vaga de emprego, basta modificar o seu objetivo para que o recrutador identifique a área que você deseja.

Caso ainda tenha dúvidas sobre como formular o currículo profissional basta procurar o posto de atendimento do Sine Maceió, que fica localizado no 2º piso do Shopping Popular, no centro da cidade, com horário de funcionamento de 8h às 14h de segunda a sexta-feira.

Para outras dúvidas o Sine dispõe dos canais de atendimento através do 0800 082 6205, ou via Whatsapp (82) 9 8879-1919.

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299