Mercados públicos de Maceió ganham reforço na manutenção e limpeza

Semtabes tem plano de ação para revitalizar espaços públicos de abastecimento dentro da cidade

Tatiane Gomes/Ascom Semtabes 23/11/2022 às 13:30
Mercados públicos de Maceió ganham reforço na manutenção e limpeza
Portas dos mercados do Benedito, Jacintinho e Jaraguá foram consertadas. Foto: cortesia

A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) está reforçando os serviços de manutenção estrutural e limpeza dos mercados públicos. São mais de dez equipamentos públicos de abastecimento administrados pela pasta, entre mercados, feiras livres e Centro Pesqueiro. 

Entre as demandas emergenciais realizadas estão os reparos nas portas dos mercados do Jaraguá, Benedito Bentes e Jacintinho, que dão mais segurança aos permissionários dos espaços. No Mercado e no Shopping Popular do Caetés, localizados no bairro do Benedito Bentes, a Semtabes realizou a revisão da rede elétrica dos dois equipamentos. 

A área da feira do Benedito Bentes também passou por revisão elétrica, com substituição da fiação. No Jacintinho, os banheiros femininos do mercado tiveram as portas defeituosas substituídas e o local passou por revisão hidráulica nos sanitários. As equipes também trabalham na aplicação de uma manta fria na cobertura do mercado. 

O Centro Pesqueiro no Jaraguá e o Mercado da Produção e seu entorno, na Levada, recebem constantemente ações integradas da Prefeitura de Maceió para a limpeza dos locais, com serviços de lavação das áreas internas e externas, capinação, recolhimento de entulhos e desobstrução das galerias e caixas de gordura. 

O diretor de Abastecimento da Semtabes, Fabrício Machado, explica que o trabalho é voltado para garantir infraestrutura necessária e reforço também na higienização dos espaços para permissionários, feirantes e clientes dos locais, sem precisar fechar os equipamentos e trazer prejuízos aos comerciantes. Semanalmente, uma média de 23 mil consumidores circulam pelos mercados públicos, feiras livres, Shopping Popular e Centro Pesqueiro da capital. 

“A estrutura física desses locais vem de um abandono ao longo de muitos anos, eles estão precarizados. O que a gestão tem feito é reparar o necessário para dar segurança tanto para quem trabalha quanto para os frequentadores. Em contrapartida, também  temos um plano de ação com obras já realizadas e outras em andamento nas Feiras do Jacintinho e do Tabuleiro e revitalização no Mercado do Artesanato. O objetivo é atingir 100% dos mercados”, esclarece o diretor. 

Diretor de Abastecimento da Semtabes, Fabrício Machado, explica que pasta tem plano de ação para revitalização dos espaços administrados. Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes
Diretor de Abastecimento da Semtabes, Fabrício Machado, explica que pasta tem plano de ação para revitalização dos espaços administrados. Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes

A equipe de manutenção é composta por profissionais das áreas de elétrica, hidráulica, pintura e obras estruturais que circulam por todos os mercados e feiras. Já na área de limpeza, cada equipamento público possui uma equipe fixa que realiza frequentemente a higienização dos espaços, com remoção do lixo e lavação das áreas. 

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299