Com revitalização, Mercado do Artesanato ganha nova vida e atrai consumidores

Estacionamento e área interna do espaço estão sendo contemplados

Tatiane Gomes/Ascom Semtabes 06/10/2022 às 09:15
Com revitalização, Mercado do Artesanato ganha nova vida e atrai consumidores
Estacionamento já foi pavimentado e Semtabes irá realizar pintura do local (Foto: Célio Junior/Semtabes)

A Prefeitura de Maceió está dando continuidade à revitalização do Mercado do Artesanato, no bairro da Levada. O local já havia passado por pintura nas fachadas externas e na torre do relógio, além da construção de uma gruta e organização do pátio interno, realizadas em parceria da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e Fundação Municipal de Ação Cultural. 

Nesta etapa em andamento, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) aplicou 40 toneladas de asfalto no estacionamento da entrada principal do mercado e agora terá início a pintura para demarcação da área do estacionamento pelas equipes da Semtabes. Na área interna, estão sendo feitas as medições e levantamentos de materiais para a revitalização, que vai contemplar os banheiros, rampas de acesso e administração.

O objetivo, explica o titular da Semtabes, Maurício Filho, é melhorar o acesso tanto de veículos quanto de pedestres ao equipamento e trazer os visitantes para dentro do mercado. “Isso evita os transtornos que antes eram enfrentados pela falta de infraestrutura. O mercado ganha movimento, aquece a economia do local e melhorando a vida dos permissionários, principalmente com a alta temporada do turismo na cidade”, ressalta Maurício. 

Por semana, o Mercado do Artesanato recebe uma média de público de 2.500 pessoas. Segundo a administração do local, para a alta temporada, é esperado que esse volume de clientes possa dobrar. As melhorias na estrutura já começam a ser sentidas pelos permissionários. 

Loja no 1º andar já atendeu consumidores de Alagoas e de diversos estados do País (Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes)
Loja no 1º andar já atendeu consumidores de Alagoas e de diversos estados do País (Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes)

Os artesãos Anthony Costa e Alex Lima têm a loja Casa Taeda no 1º andar do espaço e  comercializa olarias, cerâmica, macramê e baús com madeira trabalhada desde a chegada das tábuas até o produto final. “Já está fazendo uma diferença grande no nosso dia-a-dia com os investimentos da Prefeitura. O mercado está mais atrativo e recebemos aqui pessoas de toda parte do Brasil e temos peças espalhadas pela Venezuela, Portugal e até nos Estados Unidos”, afirma Anthony. 

A área interna do Mercado do Artesanato também ganhará nova pintura. A proposta da revitalização é fazer com que o espaço ganhe nova vida. Maria Wytinaia, 27 anos, precisou comprar itens de decoração e logo lembrou do centro de artesanato de Maceió. “A cada coleção a gente faz uma vitrine nova e nessa coleção o tema é Origens, então pensamos logo em palha e barro para entrar no clima. Aqui foi o primeiro lugar que pensamos para a  ambientação da loja. É importante vir aqui, valorizar esse espaço, fazer isso mais vezes e pensar em cuidar dele”, acredita a maceioense. 

Maria Wytinaia, 27 anos, aproveitou para fazer divulgação do Mercado do Artesanato. Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes
Maria Wytinaia, 27 anos, aproveitou para fazer divulgação do Mercado do Artesanato. Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes
SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299