Convívio Social recebe denúncia e paralisa obra em praça no Conjunto Joaquim Leão

Redação 24/08/2021 às 15:29
Convívio Social recebe denúncia e paralisa obra em praça no Conjunto Joaquim Leão

Quando fiscais da Semscs chegaram no local empresa estava limpando o terreno, nesta terça-feira (24)

As diversas praças espalhadas pela cidade de Maceió são espaços que devem ser utilizados pela população como uma área de lazer e convívio social, no entanto quando alguém quer utilizar esse espaço público para algum tipo de construção é preciso solicitar autorizações à Prefeitura. Algo que não aconteceu com os responsáveis por um empreendimento que estava iniciando as obras na praça principal no conjunto Joaquim Leão, no bairro do Vergel do Lago, parte baixa da capital alagoana.

Por esse motivo, a comunidade que mora em frente à praça acionou a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), nesta terça-feira (24), e fez a denúncia da construção irregular. Uma das moradoras da região que entrou em contato com a Semscs foi Sabrina de Carvalho, 33 anos. A estudante disse que no dia anterior a empresa teria colocado algumas estacas de madeira para demarcar o local onde a construção seria erguida.

“Nasci e me criei aqui nesse conjunto, estou há 33 anos morando em frente a essa praça e nunca vi ninguém querer construir nada aqui. A comunidade também cuida dessa praça, não deixa ninguém jogar lixo, a gente zela pelo espaço. Esse é um equipamento muito importante com muita árvores, um espaço para as crianças brincarem, os idosos conversarem, é um verdadeira lugar de lazer. Então não faz sentido ter uma construção particular no meio da praça”, disse a estudante.

No momento em que a equipe de fiscalização da Semscs chegou no local, um trator da empresa contratada para a construção estava fazendo a limpeza do terreno para iniciar a construção.

De acordo com Marcos André, diretor de Convívio Social da Semscs, além de ser uma área verde, a construção foi paralisada pelos responsáveis não terem nenhum alvará liberando o início das obras. “Para uma construção em espaço público ser liberada pela prefeitura é preciso a autorização de alguns órgãos como a Semscs e a Sedet, por exemplo. E a praça do Joaquim Leão é um lugar importante para essa comunidade que utiliza desse local para ter uma área de lazer, com os moradores da região se divertindo nesse espaço arborizado e agravável”, disse.

A população pode denunciar construções irregulares em espaços públicos ligando para o número do disque denúncia da Semscs: 3312-5277.

População do Conjunto Joaquim Leão denunciou obra irregular à Semscs. Foto: João Victor Barroso/ Ascom Semscs

João Victor Barroso / Ascom Semscs

SEMSC

Secretaria Municipal de Segurança Cidadã

Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió-AL.
CEP-57022-190
Telefones: (82) 3312-5270 | (82) 3312-5277 (disque-denúncia) | (82) 3312-5289 (ouvidoria) |
WhatsApp (82) 98882-8170 (eventos)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 153