Convívio Social orienta sobre venda de fogos de artifício para a Copa do Mundo e Réveillon

Cadastro das barracas de fogos teve início nesta segunda-feira (24), no prédio da Semscs, em Jaraguá

Erika Santana (estagiária)/Ascom Semscs 24/10/2022 às 13:17
Convívio Social orienta sobre venda de fogos de artifício para a Copa do Mundo e Réveillon
Interessados no alvará de funcionamento para barracas de fogos de artifício devem procurar a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social. Foto: Ascom Semscs

Com a proximidade da Copa do Mundo, os torcedores começam a buscar formas de demonstrar apoio à seleção brasileira. Para garantir a segurança da comercialização de fogos de artifício, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) deu início às inscrições para os interessados em obter o alvará de funcionamento para barracas de fogos, nesta segunda-feira (24).

A autorização terá validade até o dia 31 de dezembro, sendo liberado o comércio de fogos de artifícios para o período da Copa do Mundo e festas de final de ano. Os comerciantes devem se dirigir ao prédio da Semscs, na Rua Alexandre Passos, no bairro Jaraguá, da 8h às 14h, e protocolar um requerimento para obter a autorização.

No momento da solicitação na secretaria, os interessados precisam levar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência do representante legal, CNPJ, alvará de funcionamento da empresa, projeto da barraca e contrato de locação de imóvel (para caso de barracas em áreas privadas).

O secretário Carlos Guido destacou a importância dos comerciantes estarem regularizados e informou que a secretaria realizará as fiscalizações necessárias durante o período da Copa.

“A Semscs vai estar realizando operações de fiscalização durante este período de Copa do Mundo, buscando manter o ordenamento e garantir a segurança de quem compra e vende o material. Quem não estiver portando o alvará ou não estiver dentro das normas municipais, poderá ser notificado e ter o espaço interditado”, explicou.

Após dar início ao processo e realizar a montagem do espaço, o comerciante deve aguardar a aprovação do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas e com o Laudo de Vistoria em mãos retornar à Semscs para solicitar a emissão do alvará de permissão para a comercialização dos fogos de artifício.

Segundo a coordenadora de Controle de Atividades no Espaço Público da Semscs, Renata Amorim, os responsáveis devem ficar atentos ao prazo mínimo de 30 dias para abrir o processo na secretaria.

“O alvará de permissão é disponibilizado após o pagamento da taxa de licença para ocupação do solo, que é calculada conforme o Código Tributário Municipal e tem como base de cálculo a metragem da área utilizada, a região e o período de funcionamento”, ressaltou.

No caso de áreas privadas, o requerente deverá apresentar o laudo do Corpo de Bombeiros e realizar o pagamento apenas da taxa de licença para o comércio eventual ou ambulante.

SEMSC

Secretaria Municipal de Segurança Cidadã

Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió-AL.
CEP-57022-190
Telefones: (82) 3312-5270 | (82) 3312-5277 (disque-denúncia) | (82) 3312-5289 (ouvidoria) |
WhatsApp (82) 98882-8170 (eventos)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 153