Portal de serviços da Secretaria Municipal de Economia registra mais de 4,5 milhões de acessos em 2022

Dados do setor de Atendimento ao Contribuinte revelam que população tem aderido cada vez mais à praticidade dos serviços on-line

Luís Otávio Mendonça/Ascom Semec 27/12/2022 às 14:46
Portal de serviços da Secretaria Municipal de Economia registra mais de 4,5 milhões de acessos em 2022
Portal conta com mais de 70 serviços e pode ser acessado pelo computador, tablet ou celular. Foto: Ascom Semec

O portal de serviços tributarios da Secretaria Municipal de Economia (Semec) registrou, em 2022, a marca de 4,5 milhões de acessos, com uma média diária de mais de 12 mil visitas. Os dados fazem parte de um levantamento do setor de Atendimento e revelam que o portal é, hoje, um dos principais canais de atendimento da fazenda municipal, oferecendo muito mais praticidade e comodidade aos contribuintes maceioenses.

De acordo com o relatório, desse número, cerca de três milhões foram de acessos com a utilização efetiva dos serviços. Entre os mais procurados pelos contribuintes estão a emissão do IPTU 2022, com 240 mil acessos e a busca de dados cadastrais de imóveis, com 87 mil. 

O tempo de utilização, que corresponde ao intervalo gasto pelo visitante ao buscar ou utilizar um determinado serviço no site, também se destaca de forma produtiva, registrando uma média de um minuto e 29 segundos por visitante. 

O portal conta com mais de 70 serviços de natureza imobiliária, mercantil, administrativa, além realizar parcerias com outros órgãos municipais, por meio da oferta de serviços à população, como o agendamento para o atendimento presencial.

Para o diretor de Relacionamento com o Contribuinte, Phillippe Félix, os números são muito bem-vindos e revelam a adesão cada vez maior da população ao modelo de atendimento remoto e autônomo oferecido pela Prefeitura de Maceió. 

“O nosso portal hoje concentra todos os serviços que são de interesse dos contribuintes e empresas municipais, como emissão de guias, certidões, agendamentos, processos, entre outros. Com isso, vamos eliminando a necessidade de deslocamento e também o tempo de espera, dando ao cidadão a oportunidade de resolver suas pendências de forma confortável e muito mais acessível, onde ele estiver’’, explica.

Ele também conta que, nos últimos anos, a Semec tem trabalhado para implantar medidas que personalizem a oferta de serviços na área pública e facilitem a vida do contribuinte, com menos burocracia. Os planos da secretaria para 2023 incluem ampliar estes serviços e torná-los ainda mais funcionais.

“Hoje contamos com um departamento de gestão de qualidade no atendimento, onde analisamos dados e buscamos entender como aperfeiçoar aquele serviço, considerando as necessidades mais recorrentes vindas dos contribuintes’’, finaliza. 

SEFAZ

Secretaria Municipal de Fazenda

Rua Pedro Monteiro, 47 - Centro - Maceió/AL - CEP: 57020-380
Central de Atendimento ao Contribuinte: atendimento@sefaz.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h (Somente com agendamento)