Plataforma de emissão de notas fiscais será atualizada e ganhará aplicativo

Redação 10/07/2021 às 10:00
Plataforma de emissão de notas fiscais será atualizada e ganhará aplicativo

Iniciativas modernas e inovadoras permitem facilitar os trabalhos dos prestadores dos município

Previsão é a de que o novo site esteja disponível no inicio de agosto. Foto: Ascom Semec

Membros da Administração Tributária da Secretaria Municipal de Economia de Maceió (Semec) se reuniram nesta sexta-feira (9), com integrantes do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas para apresentar as mudanças no Portal ‘Giss Online’, responsável pela emissão de notas fiscais eletrônicas. O encontro reforça o compromisso da Prefeitura de Maceió em investir em ideias modernas e inovadoras que facilitem o trabalho dos prestadores de serviço do município.

A nova versão do site e um aplicativo com todos os serviços da plataforma serão disponibilizados à população no dia 2 de agosto. A expectativa é a de que a atualização no sistema traga mais acessibilidade e praticidade na emissão de notas, um dos serviços mais utilizados pelos contribuintes na capital.

De acordo com o secretário adjunto de Administração Tributária, Alexandre de Albuquerque, o novo site do Giss Online é mais simples e didático, o que facilitará a rotina dos contadores, autônomos e empresários que acessam o Portal diariamente.

“O encontro com o CRC foi bastante significativo para estreitarmos ainda mais a relação entre a Prefeitura e o Conselho, visto que o contador exerce um papel fundamental dentro da dinâmica do serviço público. A reação às novas ferramentas, apresentadas em primeira mão, foram favoráveis e a Semec está otimista quanto aos resultados”, destacou.

Reunião contou com membros da Semec e do Conselho Regional de Contabilidade. Foto: Ascom Semec

Um das mudanças é a dispensa da obrigação acessória de encerramento da competência, o que irá reduzir a burocracia do processo e oferecer mais agilidade aos usuários. Além disso, o acesso à plataforma agora será feito com o CPF do representante legal da empresa e não mais com o número de inscrição municipal, trazendo mais segurança aos dados do contribuinte.

“Este é um momento muito produtivo onde o setor fiscal do município se une ao Conselho para que juntos possamos aprimorar nossos conhecimentos e facilitar o uso desse sistema” ressaltou o conselheiro efetivo do CRC-AL, Lamenha Júnior, que elogiou as novas ferramentas da plataforma.

Segundo dados apurados pela Giss Online, em média, são emitidas cerca de 350 mil notas fiscais eletrônicas, por mês, em todo o município.

Luís Otávio Mendonça – (Estagiário) / Ascom Semec

SEFAZ

Secretaria Municipal de Fazenda

Rua Pedro Monteiro, 47 - Centro - Maceió/AL - CEP: 57020-380
Central de Atendimento ao Contribuinte: atendimento@sefaz.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h (Somente com agendamento)