Secretário recebe Movimento Nacional da População de Rua para discutir políticas públicas

Maceió sedia a partir desta quarta-feira, o 5º Congresso Nacional da População de Rua, que será realizado no Estádio Rei Pelé

Deborah Freire/Ascom Semas 20/09/2022 às 12:32
Secretário recebe Movimento Nacional da População de Rua para discutir políticas públicas
Secretário recebeu integrantes do Movimento Nacional da População de Rua nesta terça(20). Foto: Ascom Semas

Representantes do Movimento Nacional da População de Rua se reuniram nesta terça-feira (20) com o secretário municipal de Assistência Social de Maceió, Claydson Moura, para conhecer as políticas públicas do Município voltadas para esse público. O encontro precede o 5º Congresso Nacional da População de Rua, que será realizado na capital, da quarta (21) até a sexta-feira (23).

O evento reúne movimentos de todo o país para discutir diretrizes e firmar parcerias para o controle social da política pública, voltada para a população de rua, em todo o território nacional. A abertura será no Teatro Deodoro, no Centro, às 14h, e nos dois dias seguintes a programação acontece no Estádio Rei Pelé e vai das 7h às 20h.

De acordo com o integrante do Movimento Nacional da População de Rua, Samuel Rodrigues, o grupo aproveitou a vinda a Alagoas para conhecer as ações dos órgãos públicos locais nas áreas de direitos humanos, saúde e assistência social.

Ele destaca que a Assistência Social é a política que mais atende à população de rua, por meio do acolhimento, do serviço de abordagem, serviço de convivência, centros pop e Centros de Referência Especializados de Assistência Social, os Creas, portanto, é a porta de entrada da população de rua nas políticas públicas.

O secretário apresentou as principais ações na área, como o Desjejum Social, que oferece café da manhã a R$ 1 no Centro, a ampliação das vagas para acolhimento, o Saúde da Gente, que leva serviços de saúde aos abrigos e casas de passagem, o Dentista na Comunidade, com atendimento odontológico nas periferias e outras.

Moura também anunciou que a secretaria vai implantar um Centro POP e uma Casa de Passagem na parte alta da cidade, além de reformar os equipamentos que prestam serviços assistenciais pelo Município, por meio da contratação de 18 microempreendedores individuais que atuam como pedreiro, pintor, eletricista, encanador e outras áreas.

Com isso, o objetivo do Município é reduzir ao mínimo, o número de pessoas em situação de rua em Maceió.

“O Movimento da População de Rua trouxe pautas importantíssimas que nós já estamos tratando e avançamos muito. Conseguimos garantir mais segurança alimentar às pessoas que trabalham e que moram no Centro, com o Desjejum Social a um real; firmamos parceria com a Casa de Ranquines para aumentar as vagas de acolhimento; vamos contratar MEIs para fazer reparos nos nossos equipamentos, ou seja, vamos melhorar nossos serviços e ainda gerar renda. A Assistência Social passou a ser um dos pilares da gestão JHC porque, depois da saúde e da educação, é uma das áreas mais importantes para a população que mais precisa”, declarou Moura.

Para Samuel Rodrigues, as ações apresentadas pelo secretário deixaram o grupo otimista.

“A gente sai muito feliz após conhecer os caminhos que a Secretaria de Assistência Social de Maceió tem apontado e as ações que vai realizar, inclusive falando em zerar a população de rua. Isso nos anima e alegra muito. Quem sabe a gente consiga fazer com que outros municípios se inspirem nessa iniciativa de Maceió e a gente possa, se não zerar, ao menos reduzir drasticamente a população de rua”, comentou.

Confira a programação do 5º Congresso Nacional da População de Rua.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h