Prefeitura de Maceió realiza ação de enfrentamento ao trabalho infantil durante o Verão Massayó

Ação preventiva começou na quinta (12) e segue até este domingo (15), durante todo o festival realizado no Jaraguá

Secom Maceió 14/01/2023 às 23:54
Prefeitura de Maceió realiza ação de enfrentamento ao trabalho infantil durante o Verão Massayó
Equipe Peti Volante está sensibilizando comerciantes para prevenir e combater o trabalho infantil. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Durante todo o ano, a Prefeitura de Maceió realiza ações de enfrentamento ao trabalho infantil. Não seria diferente no Verão Massayó. A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) está realizando ações preventivas e de busca ativa para coibir o trabalho infantil. A ação teve início na quinta-feira (12) e segue até este domingo (15), no festival que acontece no Jaraguá.

A iniciativa é coordenada pela equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) Volante, que realiza panfletagem, orientação aos ambulantes e identificação de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil nas imediações do Palco Minha Sereia, no estacionamento do Jaraguá, e do Palco Sururu, na região do Centro de Convenções, também no Jaraguá.

A coordenadora da campanha, Laise Silva, fala como está sendo realizada a ação de divulgação e combate ao trabalho infantil durante o período festivo. "É uma ação importantíssima que, de forma preventiva, está sensibilizando os comerciantes, ambulantes e barraqueiros que estão nos arredores dos palcos montados para os shows. A equipe também está preparada para fazer a identificação, caso ocorram casos, que sabemos ser uma realidade infelizmente. Fazemos um trabalho de combate para que essa criança e sua família sejam encaminhadas para os serviços de assistência", explica a assistente social.

Durante a ação, sendo identificados casos na abordagem da equipe, as crianças e adolescentes são encaminhadas ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), onde é feito um trabalho com toda a família para prestar auxílio e toda assistência necessária. "Caso o cidadão identifique algum caso de criança trabalhando, também pode fazer a denúncia ligando no número Disque 100", acrescenta Laise Silva.

Outro trabalho executado é a identificação de pessoas em situação de rua. A equipe do Serviço de Abordagem Social (Seas) atua com o objetivo de ofertar acolhimento institucional e acompanhamento social para essas pessoas.

Conselhos Tutelares

Nos dias dos shows do Verão Massayó, os Conselhos Tutelares da capital também estão funcionando em sistema de plantão. Além do Conselho Tutelar, denúncias de violação de direitos podem ser feitas diariamente através do Disque 100.

Para conferir os endereços e números de telefone dos Conselhos Tutelares, que abrangem todas os bairros de Maceió, basta acessar este link.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h