População em situação de rua tem atendimento prioritário durante a pandemia

Redação 09/12/2020 às 12:11
População em situação de rua tem atendimento prioritário durante a pandemia

Prefeitura firmou convênio com a Casa de Ranquines

Com a pandemia do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou algumas adaptações para melhor atender a população mais vulnerável. Para isso, foi firmado um convênio em julho deste ano com a Associação Católica São Vicente de Paulo, conhecida como Casa de Ranquines, para a realização de ações socioassistenciais voltadas para a população em situação de rua da capital alagoana.

Com o convênio, 600 vagas foram disponibilizadas para a população em situação de rua. Três abrigos provisórios foram criados, sendo dois para adultos e um para idosos. No momento, cerca de 340 pessoas estão sendo assistidas de acordo com o perfil dos usuários.

O atendimento humanizado à população em situação de rua durante a pandemia tem sido uma forma de alento para esse público, que na maioria das vezes não possui nenhuma perspectiva de vida.

Cerca de 340 pessoas estão sendo assistidas nos abrigos. Foto: Casa de Ranquines

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Henrique Alves Pinto, na área de Proteção Especial, a prioridade do atendimento, nesse período de pandemia, foi para a população a população de rua nas unidades da Semas e abrigos provisórios.

“A assinatura do convênio foi extremamente importante para a ampliação dos atendimentos durante esse momento tão delicado e complicado que estamos vivendo. Mais do que nunca precisamos nos solidarizar com essas pessoas que vivem momentos difíceis e de vulnerabilidade social”, explicou o gestor.

Segundo o Frei João Maria, da Casa de Ranquines, o convênio com a Semas foi de suma importância para implantação dos abrigos.

“Toda equipe realiza um trabalho diário com ações de assistência social, saúde e alimentação, dormida, amparo espiritual. Além disso, os acolhidos também recebem a oportunidade de receber um trabalho na unidade de atendimento. Para nós, é uma imensa alegria poder acolher os filhos da rua, como os chamamos. Percebemos a preocupação da Prefeitura com essa população e ficamos muito felizes. Assim nós podemos ter a garantia de que mais pessoas em situação de rua sejam acolhidas”, apontou o Frei.

Nos abrigos são oferecidos moradia, alimentação digna, cuidados de higiene pessoal, lavanderia, avaliação das condições de saúde, testagem para Covi-19 e atendimento pisicossocial, além de encaminhamento para qualificação profissional.

Festa realizada na unidade. Foto: Casa de Ranquines

Além de assistência pessoal e profissional, os assistidos também possuem momentos de lazer e descontração com desenvolvimento de atividades culturais como zumba, roda musical, sinuca, pebolim, fliperama e TV. São realizadas, ainda, ações de saúde e beleza com cortes de cabelo, escova e maquiagem.

No mês de novembro, os assistidos também foram beneficiados com a ação do Novembro Cidadão, realizada pelas coordenações de Direitos da da Semas. Durante a ação, com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foram realizados testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, encaminhamentos para mamografia e citologia.

Ação Novembro Cidadão. Foto: Ascom Semas

Os atendimentos são individualizados com a equipe técnica de assistentes sociais e psicólogas, que disponibilizam encaminhamentos para benefícios eventuais como auxílio viagem e aluguel social, além de agendamento de consultas eletivas e odontológicas e viabilização de 2º via das documentações e encaminhamentos para tratamento psiquiátrico em Centros de Atenção Psicossocial (Caps) .

O convênio, que está previsto para ser encerrado em dezembro deste ano, tem como finalidade promover convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e autonomia dos usuários, trabalhando a valorização do ser humano por meio da conscientização para a reintegração ao convívio familiar e social.

O Frei João de Maria reforça a importância da continuidade da parceria para os assistidos. “O convênio se encerra este mês, porém, se faz necessário a continuação desse projeto que tem oportunizado amparo e dignidade para população em situação de rua em meio a pandemia”, destacou.

O termo de cooperação assinado teve o repasse financeiro emergencial de recursos federais para a execução de ações socioassitenciais e estruturação da Rede do Sistema Único de Assistência Social (Suas), devido à situação de Emergência em saúde pública, ocasionada pelo novo coronavírus. Foi repassado o total de R$1.440.00,00 do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS)-Covid 19.

Maria Maia(estagiária)/ Ascom Semas

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h