Motoristas da Assistência Social avaliam positivamente palestras educativa ministrada pela SMTT

Redação 10/09/2021 às 11:10
Motoristas da Assistência Social avaliam positivamente palestras educativa ministrada pela SMTT

A ação teve o objetivo de orientar os condutores a como se portar durante a jornada de trabalho.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), promoveu palestra educativa nos dias 27 e 28 de julho deste ano para motoristas da Semas. Como meio de avaliação comportamental, dois meses depois, foi feita uma análise com os condutores que comprovou a mudança na conduta dos servidores.

Semas e SMTT realizam capacitação de motoristas
Capacitação dos motoristas da Secretaria de Assistência Social feita pela SMTT. Foto: Ascom Semas.

De acordo com o motorista Raphael Lamenha, Coordenador de Transportes à época e hoje motorista da Semas, a iniciativa foi muito bem aceita por todo o corpo de condutores da Assistência Social e em poucos dias a mudança comportamental foi evidente.

“De forma geral, a palestra foi de extrema importância, porque meus colegas e eu pudemos esclarecer muitas dúvidas, além de refletirmos sobre a gentileza no trânsito, evitando assim discussões desnecessárias. O papel da SMTT na ação foi justamente nos alertar sobre possíveis infrações e como conduzir uma boa relação entre motoristas, passageiros e pedestres. Se não houvessem palestras educativas desse tipo provavelmente permaneceríamos com os mesmos erros”, afirma Raphael.

Para o motorista Darlan Farias, há três anos na Semas como condutor, unir forças entre os departamentos é necessário para o bom andamento dos trabalhos. Ele explica que quanto mais cedo forem administradas conversas educativas sobre o comportamento no trânsito, mais os motoristas aprenderão e passarão adiante o que foi ensinado.

“Essas palestras são muito importantes porque mostram o cuidado dos nossos supervisores em querer moldar os motoristas para oferecerem os melhores serviços. Costumamos fazer uma reciclagem e eventos como este fazem com que a gente aprenda mais sobre dirigibilidade e leis de trânsito. No dia a dia aprendemos na prática, mas nem todos possuem facilidade em se atentar aos alertas e essa conversa beneficia a todos por isso”, explica o motorista.

Segundo Benedito Alves, motorista há oito anos pela Assistência Social, muitos costumes errados são adquiridos diariamente e podem se repetir ao longo do tempo. O condutor explica que continuar com palestras educativas fará com que os erros sejam eliminados, além de tornar o trabalho mais eficiente e correto.

“Aprendi muita coisa de forma equivocada durante anos no volante. Devido ao estresse da correria, muitos motoristas perdem a paciência e é essencial que as pessoas deixem os problemas dentro de casa para que no trânsito não haja confusão. Hoje na direção sou outra pessoa e agradeço a todos que de alguma forma me ajudaram a ser um motorista melhor, mais atento e cauteloso”, finaliza Benedito.

Iara Alencar (estagiária) / Ascom Semas

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h