Integrantes do Conselho de Assistência Social de Maceió tomam posse para o biênio 2023/2024

Representantes do poder Executivo Municpal e da sociedade civil compõem o Conselho, que atuará em parceria com a Semas

Deborah Freire/Ascom Semas 03/02/2023 às 15:34
Integrantes do Conselho de Assistência Social de Maceió tomam posse para o biênio 2023/2024
Secretário Claydson Moura e demais integrantes do CMAS foram empossados. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

Tomaram posse nesta sexta-feira (3), os membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Assistência Social de Maceió (CMAS), em solenidade no auditório da Prefeitura, em Jaraguá.

Entre representantes do poder Executivo Municipal e da sociedade civil, foram empossados pelo prefeito JHC 36 conselheiros, que irão atuar durante o biênio 2023/2024.

Eles serão responsáveis por acompanhar, avaliar e fiscalizar a execução da política de assistência social pelo poder público e por entidades não-governamentais em Maceió, e têm poder de deliberar sobre o assunto. Além disso, o CMAS acompanha a aplicação e gestão dos recursos municipais do setor.

Para o secretário de Assistência Social de Maceió, Claydson Moura, que é um dos membros titulares do Conselho empossado nesta sexta-feira, os serviços prestados à população mais vulnerável têm tido avanços importantes na capital e serão cada vez mais acessíveis.

“A Assistência Social foi negligenciada durante mais de 30 anos. Tínhamos um orçamento que não permitia existir política pública de assistência, mas por determinação do prefeito JHC já aumentamos os recursos e, além disso, abrimos a porta do gabinete, melhoramos a comunicação com os usuários e tivemos resultados excelentes. Não temos o cenário perfeito, mas estamos fazendo em um mês o que a secretaria demorava um ano”, pontuou durante o discurso de posse.

Representante da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), Lidiane Ferraz de Almeida, confirmou os avanços citados pelo secretário e destacou que os conselheiros empossados têm a responsabilidade de levar ao Município e cobrar o atendimento de demandas que têm chegado por meio dos usuários dos equipamentos como Cras, Creas, Centros POP e outros.

“O Conselho fica feliz em ver chegar tantos benefícios e programas na Assistência e percebe que a Prefeitura também está atenta para a estrutura do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que é uma grande demanda. Almejamos agora uma aproximação com a gestão, para que possamos debater, contribuir e trazer experiências, ser a voz da população”, afirmou.

Também tem representação no CMAS o Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado de Alagoas, por meio da assistente social Alessandra Costa. Ela explicou a relevância da atuação do conselho e da participação da sociedade na definição das ações municipais que vão atender à população mais vulnerável.

“Este é um espaço de controle social, de participação popular, instituído por lei, paritário, onde estão todos os entes com ligação direta ou indireta com a política de Assistência do Município, ou seja, está o gestor, a sociedade, o usuário, os trabalhadores e o prestador de serviço. Todos vamos sentar para definir os melhores caminhos, fazer proposições, monitorar e fiscalizar, por meio de um diálogo franco, aberto e com o compromisso de fortalecer o Suas e os nossos trabalhadores, principalmente assistentes sociais, que estão executando na ponta essa política tão relevante para a população mais pobre. Maceió tem muito a fazer e estamos aqui para contribuir”, declarou.

Os conselheiros terão na próxima semana, dia 9, a primeira capacitação introdutória com o tema Financiamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), promovido pela Coordenação Geral de Planejamento e Orçamento. O encontro será no auditório da Secretaria de Assistência Social, no bairro Poço.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h