Famílias são beneficiadas com Carteira de Identificação do Autista

Redação 09/02/2021 às 15:20
Famílias são beneficiadas com Carteira de Identificação do Autista
Foram beneficiadas 60 famílias atendidas pela Assista . Foto: Premier Films

Com o objetivo de conferir identificação à pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nesta terça-feira (9) a entrega das Carteiras de Identificação do Autista de Maceió. O documento garantem o direito ao atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados. A entrega aconteceu na Associação de Pais e Amigos do Autista (Assista), no bairro da Santa Amélia.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Carlos Jorge da Silva, foram beneficiadas 60 famílias com a entrega das carteiras. “A gestão do prefeito JHC tem o ser humano como prioridade. Estamos promovendo o direito dessas famílias de ter um atendimento prioritário em espaços públicos e privados. É muito bonito o trabalho realizado pela Assista, que é uma instituição conveniada a Semas. Essas carteiras são uma grande conquista para esses famílias”, pontuou.

Secretário Carlos Jorge entregou carteiras às famílias. Foto:Premier Films

A 1ª secretária da Assista, Lucivânia Santos, falou da importância da carteira para os assistidos pela unidade. “Sou mãe de autista, e a nossa diretoria é formada por pais de autistas. É um ganho para comunidade, garantir esse direito para as famílias. É evitar olhares atravessados em filas, porque sofremos muito isso ”, afirmou Lucivânia.

Adriana Paixão, mãe do Davi, de 11 anos, recebeu hoje a carteira de identificação do filho. “Apesar do autismo não ser visível, muitas crianças têm, mas muitas vezes a gente só percebe quando ele caminha, quando ele fala. Sem a carteira, a gente tem que andar sempre com um laudo atualizado para ter prioridade de atendimento, e ainda sofremos com os olhares das pessoas. Agora com a carteira ninguém poderá questionar, porque agora tenho um documento que identifica meu filho”, disse Adriana.

Adriana e seu filho Davi receberam a sua carteira de Identificação do Autista. Foto:Premier Films

Participaram da solenidade de entrega, a diretora de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos da Semas, Naralliny Farias e o vice- presidente da Assista, Marcelo da Silva .

A próxima entrega de Carteiras de Identificação do Autista de Maceió acontecerá na Associação Pestalozzi de Maceió – Unidade de Saúde Judith Barreto do Amaral.

Vanessa Napoleão/Ascom Semas

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h