Cras Cidade Sorriso promove projeto de fortalecimento de vínculos e prevenção às situações de violência

Ação visa combater situações de risco e vulnerabilidade social

Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 20/04/2022 às 11:25
Cras Cidade Sorriso promove projeto de fortalecimento de vínculos e prevenção às situações de violência
Atividade reuniu idosos e pessoas com deficiência usuários do BPC. Foto: Cras Cidade Sorriso

O Centro de Referência de Assistência Social, (Cras) Cidade Sorriso, promoveu, nesta terça-feira (19), uma roda de conversa sobre violação de direitos dos idosos e de pessoas com deficiência para usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A ação tem como objetivo combater situações de risco e vulnerabilidade social.

A atividade faz parte do 'Projeto de Fortalecimento de Vínculos e Prevenção às Situações de Violência' nos territórios de atuação do Cras Cidade Sorriso e desenvolveu uma dinâmica com repasse de informações, divulgando canais de denúncias e de acesso à rede de proteção.

Um dos temas abordados foi a prevenção à violência patrimonial. Foto: Cras Cidade Sorriso
Um dos temas abordados foi a prevenção à violência patrimonial. Foto: Cras Cidade Sorriso

Além disso, os usuários também receberam atendimentos técnicos individualizados e fizeram atualização cadastral referente aos dados do Cadastro Único (CadÚnico). Foi apresentado vídeos explicativos sobre a campanha de combate à violência patrimonial para os usuários entenderem como funciona e os órgãos responsáveis pela garantia de direitos.

Os usuários também tiveram momentos para tirar dúvidas sobre o tema. A coordenadora do Cras Cidade Sorriso, Mariele Santos, destacou a participação dos usuários e ressaltou a importância deste projeto.

Beneficiários também tiveram momentos para tirar dúvidas sobre o tema. Foto: Cras Cidade Sorriso
Beneficiários também tiveram momentos para tirar dúvidas sobre o tema. Foto: Cras Cidade Sorriso

"Eles participaram bastante, tirando suas dúvidas. Foi um momento bem rico. A gente busca, enquanto Cras, fortalecer a rede de atendimento aos usuários, no sentido de levar as informações para prevenir casos de violação dos direitos da pessoa idosa e da pessoa com deficiência. Infelizmente, a violência patrimonial está presente em boa parte das famílias brasileiras, em especial, quando nos referimos a idosos e pessoas com deficiência que são os beneficiários do BPC", explicou a coordenadora.

Violência patrimonial

Em muitos casos ocorre o abuso financeiro ou violência patrimonial na família, quando o idoso tem o cartão retido e são feitos até empréstimos em seu nome, sem autorização, ficando o idoso refém do próprio familiar. Se a pessoa idosa que está sofrendo violência tem dificuldade em denunciar deve procure alguém de confiança que o ajude a fazer a denúncia.

O Disque 100, disponibilizado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos, atua como ferramenta essencial no combate às diversas formas de abuso e exploração, que também podem atingir os idosos, o contato é fundamental para que o processo de averiguação seja iniciado e, posteriormente, as devidas punições aplicadas.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h