Covid-19: População em situação de rua recebe atendimento socioassistencial

Redação 01/04/2021 às 12:13
Covid-19: População em situação de rua recebe atendimento socioassistencial

O Plantão Social #TôAqui – Assistência Presente’ tem o objetivo de encaminhar pessoas em situação de rua aos programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e serviços de acolhimento institucionais disponíveis no município nesse momento de pandemia. Durante a ação, que ocorreu nesta quarta-feira (31), também foram distribuídos kits de prevenção à Covid-19, contendo máscaras e álcool em gel .

O secretário da pasta, Carlos Jorge da Silva, acompanhou o trabalho da equipe do Serviço de Abordagem Social (Seas) e a entrega dos kits nos bairros José Tenório, Benedito Bentes, Cruz das Almas, Ponta Verde e Centro.

Atendimento na Praça Padre Cícero no Benedito Bentes. Foto: Ascom/Semas

De acordo com Carlos Jorge, nesse momento de pandemia o papel da Secretaria é amparar os mais necessitados. “Estamos fazendo um trabalho preventivo, por conta das questões sanitárias, mas também acolhendo e viabilizando a saída dessas famílias das ruas. O diálogo é fundamental para que elas aceitem os serviços que são ofertados pelo município”, destacou o secretário.

Famílias receberam kits de prevenção a Covid -19. Foto: Ascom Semas

A programação do Plantão Social #TôAqui – Assistência Presente’ também se estenderá, na próxima semana, aos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centros POP) e unidades de acolhimento. Nessas unidades, a Semas fará a distribuição de kits de prevenção à Covid-19.

Durante o período crítico de pandemia, as equipes do Seas estão atuando de domingo a domingo, das 8h às 22h, percorrendo os bairros da capital. Essas equipes são formadas por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais que atuam ativamente nas regiões do Benedito Bentes, Santa Lúcia, Jatiúca e Orla Lagunar. Os técnicos da Semas procuram orientar e sensibilizar as pessoas em situação de rua sobre os riscos pessoais e sociais de viver nessas condições e identificar qual são as suas demandas, mostrando todos os direitos que eles têm e fazendo os encaminhamentos necessários.

Vanessa Napoleão/Ascom Semas

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h