Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa empossa novos membros

Redação 26/02/2021 às 16:18
Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa empossa novos membros

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) deu posse nesta sexta-feira (26) aos novos conselheiros. Os novos membros atuarão no biênio 2021/2023, garantindo e fiscalizando o cumprimento da política de defesa dos direitos dos idosos em Maceió.

Para o secretário de Assistência Social, Carlos Jorge da Silva, a posse dos conselheiros foi uma oportunidade excelente para conhecer o trabalho realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. “Essa gestão está disposta a somar forças com o Conselho com o objetivo de garantir direitos e oportunidades para os nossos idosos”, disse.

Secretário de Assistência Social participou da posse. Foto: Ascom Semas

Além de zelar pela qualidade de vida e segurança dos idosos no município, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa tem a função de fiscalizar e orientar os gastos e a prestação de contas das Instituições de Longa Permanência da Pessoa Idosa (ILPS), que recebem recursos orçamentários e financeiros do município.

A representante da área governamental, Gal Souza, falou sobre a importância do controle social para as políticas públicas. “O controle social é indispensável ao controle institucional realizado pelos órgãos que fiscalizam os recursos públicos. A nossa participação e contribuição como conselheiro é importante para a boa e correta aplicação dos recursos públicos, fazendo com que as necessidades da sociedade sejam atendidas de forma eficiente. O Conselho Municipal do Idoso é um órgão de representação dos idosos, e de interlocução junto à comunidade e aos poderes públicos na busca de soluções compartilhadas”, explicou a conselheira.

Novos membros atuarão no biênio 2021/2023

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é composto por 18 membros e respectivos suplentes. Oito são representantes área governamental das Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas), de Economia (Semec), de Educação (Semed), de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), de Governo(SMG), de Saúde (SMS), de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Os outros oito membros são representantes de organizações não governamentais: Associação Brasileira de Alzheimer – Regional Alagoas (Abraz Alagoas); Associação dos Amigos e Pais das Pessoas Especiais (AAPPE); Associação Nacional de Gerontologia do Estado de Alagoas (ANGAL); Associação Pestalozzi de Maceió; Centro de Apoio à Mulher e o Idoso de Alagoas (CEAMI); Federação das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Alagoas (FAMECAL); Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) e Serviço Social do Comércio Administração do Estado de Alagoas (Sesc/AL).

Vanessa Napoleão/Ascom Semas

SEMAS

Secretaria Municipal de Assistência Social

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h