Centros Pops vão oferecer refeições nos fins de semana para pessoas em situação de rua

Serão oferecidos café da manhã e almoço aos sábados e domingos

Vanessa Napoleão/Ascom Semas 01/12/2022 às 13:10
Centros Pops vão oferecer refeições nos fins de semana para pessoas em situação de rua
Centros Pop vão abrir nos  fins de semana, apenas para entregar as refeições. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió

A partir deste fim de semana (3 e 4 de dezembro), os Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centros Pop I e II), nos bairros Jaraguá e Levada, vão oferecer duas refeições, café da manhã e almoço,  para pessoas em situação de rua assistidas pelas unidades. Os equipamentos abrirão nos  fins de semana, apenas para entregar as refeições, continuando o funcionamento e atendimento no horário normal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

De acordo com a coordenadora-geral de atenção à população em situação de rua, Renata Cavalcanti, diariamente são servidas 180 refeições no Centro Pop I e 120 no Centro Pop 2.

“Agora ofereceremos essas refeições aos sábados e domingos também. Com isso, a gente busca realmente atender as necessidades básicas dos nossos usuários na sua integralidade. Eles terão, também no fim de semana, alimentação de qualidade”, informou Renata.

Segundo o secretário de  Assistência Social, Claydson Moura, é mais um investimento do Município para auxiliar as pessoas que mais precisam.

“Em breve inauguraremos um novo Centro Pop na parte alta da capital, no Benedito Bentes, para atender a população em situação de rua dessa região. São os benefícios da Assistência Social chegando a quem realmente necessita dos nossos serviços”, pontuou.

Centro Pop

O que é

Oferece o serviço especializado para pessoas em situação de rua, ao realizar atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivam o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua. Também funciona como ponto de apoio para pessoas que moram e/ou sobrevivem nas ruas. Deve promover o acesso a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal, de alimentação e provisão de documentação.

Quem atende

O Centro Pop atende jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência.

Como ter acesso

O serviço pode ser acessado de forma espontânea pela pessoa em situação de rua, a qualquer momento. Pode também ser acessado por encaminhamento do Serviço Especializado em Abordagem Social, por outros serviços da Assistência Social ou de outra política pública e por órgãos do sistema judiciário.

Onde funciona

Centro Pop I - Avenida da Paz, n°1002,  Jaraguá. Telefone: (82) 3312-5931

Centro Pop II - Rua Formosa 739, Levada. Telefone: (82) 3312-5932

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h