Centro de Atendimento Socioassistencial realizou mais de 10 mil atendimentos

Equipamento fica localizado na antiga Rua da Praia, 71, no Centro de Maceió

Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 27/01/2023 às 13:15
Centro de Atendimento Socioassistencial realizou mais de 10 mil atendimentos
Casa atende famílias em vulnerabilidade social em Maceió. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

O Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa) é um importante equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O equipamento realiza diversos serviços aos cidadãos maceioenses como os benefícios eventuais dos auxílios moradia, funeral, viagem e cesta básica. Em 2022, o  Casa realizou 10.949 atendimentos.

A assistente social e técnica do Casa, Decite Cavalcante, enfatizou a importância desse equipamento para a população. “O Casa é uma das portas de entrada para as políticas assistenciais do Município. Então, aqui fazemos diversos atendimentos para concessão dos auxílios chuva e moradia, natalidade, funeral, viagem, e documentação, entre outros”, explicou a assistente social.  

Além disto , o equipamento social também concentra as demandas para os Benefícios de Prestação Continuada (BPC) e para a retirada das carteiras Intermunicipal e Interestadual do Idoso e solicitação da segunda via do RG. 

O auxílio moradia  também foi pago para os maceioenses no ano de 2022, beneficiando a  7397 famílias. Cerca de 2,5 mil pessoas receberam, também, o auxílio chuva de R$ 500,0, durante três meses,  mais o auxílio moradia no valor e de R$ 250,00, que é pago por um ano, sendo prorrogável por mais um.

O secretário de Assistência Social de Maceió, Claydson Moura, destacou que a Assistência Social está lado a lado com o maceioense que mais precisa.

“A Assistência Social é imprescindível para toda uma família. Quando vemos uma família em vulnerabilidade, um pode precisar da Saúde, outros da Educação, mas todos vão precisar da Assistência Social. Então é muito importante que esses equipamentos funcionem e atendam o máximo de pessoas”, pontuou o secretário.  

Novo local 

Em 2022, o Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa) passou por mudanças. O equipamento que antes era localizado no bairro Prado, agora tem uma nova sede no Centro de Maceió. No local está sendo realizado os pagamentos dos auxílios moradia e chuva e do Conta em Dia, além da entrega do cartão VAMU do auxílio transporte.

Já neste novo espaço, a dona de casa, Ana Maria Ramos, 52 anos, moradora da região do bairro Levada, foi procurar os serviços do Casa, ao solicitar a segunda via do RG.  

“Já tinha ido até o antigo Casa, que ficava na praça da Faculdade, mas hoje estou vindo aqui para solicitar minha segunda via do RG e amei a nova instalação. Mais espaçosa e com tudo novo, o atendimento fica melhor”, concluiu. 

É também no Casa, onde a Prefeitura de Maceió entregou mais de 100 cartões do auxílio transporte que concede gratuidade em 12 viagens de ônibus por mês, por até 60 dias, para pessoas que estejam desempregadas e apresentem a documentação exigida.    

A jovem Thaylanne Nayara, 25 anos, está procurando emprego, e veio fazer o cadastro no Casa para receber o auxílio transporte. “Já faz cinco meses que estou à procura de emprego, por isso vim hoje ao Casa dar entrada nesse auxílio que vai me ajudar muito a conseguir uma vaga no mercado de trabalho”, disse Thaylanne.   

O Casa fica localizado na Rua Engenheiro Roberto Gonçalves de Menezes (antiga Rua da Praia), 71, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 16h. Para mais informações é só ligar para o (82) 3312-5930

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h