Assistência social realiza live sobre combate a violência contra o idoso

Redação 23/08/2021 às 08:30
Assistência social realiza live sobre combate a violência contra o idoso

A Secretaria de Assistência Social (Semas), através do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), realizará, na próxima terça-feira (24), uma live para discutir sobre a violência contra pessoas idosas. Com o tema “Ageísmo: Vamos conversar sobre essa violência?”, a ação será transmitida pelo Youtube do CMDPI a partir das 15h.

Para isto, o Conselho se baseou no último levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU), em março, onde confirmou que o ageísmo, ou seja, a discriminação por idade, leva à precarização da saúde, além de aumentar os índices de isolamento social e mortes prematuras. A live terá a participação de Edneide Nunes, Conselheira do CMDPI e Adriana Costa, coordenadora de Assistência Social do Sesc do Distrito Federal.

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa realiza live sobre violência contra idosos
Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa realiza live sobre violência contra idosos

De acordo com Carlos Jorge, secretário de Assistência Social, a live é de extrema relevância para lembrar à sociedade a necessidade de pregar o respeito e a igualdade social.

“O olhar cauteloso precisa ser direcionado para toda a sociedade e, nesse caso, temos um grupo que é comumente descreditado. É necessário e é um dever coletivo zelar por nossos progenitores. Devemos muito a eles e, como forma de retribuição, o tratamento igualitário deve ser pautado sempre”, afirmou o secretário.

Para Edneide Nunes, o ageísmo é uma construção social e é dever da sociedade combatê-lo. Para ela, o capacitismo coloca pessoas idosas em uma posição de desigualdade e as trata de forma desrespeitosa.

“Precisamos promover a discussão sobre ageísmo com o objetivo de sensibilizar a sociedade para combatermos esse tipo de preconceito. A roda de conversa também tem o intuito de capacitar os ouvintes para que possam se posicionar e não compactuar com esse pensamento descriminatório. Posturas ageístas podem trazer graves danos à parte da população idosa e é por isso que precisamos criar espaços de discussão que fortaleçam e empoderem essas pessoas no combate a essas condutas”, explicou a conselheira.

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI)

O Conselho, além de zelar pela qualidade de vida e segurança dos idosos no município de Maceió, tem a função de fiscalizar e orientar os gastos e a prestação de contas das Instituições de Longa Permanência da Pessoa Idosa (ILPS), que recebem recursos orçamentários e financeiros do Município.

Iara Alencar (estagiária)/Ascom Semas

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h