Assistência Social participa de Operação Alagoas 3 do Exército Brasileiro

Operação contou com simulação de desastre natural e atendimento a vítimas em abrigo da Semas

Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 23/11/2022 às 13:11
Assistência Social participa de Operação Alagoas 3 do Exército Brasileiro
Atividade foi realizada na Casa de Passagem Familiar, localizada no bairro Jaraguá e reuniu técnicos da Semas. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) participou, nesta quarta-feira (23), de uma simulação de acolhimento a supostas vítimas de situações de calamidades da Operação Alagoas 3 . O exercício foi realizado na Casa de Passagem Familiar, localizado no bairro Jaraguá, e contou com a participação de técnicos e colaboradores da pasta.  

A operação Alagoas 3 é um exercício de apoio à Defesa Civil em situações de calamidade e emergência. O exercício simulado em Maceió integrou o trabalho de diversas agências, sendo organizada pelo Exército Brasileiro, com o apoio de secretarias e órgãos municipais.

Segundo a  assistente social, Emy Oliveira,  este foi o último dia da Operação Alagoas 3 que começou na segunda(21). “Hoje, a operação foi finalizada com simulados de incidentes.  A simulação que a Semas participou foi de queda de barreiras com feridos, desaparecidos e desalojados, que foram encaminhados ao abrigo para recepção e acolhimento”, explicou.

Assistente social, Emy Oliveira, e representante da Cruz Vermelha na Célula da Assistência Social na Operação Alagoas 3. Foto: cortesia
Assistente social, Emy Oliveira, e representante da Cruz Vermelha na Célula da Assistência Social na Operação Alagoas 3. Foto: cortesia

A simulação na unidade de acolhimento da Semas  foi realizada em conjunto com a Defesa Civil Municipal, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito(SMTT), além da equipe médica voluntária da Cruz Vermelha de Maceió.  

A assistente social da coordenação de Situações Emergenciais da Semas, Daniele Silva, informou como é efetuado o atendimento e o acolhimento às pessoas que passaram por desastres naturais.  

Supostas vítimas passaram, inicialmente, por triagem na recepção. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas
Supostas vítimas passaram, inicialmente, por triagem na recepção. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas

“As supostas vítimas, primeiro, recebem os cuidados médicos. Depois fazemos a  triagem e coletamos os dados, acolhendo-os aqui nos dormitórios. Essa atividade é uma simulação, mas caso venha acontecer, estaremos com uma equipe preparada para receber essas pessoas,  atendendo as suas necessidades e encaminhando-os também para receber algum tipo de benefício eventual”, ressaltou.  

A equipe multidisciplinar da Semas foi composta por assistentes sociais, psicólogos e auxiliares administrativos que participaram da simulação. A psicóloga, Maria Dilma, pontuou como deve ser feito o acompanhamento psicológico em situações de desastres. Na ação, a profissional simulou o atendimento a uma mulher que perdeu o marido. 

“É um momento doloroso, como nesse primeiro caso, onde o marido foi soterrado e a esposa vem na esperança de que ele esteja vivo. Então, a gente deixa que a vítima coloque para fora todo o seu sentimento e mostramos solidariedade e que ela não está só”, enfatizou a psicóloga.  

A educadora social, Larissa Palmeira, e a auxiliar administrativa, Martina Tenório, participaram pela primeira vez de uma simulação de desastre.

Auxiliar administrativa, Martina Tenório, participou da ação pela primeira vez. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas
Auxiliar administrativa, Martina Tenório, participou da ação pela primeira vez. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas

“É a primeira vez que participo de uma atividade de simulação. Quando fui avisada que teria uma ação assim, imaginei que seria uma palestra ou capacitação mais teórica, mas assim é melhor pois aprendemos a lidar com essas situações na prática. Foi muito interessante”, revelou a auxiliar administrativa. 

Casa de Passagem Familiar

A Casa de Passagem Familiar fica localizada na Travessa 13 de Maio, 151, no bairro Jaraguá e pode comportar até 120 pessoas em uma estrutura com beliches, colchões, geladeiras e freezers, além do fogão, forno e bebedouros que foram adquiridos recentemente pela Prefeitura de Maceió. Os artigos de cama, mesa e banho, todo o enxoval também é novo.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h