Assistência Social institui GT para resolução de demandas da população em situação de rua

Secretário Claydson Moura se reuniu para tratar sobre diversas ações junto ao Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da População em Situação de Rua

Vanessa Napoleão/Ascom Semas 19/07/2022 às 12:55

O secretário Assistência Social de Maceió, Claydson Moura, recebeu, na manhã desta terça-feira (19), representantes do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da População em Situação de Rua. Em pauta, a ampliação dos debates e ações com o objetivo de atender as necessidades emergenciais de pessoas em situação de rua.

Durante a reunião, Claydson Moura instituiu um Grupo de Trabalho (GT) com a função de acompanhar e monitorar a execução das ações previstas no Plano Municipal Para a Pessoa em Situação de Rua, além de planejar ações referentes aos projetos de integração dos órgãos municipais, com o intuito de diagnosticar os principais problemas encontrados junto às pessoas em situação de rua e fazer com que cada órgão acolha o que é de sua responsabilidade.

“Faremos reuniões bimestrais com representantes do comitê e secretários de cada pasta para darmos celeridade ao atendimento à população de rua no município para que tenham acesso mais rápido aos direitos que possuem e os convençamos que vale a pena sair das ruas”, pontuou o secretário.

A presidente do comitê, Jéssica Antunes, falou da importância da participação das secretarias na articulação e execução das ações. “A população em situação de rua precisa do comprometimento dos gestores  na execução do plano intersetorial.  É muito importante estar em contato com as demandas e a articulação junto aos órgãos responsáveis. O sucesso dessas ações depende muito do comprometimento dos gestores municipais. E vemos esse comprometimento por parte do secretário de Assistência Social”, destacou a representante da OAB-AL.

Secretário Claydson Moura instituiu Grupo de Trabalho. Foto: Vanessa Napoleão
Secretário Claydson Moura instituiu Grupo de Trabalho. Foto: Vanessa Napoleão

O assessor de políticas sociais da Semas, Fábio Rogério, também destacou a importância desse primeiro encontro. “Estamos nos organizando para concretizar as ações do Plano Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para População em Situação em Rua, que precisam  da atuação da Semas e das demais secretarias. A implantação de um Centro Pop na parte alta de Maceió e ampliação do Serviço de Abordagem Social, por exemplo, estão na lista de prioridades. O atendimento à população em situação de rua é um tema que precisa envolver todas pastas chaves”, disse.

O Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da População em Situação de Rua  é formado pelas Secretarias Municipais de Governo (SMG), Assistência Social (Semas), Saúde (SMS), Educação (Semed), Turismo e Esporte (Semtel) e Trabalho e Abastecimento (Semtabes) e representantes da sociedade civil.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h