Assistência Social é destaque em evento na Universidade Federal de Santa Catarina

Evento foi o primeiro da ação estratégica de educação permanente na construção de conteúdos e saberes para o Saberes SUAS

Luiz Felipe Pimentel (estagiário) / Ascom Semas 29/04/2022 às 11:10
Assistência Social é destaque em evento na Universidade Federal de Santa Catarina
Emy Oliveira mostrou o trabalho da Assistência Social nos bairros afetados pelo afundamento do solo. Foto: cortesia

Com objetivo de mostrar o trabalho realizado pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no atendimento às famílias afetadas pelo afundamento do solo no bairros de Maceió, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), participou na última quarta-feira (27) do evento Saberes - SUAS, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

Durante a apresentação, a assistente social, Emy Oliveira, representante da Semas no evento, destacou como a política pública de Assistência Social de Maceió atuou para assistir a população dos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto.

"Nosso objetivo foi socializar as informações sobre a intervenção do SUAS, referente a situações de emergência, assim como foi o caso dos bairros com afundamento do solo em Maceió, mostrando também, o quanto a política de assistência social pode intervir de forma positiva em situações situações de emergência socioassistenciais, tanto na forma de prevenção, quanto no pós-desastre",  explicou Emy.

Assistente social, Emy Oliveira, participou do evento Saberes Suas. Foto: cortesia
Assistente social, Emy Oliveira, participou do evento Saberes Suas. Foto: cortesia

O evento foi o primeiro da ação estratégica de educação permanente na construção de conteúdos e saberes para o Sistema Único de Assistência Social – Saberes SUAS, e é uma atividade atribuída ao Ministério da Cidadania (MC), através das Secretarias Nacional de Assistência Social (SNAS) e Secretaria Especial do Desenvolvimento Social (SEDS).

Serão ofertados dois cursos com carga horaria de 100 e de 120 horas cada. Assim, um total de 9mil vagas serão disponibilizadas, sendo 4.500 destinadas para trabalhadores em funções de nível superior e 4.500 para trabalhadores em funções de nível médio.

Para mais informações sobre o evento e as vagas ofertados aos servidores do SUAS, pode entrar no Blog da Rede SUAS no endereço: http://blog.mds.gov.br/redesuas/ ou no portal SUAS https://fbsuas-snas.ufsc.br/inscricao/index.html.

Diretor de Gestão do SUAS, Miguel Ângelo(esq.) e Secretário Nacional de Assistência Social substituto, André Veras. Foto: cortesia
Diretor de Gestão do SUAS, Miguel Ângelo(esq.) e Secretário Nacional de Assistência Social substituto, André Veras. Foto: cortesia

Ações da Assistência Social nos bairros - Desde a publicação do Estado de Emergência em Dezembro de 2018, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) vem atuando para atender a população que morava nas áreas afetadas pela instabilidade do solo que atingiu os bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto.

Desde então, a Semas trabalhou com as visitas as residências indicadas pela Defesa Civil, levantamentos das demandas dos moradores, além disso, os técnicos do órgão também elaboraram um relatório que contribuiu significativamente para elevação do valor da ajuda humanitária paga pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Social às famílias afetadas do Pinheiro.

A Assistência Social de Maceió também participou na construção dos planos coordenados pelos órgãos de Defesa Civil Municipal e Federal e do simulado realizado no bairro do Pinheiro, fazendo um levantamento de possíveis demandas no caso de necessidade de abrigamento das famílias.

Realizou também cadastro de proprietários dos imóveis das áreas afetadas do Pinheiro para recebimento da ajuda humanitária (Aluguel Social) e para recebimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Além de outros acompanhamentos, a Semas também  participou de reuniões técnicas com a equipe da Braskem e da Defesa Civil para prestar orientação quanto às demandas socioassistenciais identificadas no atendimento dos moradores dos bairros afetados, trazidas pela Coordenação Social da mineradora.  E também prestou orientação, através de contatos telefônicos, em situações trazidas pela equipe e ao próprio morador, buscando resolução em articulação com políticas setoriais.

SEMDES

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