Assistência Social combate trabalho infantil no São João do Biu

Casos identificados serão acompanhados pelo Creas e Cras; já as famílias vão ser inseridas no Cadastro Único

Vanessa Napoleão/Ascom Semas 20/06/2022 às 13:37
Assistência Social combate trabalho infantil no São João do Biu
Ação ocorreu no São João do Biu, na Praça Padre Cícero. Foto: cortesia

Nesse mês de combate ao trabalho infantil, a  Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) está realizando  ações  preventivas e de busca ativa para coibir a prática no São João de Maceió. Neste fim de semana, a  ação ocorreu no São João do Biu, na Praça Padre Cícero, durante os shows.

A ação foi realizada  pela Coordenação Municipal de Enfretamento ao Trabalho Infantil/Peti Volante, Serviço de Abordagem Social (Seas), Coordenações de Direitos Humanos e Conselhos Tutelares. Durante a ação foram abordados ambulantes e barraqueiros alertando-os dos perigos  e prejuízos do trabalho infantil.

Segundo  a  psicóloga da Semas, Lidiane Guedes, foram encontradas crianças em algumas barracas acompanhadas dos pais.

"Foram encontradas 35 crianças em situação de trabalho infantil. Fizemos um trabalho educativo com os responsáveis mostrando os riscos dessa prática. Os casos identificados serão encaminhados aos Creas para o acompanhamento familiar”, explicou.

Foram encontradas 35 crianças em situação de trabalho infantil. Foto: cortesia
Foram encontradas 35 crianças em situação de trabalho infantil. Foto: cortesia

As crianças caracterizadas em situação de exploração são encaminhadas também, pela Semas, aos Núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do governo federal. As medidas protetivas também incluem diálogo com os pais.

Ação preventiva prossegue no Tabuleiro e no estacionamento de Jaraguá de 23 a 29 de junho. Foto: cortesia
Ação preventiva prossegue no Tabuleiro e no estacionamento de Jaraguá de 23 a 29 de junho. Foto: cortesia

A ação preventiva continuará no Tabuleiro e no estacionamento de Jaraguá com distribuição de folders e cartazes da Campanha Municipal de Combate ao Trabalho Infantil entre os ambulantes e vendedores. Durante os shows do São João de Maceió, de 23 a 29 de junho, também haverá plantão das equipes da Semas para identificar casos de trabalho infantil e fazer os encaminhamentos necessários.

Conselhos Tutelares

Nos dias dos festejos do São João de Maceió, os  Conselhos Tutelares da capital estão funcionando em sistema de plantão. Além do Conselho Tutelar, denúncias de violação de direitos podem ser feitas diariamente através do Disque 100.

Telefone

Endereços

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h