Abordagem Social amplia horário de atendimento a pessoas em situação de rua

No período de alta temporada, número de pessoas circulando nas ruas aumenta

Deborah Freire / Ascom Semas 01/12/2022 às 11:15
Abordagem Social amplia horário de atendimento a pessoas em situação de rua
Abordagem Social orienta e acolhe pessoas em situação de rua / Foto: Ascom Semas

O serviço de Abordagem Social da Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió ampliou o horário de atendimento a partir desta quinta-feira (01). As cinco equipes que atuam em todos os bairros da Capital e também na região metropolitana passam a atender das 8h às 16h e das 17h às 22h, quatro horas a mais do que o habitual.

A ampliação atende à demanda de pessoas em situação de rua, que tem aumento no período da alta temporada. Com isso, a Abordagem Social também efetua mais ações para prestar assistência a essas pessoas.

Entre as medidas que serão efetivadas nos próximos dias, está prevista uma ação em parceria com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), para prevenir e combater a exploração de crianças e adolescentes.

O coordenador do serviço, José Erivaldo de Oliveira, explica que muitos adultos ainda insistem em levar crianças para trabalhos informais nas ruas ou para pedir dinheiro. “Esse trabalho conjunto é importante para evitar esse problema. Crianças devem ficar em casa brincando no horário que não estiverem na escola”, reforça.

Além disso, a Abordagem faz o encaminhamento para acolhimento institucional, no caso de pessoas que não tenham moradia. Elas são encaminhadas para a Casa de Passagem Manoel Coelho Neto, no Poço, ou para o abrigo São Vicente de Paula, em Jaraguá. Também é facilitado o acesso das pessoas à documentação para inclusão em programas sociais.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h