Saúde da mulher: confira a programação da campanha Maceió Rosa 2020

Redação 02/10/2020 às 13:38
Saúde da mulher: confira a programação da campanha Maceió Rosa 2020
Dia Rosa, 23 de outubro, contará com atividade no Centro de Maceió

Com o tema “o cuidado é transformador”, a campanha Maceió Rosa 2020 foi aberta no dia 1º de outubro, com a live Detecção precoce do câncer de mama: essa luta não pode parar, tendo como palestrantes o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, e a gerente de Atenção à Saúde da Mulher, Verônica Brandão Sá Lopes. A live foi transmitida na página do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher no YouTube.

A programação prossegue neste domingo (4), a partir das 9h, com atividades no Parque Municipal. No local haverá alongamento e Yoga, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, informações sobre o câncer de mama e distribuição de preservativos.

Este ano a Prefeitura de Maceió adaptou a programação aos protocolos de atenção e cuidados estabelecidos em decorrência da Pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19). A campanha manterá a mobilização para a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, especialmente nas unidades de saúde, e por meios eletrônicos. O Dia Rosa, 23 de outubro, terá ações no Centro de Maceió.

A campanha, que acontece em parceira com a Casa Rosa e o Grupo de Mama Renascer, disponibilizará encaminhamentos para a realização de mamografia a mulheres da faixa etária dos 50 aos 69 anos, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Também serão disponibilizados às participantes testes rápidos e eventos a serem transmitidos ao vivo pelas redes sociais. Para quem deseja ajudar as instituições parceiras, que fazem atendimento a pacientes com câncer de mama, a venda de camisas estará disponível no Maceió Shopping, em Mangabeiras, e no Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas.

A assessora especial de Políticas Sociais da Prefeitura de Maceió, Marina Toledo, explica que a programação será um pouco diferente, mas que manterá o mesmo foco de prevenção e detecção precoce do câncer de mama. “A demanda de mulheres que ainda não fizeram a mamografia ainda este ano é grande por causa da pandemia, tendo em vista o isolamento social. Então, a gente precisa aumentar o número de realização de mamografias durante a campanha, para evitar o aumento de diagnósticos de câncer de mama já em estágio avançado. O cuidado precoce salva e quanto mais rápido se descobre o câncer, mais fácil de se curar”, ressalta.

As atividades alusivas à campanha Maceió Rosa acontecerão durante o todo o mês de outubro. O Dia D será marcado por ações no Centro de Maceió, com a oferta de encaminhamentos para a realização do exame de mamografia e testes rápidos. As academias públicas, no bairro da Jatiúca e no Feitosa, também receberão atividades, além de lives que serão promovidas com o tema da campanha.

Confira aqui a programação do Maceió Rosa 2020

Maceió Rosa 2020

A Campanha Maceió Rosa é uma ação educativa e de saúde pública que tem como objetivo e responsabilidade conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de estimular a realização do exame médico de rastreamento da doença, a mamografia. O Maceió Rosa traz para o Município de Maceió práticas e atitudes universalizadas pela campanha Outubro Rosa, conferindo identidade local e estabelecendo relação de proximidade e cuidado com as mulheres da capital.

Desde que foi instituída, em 2014, a campanha municipal Maceió Rosa promove o autocuidado, a realização de exames de detecção da doença (mamografia) para mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, nos equipamentos da rede pública de saúde. Além disso, a campanha dá apoio a instituições não governamentais que atuam na rede de atenção às mulheres com câncer de mama, oferecendo suporte às pacientes durante o tratamento da doença em Maceió. Este ano, participam da campanha as ONGs Casa Rosa e Grupo de Mama Renascer.

Em 2020, o Maceió Rosa traz o coração rosa posicionado no centro de uma representação visual com a mensagem “O cuidado é transformador”, circundada por três frases incentivadoras – “Cuide de seu corpo”, “Faça sempre seus exames” e “O autoexame faz a diferença”. Juntas, em formato circular, as mensagens, com o coração ao centro, remetem ao formato da mama, ressaltando que o autocuidado é o que impulsiona a atenção à saúde da mulher e durante o mês de outubro, especialmente, o cuidado com as mamas é o foco principal dessa atenção.

Secom Maceió

]]>
GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860