Prefeitura vistoria obra de contenção marítima na orla de Maceió

Município é a primeira capital a utilizar blocos para conter o avanço da maré, servindo de modelo para outras cidades brasileiras

Sthefane Ferreira e Niviane Rodrigues / Secom Maceió 25/01/2023 às 15:47
Prefeitura vistoria obra de contenção marítima na orla de Maceió
Prefeito JHC durante a vistoria às obras na orla marítima da capital. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, vistoriou e apresentou para os vereadores, nesta quarta-feira (25), as obras de contenção definitiva do avanço da maré na orla marítima. Maceió é a primeira capital do Brasil a utilizar blocos para conter definitivamente o avanço da maré, servindo de exemplo para outras cidades do Brasil.

“A gente fica muito feliz com essa obra que é muito esperada. Estamos usando uma tecnologia que tem dado certo em muitas obras do nosso país, e estamos usando pela primeira vez. Essa obra resgata para nossa cidade as possibilidades que nós temos, uma cidade que ao longo dos anos foi sendo abandonada. Estamos cuidando de cada detalhe para virar o jogo”, disse o prefeito.

Serão cinco trechos que passarão pela recuperação. Inicialmente, os trabalhos estão sendo executados no trecho da orla da Jatiúca, que fica próximo à entrada da Avenida Antônio Gomes de Barros. Este ponto é considerado o mais crítico da erosão causada pela força da maré.

Estão sendo instalados blocos e anéis pré-moldados modulares, tecnologias holandesas. Os blocos servirão como dissipadores de energia da maré e vão proteger ciclovia, passeio e as vias. Os equipamentos serão instalados formando uma escada de contenção, que impede o avanço do mar.

Ao todo, serão utilizadas 18 mil peças de concreto pré-moldado, que estão sendo transportadas para a orla de Maceió. A obra será executada por etapa e trecho, tanto pelo dia quanto à noite, nos horários em que a maré estiver baixa.

Na orla da Jatiúca, por exemplo, dois trechos receberão as obras. Os outros pontos estão localizados na Praia do Sobral, Praia de Jacarecica e Praia da Sereia, que receberão os serviços posteriormente. O investimento da obra é de R$ 30 milhões, com recursos próprios do Município.

Estiveram presentes na vistoria o presidente da Câmara, Galba Netto e os vereadores Luciano Marinho, Chico Filho, Eduardo Canuto, João Catunda, Siderlane Mendonça, Dr. Cleber Costa, Cau Moreira, Pastor Oliveira, Leonardo Dias, Alan Balbino e José Márcio Filho.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860