Prefeitura recebe representantes do Fonplata para tratar sobre novo Mercado da Produção

Obras de contenção de encostas e do sistema de mobilidade com escadas rolantes em Maceió também entraram em pauta na reunião

Niviane Rodrigues e Daniel Paulino / Secom Maceió 23/08/2022 às 13:43
Prefeitura recebe representantes do Fonplata para tratar sobre novo Mercado da Produção
Prefeito JHC conduziu a reunião com representantes do Fonplata sobre os investimentos que serão realizados em Maceió. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, recebeu na tarde desta segunda-feira (22), representantes do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), para discutir os avanços técnicos do projeto que contemplará a construção do novo Mercado Público da Produção e a contenção de dez encostas. Durante o encontro, o prefeito destacou a importância das iniciativas.

“Onde eu estiver vou olhar para trás e ver que esse esforço todo valeu a pena. Não foi meu, não é só de vocês, mas é um esforço coletivo, com a colaboração de todo mundo no desenvolvimento deste projeto”, disse JHC.

O prefeito lembra o drama vivido por quem mora nas grotas a cada quadra chuvosa. “Infelizmente, toda quadra chuvosa a gente fica com o coração na mão, vendo a hora de uma tragédia maior assolar a nossa cidade e não podemos permitir”, afirmou.

JHC destacou ainda que a construção do novo Mercado Público será histórica. “Existe um ecossistema ali já enraizado, muito forte. Muita gente queria que eu tirasse o Mercado daquele local, mas falei que não, pois o local vai além da estrutura física. Aqui tem uma história de gerações que passaram para outras gerações e que será contada agora de outra maneira e a gente está tendo essa oportunidade na mão. O Mercado será um símbolo, que eu tenho certeza que daqui a dez ou vinte anos vamos voltar aqui e poder nos orgulhar”, afirmou.

A operação de crédito, no valor de até US$ 40 milhões, será destinada ao Programa de Desenvolvimento Urbano no Município de Maceió (Desenvolve Maceió), que tem por objetivo promover melhorias na qualidade de vida da população, geração de emprego e renda local.

Com os recursos, a Prefeitura investirá na recuperação das encostas, promovendo o reordenamento da drenagem pluvial, evitando a erosão e também soluções de engenharia que visam contenção e recuperação dos taludes existentes.

Já o Mercado Público da Produção ganhará um novo espaço de 50.000 m², aumento da quantidade de boxes de espaços de comercialização, inclusão de restaurantes e de serviços públicos, garantindo assim, o fortalecimento do turismo, cultura e da gastronomia.

Além disso, o projeto prevê ainda a recuperação de oito topos de encosta com paisagismo, iluminação e mobiliário urbano. 

Aderbal Curvelo, gerente de Projetos do Fonplata. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió
Aderbal Curvelo, gerente de Projetos do Fonplata. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió

Divisor de águas - Para o gerente de Projetos do Fonplata, Aderbal Curvelo, a obra vai promover uma transformação na capital alagoana.

“São obras importantes que o Fonplata tem o prazer de estar envolvido, e também da Prefeitura ter buscado a gente para financiar esses recursos. São intervenções que de certa maneira é um divisor de águas, que muda a cara da cidade, graças ao trabalho integrado das secretarias que fazem a gestão municipal”, afirmou Aderbal Curvelo, gerente de Projetos do Fonplata.

De acordo com o secretário Municipal de Infraestrutura, Lívio Lima, o Fonplata é uma possibilidade real de se fazer projetos estruturantes para a cidade, como a contenção de várias encostas, e também, o enfrentamento histórico do projeto do Mercado da Produção, que ninguém nunca enfrentou como a gente está enfrentando agora.

Secretário Municipal de Infraestrutura, Lívio Lima. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió
Secretário Municipal de Infraestrutura, Lívio Lima. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió

“Esta semana, estamos recebendo a visita da equipe, após uma seleção de 50 cidades, e a gente fica muito feliz por isso. O objetivo é estreitar um pouco mais, o que a gente tem de projeto, e organizar melhor as informações, para que posteriormente o contrato seja assinado e possamos dar início às intervenções”, ressaltou o secretário.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860