Prefeitura firma parceria com OAB/AL e garante assistência jurídica gratuita aos maceioenses

Serviço municipal de assistência jurídica vai possibilitar a defesa de direitos da população em situação de risco e vulnerabilidade social

Sthefane Ferreira e Niviane Rodrigues / Secom Maceió 31/08/2022 às 13:30
Prefeitura firma parceria com OAB/AL e garante assistência jurídica gratuita aos maceioenses
Prefeito JHC firmou mais uma parceria junto à OAB em Alagoas para assistência aos maceioenses. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, firmou nesta quarta-feira (31) parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil para dar assistência jurídica gratuita à população. O objetivo é garantir cidadania e dignidade aos maceioenses em vulnerabilidade social. Para tanto, durante reunião do Conselho Seccional da OAB Alagoas, o prefeito assinou projeto de lei que será enviado à Câmara Municipal de Maceió.

“Esse é um projeto que além de prestar o serviço, também acaba se tornando uma política pública. Com esse projeto, os advogados terão a oportunidade de ter o primeiro contato com a administração pública, ou estender sua atuação à administração pública, adquirindo experiência, que é fundamental para o currículo”, afirmou JHC.

O gestor falou ainda da felicidade de ser pioneiro na concretização do programa. “Fico muito feliz de estar sendo um dos precursores com um dos primeiros programas que tenham essa veiculação com a OAB. Que a gente possa consolidar nas leis do Município programas como esse, para colecionar muitas vitórias para a população”.

A assistência jurídica gratuita será prestada por advogados regularmente inscritos nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil, mediante a celebração de convênio com a instituição, que será responsável pelo credenciamento dos advogados interessados através de processo seletivo interno.

Os advogados habilitados vão atuar em consultorias e em processos judiciais diversos, como em ações de inventário, divórcio, alimentos, investigação de paternidade, união estável, guarda/visitas, aluguéis, cobranças indevidas, despejos, entre outros. Para ser atendido pelo serviço de assessoria jurídica o interessado vai passar por análise socioeconômica, que será realizada por servidores da Secretaria Municipal de Governo.

O presidente da OAB em Alagoas, Vagner Paes, afirmou que o projeto vai gerar oportunidade de emprego e mercado de trabalho para a advocacia alagoana.

“A atuação da advocacia é sempre direcionada para atender os mais humildes, a Prefeitura vai ser essa ponte de apoio à população, sendo porta de acesso ao Judiciário. A Prefeitura será um instrumento importante para a gente levar mais cidadania e dignidade à população de Maceió”, disse o presidente.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860