Prefeito JHC entrega Troféu Selma Bandeira para mulheres e destaca a importância da premiação

Troféu é entregue às mulheres pela participação na construção de uma sociedade mais justa e igualitária

Sthefane Ferreira e Niviane Rodrigues / Secom Maceió 06/04/2022 às 10:24
Prefeito JHC entrega Troféu Selma Bandeira para mulheres e destaca a importância da premiação
Entrega do Prêmio Selma Bandeira foi entregue durante solenidade na noite de terça-feira (6), com as presenças do prefeito JHC, governador Klever Loureiro, presidente da Câmara, Galba Novaes Netto e vice-prefeito Ronaldo Lessa. Foto: Douglas Júnior / GGI da Mulher

Em noite marcada pela emoção, o prefeito de Maceió, JHC, comandou a entrega do troféu Selma Bandeira nesta terça-feira (5), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas. Durante a cerimônia, que teve a presença também do vice-prefeito Ronaldo Lessa, foram homenageadas 13 mulheres de diferentes segmentos que contribuem para uma sociedade mais justa e igualitária. JHC destacou o papel das homenageadas e se disse honrado em participar de um prêmio tão importante.

“É um momento de poder resgatar nas nossas memórias o prêmio Selma Bandeira que evidencia a importância de mulheres guerreiras que se destacam na sociedade e que mudam a vida das pessoas. Isso é fundamental, ainda mais nos dias atuais, em que precisamos combater as desigualdades e enfatizar o respeito à mulher. Ficamos muito felizes em conectar pessoas para daqui sair mulheres ainda mais fortalecidas”, disse JHC. 

Marluce Caldas é procuradora de Justiça e foi homenageada pela defesa dos direitos e da cidadania. De acordo com ela, ser homenageada com este troféu é motivo de muita emoção.

“Falar de Selma Bandeira é falar dos sonhos das mulheres e de uma mulher de vanguarda, que no século passado e como eu também sou, já estava em plena juventude, lutando pelos nossos ideais. A minha história se identifica com a história de Selma Bandeira e receber um prêmio com o nome dela, para mim é uma honra”, destacou.

Este ano, pela primeira, vez o Município homenageou com o troféu uma mulher transexual. Paolla Vasconcelos é servidora pública e contou que receber o prêmio é enriquecedor.

Pela primeira, vez o Município homenageou com o troféu uma mulher transexual. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
Pela primeira, vez o Município homenageou com o troféu uma mulher transexual. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

“É uma representatividade muito grande, porque pela primeira vez, eu sou a mulher trans que vai receber esse prêmio, e que seja a primeira de muitas vezes e entre tantas mulheres importantes homenageadas, receber o prêmio Selma Bandeira, para mim é enriquecedor”, afirmou.

Vice-prefeito Ronaldo Lessa durante a solenidade de entrega do Prêmio Selma Bandeira. Foto: Douglas Júnior / GGI da Mulher
Vice-prefeito Ronaldo Lessa durante a solenidade de entrega do Prêmio Selma Bandeira. Foto: Douglas Júnior / GGI da Mulher

Dia memorável - A coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula Mendes, afirmou que o evento visa mostrar a importância da mulher no processo de humanização e construção de uma nova sociedade.

“Hoje é um dia memorável, onde 13 mulheres incríveis, que desenvolveram papéis significativos numa sociedade mais justa estão sendo homenageadas. Hoje é um dia feliz em que essas mulheres são presenteadas e homenageadas em nome de Selma Bandeira, uma mulher que marcou a nossa sociedade”, disse.

Criado por meio do Decreto nº 6393/2004, o Troféu Selma Bandeira homenageia anualmente as mulheres que estão em plena atividade e que desenvolvem ações relevantes nos segmentos de Pesquisa, Política, Filantropia, Educação, Serviço Público Municipal, Empreendedorismo Empresarial, Defesa dos Direitos da Cidadania, Preservação da Cultura Popular, Artes Plásticas, Artes Cênicas, Música, Literatura e Gestão Pública. As mulheres são escolhidas por um comitê deliberativo pela representatividade em suas atribuições.

A primeira-dama, Marina Candia, que também esteve presente na solenidade, falou que se sente representada pelas homenageadas.

Primeira-dama de Maceió, Marina Candia. Foto: Douglas Junior / Secom Maceió
Primeira-dama de Maceió, Marina Candia. Foto: Douglas Junior / Secom Maceió

“Para mim é uma honra participar da entrega deste prêmio. Hoje vamos ser representadas por essas mulheres maceioenses. Nada mais justo do que a Prefeitura homenageá-las. Estou muito feliz em estar aqui e prestigiá-las”, afirmou Marina.

O governador em exercício de Alagoas, Klever Loureiro, também prestigiou o evento e falou das ações realizadas pelas homenageadas. “É um dia marcante e serve como estilo para que outras mulheres possam ser atuantes como essas que recebem o troféu, porque elas marcaram e registraram suas ações em prol e em defesa da mulher”, disse.

A homenagem reaviva a postura ética e combativa da médica e deputada Selma Bandeira (1944-1986), defensora da cidadania e de melhores condições de vida para a população alagoana, dos direitos e da igualdade para as mulheres.

As homenageadas

1. Filantropia: Ana Florinda Mendonça da Silva Dantas – Juíza de Direito Titular da 22ª Vara de Família da Capital;

2. Literatura: Rita de Cássia Codá dos Santos – Professora e Escritora;

3. Serviço público municipal: Paolla Vasconcelos – Servidora Pública Municipal;

4. Política: Silvania Batinga de Oliveira Barbosa – Vereadora por Maceió;

5. Empreendedorismo Empresarial: Vanessa De Holanda Cavalcante Monteiro – Empreendedora;

6. Educação: Maricélia Schlemper – Professora, Advogada e Pesquisadora;

7. Defesa dos Direitos e da Cidadania: Marluce Caldas – Procuradora de Justiça;

8. Artes Plásticas: Yara Barbosa Pinto - Yara Pão – Artista Plástica e Visual;

9. Música: Fernanda Guimarães – Intérprete e Compositora;

10. Preservação da Cultura Popular: Dilma Oliveira Vianna – Filezeira do Pontal da Barra;

11. Gestão Pública Municipal: Simone Maria Alves de Lima – Comandante Geral da Guarda Municipal de Maceió;

12. Pesquisa: Marli de Araújo Santos – Assistente Social, Professora e Pesquisadora;

13. Artes Cênicas: Leide Serafim (Olodum) – Compositora, Coreógrafa e Professora de Dança.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860