Seminário sobre legados do projeto Maceió Mais Inclusiva começa nesta terça (02)

Redação 01/03/2021 às 15:00
Seminário sobre legados do projeto Maceió Mais Inclusiva começa nesta terça (02)

Evento, que ocorre entre 2 e 4 de março, poderá ser acompanhado presencialmente, no Vergel, ou por meio virtual

Está disponível a programação completa do 3º Seminário de Economia Circular – Legados do projeto Maceió Mais Inclusiva, que ocorre entre os dias 2 e 4 de março. Socioeconomia circular: produção, mercado e meio ambiente; benefícios às comunidades, a partir de empresas sociais e negócios de impacto; e o potencial do sururu e os desafios para inserir socioprodutivamente a comunidade são alguns dos temas que serão abordados durante o encontro.

O projeto é uma iniciativa conjunta realizada pelo BIDLab e pela Prefeitura de Maceió, em parceria com a Braskem, Sebrae Alagoas, Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas e a Universidad Politécnica de Madrid, implementado pelo IABS.

“A discussão de economia é extremamente importante para a nova realidade das cidades. Toda cadeia de produção precisa ser pensada do início ao fim, tendo em mente que a retroalimentação do ciclo produtivo é fundamental para assegurar que os recursos sejam preservados, que se tenha uma construção sustentável de capacidades e também um melhor aproveitamento dos recursos”, afirmou o secretário do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho.

Durante o seminário, será lançado o livro do projeto, além de resultados sobre a implementação da moeda social “Sururote” junto ao Banco Social do Vergel, que já está rodando desde fevereiro de 2021, por meio de uma parceria do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade, o IABS, com o Instituto Mandaver.

O evento gratuito está com inscrições abertas e vai trazer os principais resultados do projeto para a Comunidade do Vergel: serão quatro mesas de debate com membros da comunidade e especialistas ligados às inovações em Socioeconomia Circular.

Para viabilizar a participação de todos, foi criado um polo presencial na própria, às margens da Lagoa Mundaú, com protocolos de proteção à Covid -19 e respeitando todas as medidas de segurança e distanciamento social.

Para participar do evento, as inscrições podem ser feitas em www.maceiomaisinclusiva.iabs.org.br.

O Projeto Maceió Mais Inclusiva

Implementado desde 2017, o projeto Maceió Mais Inclusiva utiliza a Socioeconomia Circular como ferramenta para fomentar novos modelos inclusivos e gerar alternativas de renda em conjunto com a comunidade a partir do reaproveitamento das conchas do sururu. Esses resíduos compõem a criação de novos produtos que beneficiam economicamente a região e que, ao mesmo tempo, reduzem a pressão sobre os recursos naturais na pesca do molusco. Atualmente, diversos produtos já foram elaborados por meio do projeto..

SEDCITI

Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5850