Prefeitura de Maceió adere Campanha das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura

Redação 30/09/2021 às 08:00
Prefeitura de Maceió adere Campanha das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura

Desperdício de alimentos representa um problema ambiental e ético e tem custos econômicos e sociais

A Prefeitura de Maceió, por meio do Gabinete de Governança, aderiu a Campanha da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) contra o desperdício de comidas. O Dia Internacional sobre Perda e Desperdício de Alimentos é celebrado pelo segundo ano consecutivo no dia 29 de setembro.

Associação Comercial de Maceió (Foto: Itawi Albuquerque)

Como forma de conscientização foi feita uma campanha nas redes sociais para promover a iluminação pública de monumentos. Desta forma a prefeitura iluminou na noite de quarta-feira (29), o prédio da associação comercial na cor roxa em apoio simbólico à data. A campanha estimula a colaboração do poder público com atividades de organizações locais que trabalham com a temática.

Para o secretário do Gabinete de Governança Antonio Carvalho, a iniciativa da ONU é essencial pois o número de pessoas afetadas pela fome tem aumentado bastante. “A conscientização das pessoas sobre as perdas e desperdícios de alimentos é importante, pois estimula os consumidores e produtores a repensar sobre formas sustentáveis no descarte de alimentos. A gestão do Prefeito JHC apoia o desenvolvimento de estratégias sustentáveis para preservar o meio ambiente e tornar o mundo um lugar melhor”, pontuou Antonio.

Regina Cavini, Representante adjunta do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), lembra que nossos sistemas alimentares precisam ser resilientes e sustentáveis.

“Quando os alimentos são perdidos ou desperdiçados, todos os recursos que foram usados para produzi-los – incluindo água, terra, energia, trabalho e capital – são em vão. No contexto da pandemia da COVID-19, a insegurança alimentar cresceu em todo o mundo, e é simplesmente inadmissível jogar comida fora. Com as ações deste Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdícios de Alimentos, esperamos sensibilizar todos os setores da sociedade e dar visibilidade às boas práticas e soluções”. Enfatizou Regina.

Jéssica Viturino / Ascom GGOV

GGOV

Gabinete de Governança

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5850