Município discute soluções imediatas para eliminar línguas sujas da orla

Redação 03/02/2021 às 16:06
Município discute soluções imediatas para eliminar línguas sujas da orla

Problema está sendo tratado como uma das prioridades da gestão; propostas serão apresentadas por grupo de trabalho

Por determinação do prefeito JHC, um grupo de trabalho (GT) formado por membros de diversos órgãos do Poder Executivo Municipal iniciou, nesta quarta-feira (3), as tratativas que visam à solução definitiva das chamadas línguas sujas, um problema antigo e que compromete a beleza da orla de Maceió.

Diante do pedido do prefeito para que a situação seja resolvida o mais rápido possível, o tema já foi discutido numa reunião ocorrida na sede da Prefeitura e medidas devem ser anunciadas pela gestão para dar celeridade à resolução.

O GT é liderado pelo secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Ricardo Santa Ritta, e pelo coordenador executivo do Gabinete Integrado de Combate à Covid, Claydson Moura. Representantes das secretarias do Gabinete de Governança, de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, de Infraestrutura e de Desenvolvimento Sustentável integram o bloco. O deputado estadual Davi Maia também participou da reunião.

A equipe que administra as estações elevatórias de esgoto instaladas no trecho compreendido entre o cais do Porto, em Jaraguá, e o Posto 7, na Praia de Jatiúca, adiantou que há pendências a serem corrigidas para que o Município tenha a capacidade de sanar a problema.

Atualmente, são 10 estações de esgoto na orla – seriam 11, mas uma delas foi destruída pela maré. O GT foi informado que, deste total, quatro nunca foram colocadas para funcionar pela gestão anterior.

As unidades de tratamento são fundamentais para o sistema de captação e distribuição de água limpa ou proveniente de efluentes, mas sequer contam com bombas hidráulicas e painéis para o comando do sistema. Sem elas, é inevitável o surgimento das línguas sujas na praia.

Pra piorar, uma estação na Jatiúca precisa ser recuperada por conta das chuvas e dos efeitos da maresia ao longo do tempo. A situação se repete em outras unidades, e há ainda deficiência de pessoal responsável pela manutenção dos equipamentos.

Um levantamento dessas carências já começou a ser feito pela administração das estações elevatórias e será avaliado na próxima reunião do GT, marcada para a manhã da próxima sexta-feira (5), também na Prefeitura de Maceió.

“O prefeito JHC determinou a solução imediata deste problema das línguas sujas. Vamos discutir as soluções para apresentá-lo o quanto antes as propostas do que pode ser feito agora para resolver a questão. O lema da gestão é Maceió tem pressa, e esta situação não pode mais continuar a tirar o brilho da orla mais bonita do Brasil”, destacou o secretário Ricardo Santa Ritta.

Claydson Moura adiantou que, inicialmente, o grupo de trabalho vai debater acerca do problema para buscar meios que possam resolvê-lo. “Hoje, conhecemos como funcionam as estações elevatórias e pedimos planilhas contendo dados das deficiências. Assim que tivermos estas informações, vamos estudá-las para montar um relatório a ser apresentado ao prefeito”, ressaltou.

Já o deputado Davi Maia diz ter a certeza de que a atual gestão vai acabar com as línguas sujas. “Maceió tem pressa, há como solucionar o problema e o prefeito JHC quer resolvê-lo”, garantiu.

Thiago Gomes / Secom Maceió

SEDCITI

Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5850