Maceió é escolhida para participar do programa internacional de certificação de dados da Bloomberg

Serão realizados encontros mensais para apoiar o município a documentar melhorias nas práticas de gestão, promovendo maior eficiência pública

Jéssica Viturino/Ascom GGOV 16/02/2023 às 11:29
Maceió é escolhida para participar do programa internacional de certificação de dados da Bloomberg
Maceió é reconhceida internacionalmente pelos investimentos do município em práticas de gestão de dados.

A Prefeitura de Maceió foi selecionada pelo programa de certificação A What Works Cities (WWC) para receber a mentoria de análise prática do uso de dados e evidências, concretizando os fortes investimentos do Município em práticas de tomada de decisões baseadas em dados. O programa de certificação reconhece os governos locais pelo uso de dados para informar as decisões políticas e de financiamento, melhorar os serviços, criando eficiências operacionais e envolvendo os residentes.

O programa avalia as cidades nas práticas de tomada de decisão baseadas em dados, como se estão usando dados para definir metas e acompanhar o progresso, alocar fundos, avaliar a eficácia dos programas e alcançar os resultados desejados, por exemplo.

Essas estratégias baseadas em dados permitem que as cidades certificadas sejam mais resilientes, respondam em situações de crise, aumentem a mobilidade econômica, protejam a saúde pública e aumentem a satisfação dos residentes.

A primeira etapa do programa consiste em um plano de ação que é desenvolvido em conjunto com a equipe de certificação e o Município. Nesta etapa, são identificados os possíveis pontos de melhoria, de acordo com as prioridades do município. A partir daí, são realizados encontros mensais para apoiar o órgão a documentar melhorias nas práticas de gestão de dados e uso de evidências.

Para o secretário do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, o reconhecimento do programa é só uma demonstração de que Maceió está no caminho certo quando o assunto são dados, informações e uma decisão baseada em evidências.

“Nós sabemos das dificuldades que o Município tem em relação a estruturar uma governança de dados robusta, mas o avanço dos dois últimos anos e o acompanhamento de índices, indicadores, tem demonstrado ser uma forma eficaz de entender o funcionamento do município", enfatizou o secretário.

“É  muito importante que Maceió tenha sido escolhida para  participar do programa, é uma oportunidade incrível para o município poder ter apoio da Bloomberg  para avançar ainda mais na gestão centrada no uso de dados e evidências”, pontuou o mentor João Reis.

SEDCITI

Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5850