Maceió é a única cidade do Brasil escolhida para o programa de certificação What Works Cities

Programa vai ajudar Maceió a melhorar os serviços municipais através do uso de dados

Jéssica Viturino / Ascom GGOV 08/03/2023 às 23:25
Maceió é a única cidade do Brasil escolhida para o programa de certificação What Works Cities
Visita da diretora executiva, Rochelle Haynes do whats works Cities, juntamente com a diretora adjunta, Emilly Ferris e o mentor para as cidades brasileiras, João Reis. Foto: Itawi AlbuquerqueCertific

A Prefeitura de Maceió é a única no Brasil a ser escolhida para o programa de certificação What Works Cities (WWC) por seu desempenho e análise eficiente no uso da gestão de dados. Na quarta-feira (8), o prefeito JHC recebeu a visita da diretora executiva do WWC, Rochelle Haynes, junto com a diretora adjunta, Emilly Ferris e o mentor para as cidades brasileiras, João Reis. A mentoria oferecida tem o intuito de solucionar desafios no município e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos por meio de análise prática de dados e comprovação em escala.

"A oportunidade de Maceió ser a única cidade brasileira a participar desse treinamento com a Bloomberg demonstra que a capital alagoana está à frente das outras cidades quando o requisito é uma gestão profissional baseada em dados e que se pauta em referências", destacou JHC.

Durante o encontro, a equipe do programa What Works Cities falou sobre o processo de seleção das cidades certificadas, no qual estão usando a governança orientada por dados para melhorar os serviços municipais.

“Das dez cidades do Brasil, Maceió foi a única escolhida para esse estágio do programa, onde eles acreditam que a capital é boa o bastante para conseguir o certificado e que tem o compromisso com a cultura tecnológica, liderança e que veem muitas demonstração disso aqui”, pontuou o mentor João Reis.

Segundo a diretora Rochelle Haynes, a parceria da Prefeitura de Maceió com o programa é em busca da liderança em inovação. "Estou feliz em ouvir sobre a utilização de dados para tomar essas decisões e também sobre a forma como estão engajando os cidadãos a pensarem sobre a inclusão social e a mobilidade econômica. Assim, acredito que quando pensar nessa parceria de Maceió com o WWC, estamos pensando sobre o futuro dos residentes de Maceió", enfatizou Haynes.

A primeira etapa do programa será um plano de ação que é desenvolvido em conjunto com a equipe de certificação e o Município. Nesta etapa, são identificados os possíveis pontos de melhoria, de acordo com as prioridades do município. A partir daí, são realizados encontros mensais para apoiar o orgão a documentar melhorias nas práticas de gestão de dados e uso de evidências.

O secretário do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, abordou durante a reunião as ações feitas pela prefeitura na área de inovação, como o Laboratório de Inovação "BoraLab", o Plano Maceió 4.0, a Favela 3D e também sobre a construção de um Centro de Inovação e Monitoramento no bairro do Jaraguá. O secretário também frisou a importância da visita do órgão em Maceió.

"Foi uma oportunidade para a gente mostrar para um órgão de dimensão internacional todas as oportunidades nos campos de tecnologia, inovação e cidades inteligentes aqui em Maceió. Claro que também é um reconhecimento que a gestão tem feito nesses dois anos, quando a capital é visitada pela diretora de um órgão internacional em viagem ao Brasil", disse.

SEDCITI

Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5850