Gabinete de Governança participa de projeto Piloto do Ministério da Economia

Redação 08/10/2021 às 13:00
Gabinete de Governança participa de projeto Piloto do Ministério da Economia

Programa visa avaliar de forma ampla o ambiente de negócios dos municípios brasileiros

O Gabinete de Governança participou do projeto piloto do Ministério da Economia para o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM). O programa busca acompanhar a qualidade regulatória e concorrencial dos municípios brasileiros, configurando-se, ainda, em um instrumento para atração de investimentos externos e promoção de políticas públicas do Ministério da Economia.

O ICM foi lançado no mês de setembro de 2021 pelo Ministério da Economia e a expectativa do Governo Federal é avaliar de forma ampla o ambiente de negócios dos municípios brasileiros, além de promover o desenvolvimento de estudos, programas e políticas públicas relacionados à disseminação de boas práticas e melhoria regulatória e concorrencial.

Durante a construção do programa a Secretaria de Advocacia da Concorrência e da Competitividade do Ministério da Economia promoveu um projeto piloto onde foram feitas reuniões de trabalho com representantes de 15 municípios brasileiros, incluindo Maceió. Durante os encontros os gestores apresentaram sugestões e contribuições.

Para o secretário-adjunto de Inovação e Cidades Inteligentes, Davi Rossiter, a participação da Prefeitura de Maceió na fase piloto do ICM reforça o compromisso da atual gestão em trabalhar de forma colaborativa com outras instituições.

“Na construção de projetos e ações que estimulem o desenvolvimento econômico e atraiam investimentos para a cidade. O ICM permitirá também mapear iniciativas com potencial de melhorar o ambiente de negócios na cidade e a prestação de serviços públicos pela Prefeitura de Maceió”, enfatizou Davi.

Os municípios brasileiros selecionados pelo Ministério da Economia deverão fornecer as informações necessárias para o cálculo do índice até o dia 10 de dezembro de 2021. O Índice de Concorrência dos Municípios será dividido em três eixos principais. São eles:

1- “Acessando o mercado local”, onde o intuito é avaliar o nível de dificuldade para abertura de um negócio no município, o tratamento econômico dispensado às empresas, a qualidade da regulação urbanística.

2 – “Competindo com agentes já estabelecidos”, que vai avaliar como está sendo cumprida a Lei de Liberdade Econômica no município.

3- “Atuando sob um ordenamento jurídico e justo”, onde serão analisadas as boas práticas jurídicas e a equidade de tratamento entre os regulados, garantindo parâmetros iguais para competição entre os atores.

Jéssica Viturino / Ascom GGOV

GGOV

Gabinete de Governança

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5850