Prefeito JHC acompanha primeiro dia de ação do Castramóvel em Fernão Velho

Programa de Controle Populacional Permanentes de Cães e Gatos de Maceió tem promovido mais saúde aos pets da capital

Wilson Smith / Ascom GGI Causa Animal 31/05/2022 às 15:03
Prefeito JHC acompanha primeiro dia de ação do Castramóvel em Fernão Velho
Prefeito JHC acompanha ação do Castramóvel em Fernão Velho. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, acompanhou nesta terça-feira (31), o primeiro dia de atendimentos da equipe do Castramóvel no bairro de Fernão Velho. Na ocasião, JHC também ouviu as demandas dos moradores que estavam sendo assistidos pela iniciativa. Os atendimentos seguem até quinta-feira (2), das 9h às 12h.

"Nós criamos o Gabinete da Causa Animal para poder cuidar das políticas públicas e proteção animal. O nosso Castramóvel está por toda a cidade, só hoje, aqui já foram entregues 50 fichas, tem toda uma triagem e uma jornada. Os animais passam pela equipe de médica veterinária, já faz o atendimento clínico, os principais exames e tem castração garantida”, destacou JHC.

Prefeito JHC enfatiza trabalho do Castramóvel nos bairros de Maceió. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Prefeito JHC enfatiza trabalho do Castramóvel nos bairros de Maceió. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Os animais passarão pela triagem com o médico-veterinário, que fará avaliação clínica e a coleta de sangue para realização do hemograma. Após a avaliação e resultado dos exames, os tutores serão informados se o animal está apto para a castração.

A balconista Adriana Vlademir, moradora de Fernão Velho, estava presente na ação e falou sobre a importância do projeto. 

“Essa ação da Prefeitura de Maceió é muito importante, ajuda demais os animais, muitas pessoas não têm condições de arcar com a castração. Essa gestão está de parabéns, o que o prefeito JHC está fazendo nunca ninguém fez. Nosso prefeito tem olhado para os animais e feito ações como essa, que ajuda demais toda a população, é muito bom ter o Castramóvel indo de bairro em bairro”, relatou a Adriana. 

Moradora do bairro, Adriana Vlademir, destaca importância do Castramóvel. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Moradora do bairro, Adriana Vlademir, destaca importância do Castramóvel. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

A coordenadora do GGI-CA, Marcella Soares, falou sobre a adesão da população ao Castramóvel. 

“Em nossa Central de Atendimento recebemos muitas solicitações sobre o Castramóvel, e aqui em Fernão Velho não foi diferente, seguimos com uma programação anual e além do itinerário pelos bairros da capital estamos atendendo paralelamente os protetores independentes, o olhar do prefeito JHC para causa animal tem sido fundamental para o desenvolvimento das nossas ações”, contou a coordenadora. 

Coordenadora do GGI-CA, Marcela Soares, ressalta compromisso do Município em defesa da causa animal. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Coordenadora do GGI-CA, Marcela Soares, ressalta compromisso do Município em defesa da causa animal. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Nos dias de triagem, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) vai estar aplicando doses de vacina antirrábica nos cães e gatos que forem levados pelos tutores, além de realizar  testagem para leishmaniose nos casos suspeitos.

Sobre o Castramóvel

O Castramóvel já percorreu os bairros do Benedito Bentes, Ipioca, Pescaria, Riacho Doce, Guaxuma, Garça Torta, Jacarecica e atualmente está em Fernão Velho, executando as atividades do Programa de Controle Populacional Permanentes de Cães e Gatos da Prefeitura de Maceió. A unidade móvel continuará passando por diversas comunidades da capital, buscando trazer benefícios por meio do controle de zoonoses e da não proliferação de animais.

Para ter acesso

Para participar do projeto de Controle Populacional Permanente de Cães e Gatos do Município, o tutor deve levar RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda ou aposentadoria de até um salário mínimo, comprovante de inscrição em algum programa do Governo Federal como o Auxílio Brasil ou comprovante de inscrição no Cadastro Único.

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h