Gabinete da Causa Animal fará atendimento com Castramóvel na terça-feira (15), em Ipioca

Castrações de cães e gatos atuam no controle populacional desses animais, contribuindo para a saúde pública

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 12/02/2022 às 10:00
Gabinete da Causa Animal fará atendimento com Castramóvel na terça-feira (15), em Ipioca
Castramóvel leva serviços para Ipioca nesta terça (15). Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Depois de atender a população do Benedito Bentes, o Castramóvel vai estacionar, na próxima terça-feira (15), ao lado da Unidade de Saúde Dr. Jorge David Nasser, no alto de Ipioca. Na ocasião, às 8h, serão entregues 80 fichas para castração de cães e gatos. Cada senha contempla um animal por família. 

Em Ipioca, a equipe do Castramóvel vai realizar 20 atendimentos por dia, entre o período de 15 a 18 de fevereiro, das 8h às 14h. Os animais passarão pela triagem de um médico veterinário, que vai fazer o atendimento para avaliação clínica e a realização de hemograma. Após a avaliação e resultado dos exames, os tutores serão informados da relação dos animais aptos para a castração. 

Vinculada ao Gabinete de Gestão Integrada da Causa Animal, a unidade móvel iniciou suas atividades em janeiro. A primeira parada foi na Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes. No local foram realizadas 155 castrações, 839 aplicações de doses de vacina antirrábica e 278 atendimentos clínicos. A ação contou com o apoio da Unidade de Vigilância de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde.

A secretária do Gabinete da Causa Animal, Marcella Soares, coordena a equipe para o bom fluxo do projeto. Ela explica que a iniciativa engloba ações educacionais junto à população, que no futuro, vai perceber a redução dos animais nas ruas da cidade.

“O projeto de esterilização de cães e gatos, além de visar o controle populacional, é importante para a saúde humana e do próprio animal. A iniciativa traz melhorias para o Município, pois o trabalho está sendo desenvolvido presta assistência às famílias mais vulneráveis, informa a secretária.

O Gabinete atua nas frentes da saúde, proteção, defesa e bem-estar dos animais. A médica veterinária, Maria Clara Carlos, reforça a importância das ações de controle populacional de animais domésticos para a saúde pública.

"Cães e gatos são transmissores de várias doenças zoonóticas, quando não são vacinados. Além disso, a superpopulação desses animais vai gerar vários problemas para a comunidade, onde ninhadas indesejadas vivem em situação de abandono, sujeitos a maus tratos, podendo se envolver em acidentes de trânsito, atropelamentos, mordeduras", explica a médica veterinária.  

Castramóvel 

O Castramóvel oferece qualidade de vida para os animais de Maceió em vários aspectos. A iniciativa contribui para a redução de doenças infectocontagiosas, que são transmitidas entre animais e humanos e para a eliminação de cruzamentos inadequados.

Além de reduzir ou estacionar a situação de abandono, e com isso, melhorar a saúde pública, que é um dos pilares do projeto, dentro do propósito do Município de promover políticas públicas para a causa animal.

Antes da castração, animais fazem exames e são avaliados pelo médico veterinário. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Antes da castração, animais fazem exames e são avaliados pelo médico veterinário. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Como ter acesso

Para participar do projeto de Controle Populacional Permanente de Cães e Gatos do Município, o tutor deve levar RG, CPF, comprovante de residência do bairro em que o Castramóvel vai realizar os atendimentos, comprovante de renda ou aposentadoria de até um salário mínimo, comprovante de inscrição em algum programa do governo federal como o Auxílio Brasil ou comprovante de inscrição no Cadastro Único.

Serviço

Castramóvel em Ipioca nesta terça-feira (15)

Unidade de Saúde Dr. Jorge David Nasser

Endereço: Rua Alto da Igreja, 163, Ipioca

Distribuição de 80 fichas, às 8h

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h