Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió assegura lares para animais

Ação tem incentivado adoção responsável em Maceió

Wilson Smith / Ascom GGI-CA 12/09/2022 às 09:46
Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió assegura lares para animais
A secretária de saúde, Célia Fernandes, e a secretaria adjunta, Roberta Borges, estiveram presentes na ação. Foto: Ascom GGI-CA

Nesse domingo (11), ocorreu mais uma edição da Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió. A ação foi realizada na Rua Aberta, da orla de Ponta Verde, das 8h às 16h. A iniciativa é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA), em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). Na ocasião, foram adotados cinco animais, sendo três gatos e dois cães.  

A coordenadora do GGI-CA, Fernanda Rodrigues, explicou sobre os documentos e responsabilidades para realizar a adoção de um animal. 

“Para adotar um animal, a pessoa deve ser maior de 18 anos, precisa apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência, além de assinar um termo se responsabilizando pelo cuidado durante toda a vida do animal. Os novos tutores recebem orientações para assegurar a saúde, proteção e bem-estar dos pets”, explicou a coordenadora. 

Luiza Ferreira, aposentada, já tutora de dois cães, ao visitar a estrutura da feira realizou a adoção de um gato.  

“Gosto muito de animais, já tenho dois cães que me alegram todos os dias, achei esse gato muito bonito e carinhoso, e vai fazer parte da família agora. Passeio por aqui e vejo a feira todos os domingos, e é muito bom porque tira os animais das ruas”, contou Luíza.

Cuidados

Os animais adultos que são adotados passam por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose. Os filhotes passam por prévia avaliação médico-veterinária e as pessoas que adotam recebem orientações sobre quando poderão levá-los à Unidade de Vigilância em Zoonoses para receber a vacinação antirrábica e realizar a castração. O animal adotado recebe um chip que permite identificar o responsável em caso de abandono.

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h