Feira de Adoção assegura lares para quatro animais

Ações do Gabinete da Causa Animal e Vigilância de Zoonoses têm contribuído para o acolhimento de pets no Município

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 25/04/2022 às 15:03
Feira de Adoção assegura lares para quatro animais
População tem participado das feiras de adoção. Foto: GGI Causa Animal

Neste domingo (24) aconteceu na Rua Aberta, da orla de Ponta Verde, mais uma edição da Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió. Foram levados 15 animais para a ação. A estrutura da feira foi montada na altura do Palato Praia, funcionando das 8h às 16h. A iniciativa é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA), em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). Na ocasião, mais quatro pets foram adotados, sendo três cães e um gato.

Já foram assegurados 133 adoções responsáveis de cães e gatos através do projeto. O trabalho tem mudando a realidade de abandono em que os pets do Município viviam. Na ação, também foram aplicadas doses de vacina antirrábica nos cães e gatos que foram levados à feira por seus tutores.

A coordenadora do GGI-CA, Marcella Soares, falou sobre a importância dessa iniciativa da Prefeitura.

“O Gabinete da Causa Animal tem atuado visando a promoção da saúde, proteção, defesa e bem-estar dos animais do Município. Através das feiras de adoção conseguimos assegurar adoções responsáveis para muitos animais. As feiras acontecem todos os fins de semana e a presença da população é fundamental para divulgarmos essa ideia de que amor não tem raça, assegurando, cada vez mais, acolhimento para os animais que vivem situação de abandono”, explicou a coordenadora. 

O servidor público, Alexandre Batista, esteve nesta edição da feira e realizou a adoção de um cão, batizado de Duke. “Eu sei da feira desde o ano passado. Acho que vi nas redes sociais. Deve ter sido a quarta vez que visitamos o espaço. Ontem encontramos o pet que queríamos. Minha família sempre teve a adoção como opção. Não achamos legal comprar um animal de estimação”, contou Alexandre. 

O Gabinete da Causa Animal reforça que para adotar um pet é necessário ser maior de 18 anos, apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência, além de assinar um termo se responsabilizando pelo cuidado com o animal adotado.

Além das feiras, os animais que estão abrigados na UVZ podem ser adotados ao longo da semana, de segunda-feira à sexta-feira, diretamente na unidade.

Cuidados

Os animais adultos que são adotados passam por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose.

Os filhotes passam por prévia avaliação médico-veterinária e as pessoas que adotam recebem orientações sobre quando poderão levá-los à Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) para receber a vacinação antirrábica e realizar a castração.

O animal adotado recebe um chip de identificação que permite identificar o responsável em caso de abandono.

Mais informações podem ser obtidas no número (82) 3315-5456.

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h