Prefeitura de Maceió https://maceio.al.gov.br/ pt-BR Thu, 20 Jan 2022 00:08:29 -0300 Thu, 20 Jan 2022 00:08:29 -0300 Crianças recebem ‘Certificado de Coragem’ em postos de vacinação com ambientação temática https://maceio.al.gov.br/noticias/sms/criancas-recebem-certificado-de-coragem-em-postos-de-vacinacao-com-ambientacao-tematica https://maceioalgovbr.dhost.cloud/uploads/imagens/3f99f8d0-a16c-4ce5-8ad4-7888f053f63a.jpg Wed, 19 Jan 2022 16:22:00 -0300 https://maceio.al.gov.br/noticias/sms/criancas-recebem-certificado-de-coragem-em-postos-de-vacinacao-com-ambientacao-tematica Em mais um dia de vacinação de crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente e/ou comorbidades na capital alagoana, os pequenos foram recebidos, na última terça-feira (18), com ambientação temática e mural para registrar o momento pós-vacina, balões, pirulitos, brinquedos e oficinas lúdicas. Além da ambientação temática, a criançada ainda recebeu um ‘Certificado de Coragem’ após a vacinação.

Lucas Ramalho, criança vacinada no ponto de vacinação no Maceió shopping, convidou mais crianças para a vacinação. Foto: Ascom SMS
Lucas Ramalho, criança vacinada no ponto de vacinação no Maceió shopping, convidou mais crianças para a vacinação. Foto: Ascom SMS

A médica oncologista Monique Ramalho Marinho foi uma das mães que levou seu filho ao ponto de vacinação; para ela, o ambiente temático motivou seu filho, Lucas Ramalho, na hora da vacinação.

“Toda essa temática está motivando essas crianças a virem se vacinar, porque muitas crianças têm medo; esses personagens, o carinho dos profissionais de entregar balões, pirulito, certificado de coragem, faz com que elas relaxem e torna o momento mais tranquilo”, explica.

Monique Ramalho foi uma das mães que levou seu filho para realizar a vacinação. Foto: Ascom SMS
Monique Ramalho foi uma das mães que levou seu filho para realizar a vacinação. Foto: Ascom SMS

Lucas Ramalho fez um apelo às crianças e aos pais que ainda não procuraram um ponto de vacinação “Crianças, venham se vacinar para vocês não se contaminarem com a Covid, aqui nós recebemos um ‘Certificado de Coragem’, é muito bom”, destaca.

Avó de Ian Alessandro, criança vacinada no Maceió Shopping, Maria de Lurdes disse considerar a ação muito interessante e atrativa para a criançada que vai aos pontos de vacinação.

“Eu estou achando esta ação muito interessante, as crianças ficam alegres com qualquer coisa diferente que elas veem esse visual aqui está muito bom e atrativo, faz com que todo o receio da criança desapareça”, explica.

Ian Alessandro, neto de Maria de Lurdes, posando no mural após a vacinação. Foto: Ascom SMS
Ian Alessandro, neto de Maria de Lurdes, posando no mural após a vacinação. Foto: Ascom SMS

De acordo com Valquíria Souza, mãe de Victória Souza, uma das crianças vacinadas, a temática também a ajudou na hora da vacinação porque ela não precisou fazer nenhum esforço para segurá-la; Valquíria também apela aos pais para levarem seus filhos ao ponto de vacinação.

“Toda essa temática é maravilhosa para mim, minha filha perdeu o medo de se vacinar, não precisei fazer nenhum esforço para segurar na hora da vacina. Vocês, pais, que ainda não trouxeram seus filhos para se vacinar, tragam! A vacina vai proteger seu pequeno e isso é muito importante para nós que somos pais”, afirma.

Victória Souza, filha de Valquíria Souza, no momento da vacinação. Foto: Ascom SMS
Victória Souza, filha de Valquíria Souza, no momento da vacinação. Foto: Ascom SMS

A enfermeira Rosângela Almeida destacou que nesse segundo dia de vacinação, a procura por vacina não foi como ela esperava.

“Esse ambiente temático está influenciando os pequenos a virem se vacinar, mas nós, como profissionais de saúde, esperávamos mais adesão. Espero que os pais se conscientizem e venham trazer seus pequenos para a gente vacinar e livrá-los desse vírus ”, destaca.

De acordo com a psicóloga da Gerência de Atenção Psicossocial (GAP), Carla Lamenha, a ambientação temática e o certificado de coragem são fatores importantes e influenciam os pequenos no momento da vacinação.

“A criança vai até o ponto de vacinação com medo, angustiada e frustrada. Ao chegar lá, toda a ambientação temática, que está relacionada com tudo que é lúdico, e esse ‘Certificado de Coragem’, fazem com que elas se sintam motivadas, pois isso faz transparecer a esses pequenos que eles são capazes de enfrentar essa situação em que eles não acreditavam que conseguiriam”, explica.

]]>
Adesão da população mantém ponto de vacinação no Centro até 29 de janeiro https://maceio.al.gov.br/noticias/sms/adesao-da-populacao-mantem-ponto-de-vacinacao-no-centro-ate-29-de-janeiro https://maceioalgovbr.dhost.cloud/uploads/imagens/19-01-22-Vacinacao-Calcadao-Centro-SMS-Victor-Vercant-2.jpg Wed, 19 Jan 2022 15:46:00 -0300 https://maceio.al.gov.br/noticias/sms/adesao-da-populacao-mantem-ponto-de-vacinacao-no-centro-ate-29-de-janeiro A diversidade das estratégias da Prefeitura de Maceió para aproximar a vacinação contra a Covid-19 da população tem sido uma das razões da eficiência do município na aplicação das doses de imunizantes que têm protegido a população de formas graves da doença e internações.

Instalado pela primeira vez no calçadão do comércio no último sábado (15) para a ação do Dia D da Vacina em Maceió, o posto de vacinação itinerante contra a Covid-19 refletiu a adesão da população e está de volta ao local, agora como ponto fixo, até o próximo dia 29 deste mês, no horário das 9h às 16h. Aos sábados, a ação será realizada das 9h às 13h.

População aproveitou a oportunidade para garantir mais uma dose da vacina. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
População aproveitou a oportunidade para garantir mais uma dose da vacina. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

“Consideramos o total de 341 pessoas vacinadas no sábado bastante significativo, por isso, o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) das Ações de Combate à Covid-19 e a Secretaria Municipal de Saúde estenderam a parceria com a Aliança Comercial, para manter esse ponto fixo na área comercial da cidade, que é um local estratégico de grande circulação de pessoas, ou seja, um bom reforço na imunização”, ressalta a gerente de Imunização da SMS, Eunice Amorim.

A iniciativa, que se soma aos demais 36 pontos de vacinação disponibilizados pela prefeitura, tem como finalidade barrar o avanço da Covid-19 no município, facilitando ainda mais o acesso, especialmente, para quem trabalha naquela área, inclusive aos sábados, com expediente corrido, sem poder se deslocar aos pontos de vacinação.

Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

No ponto de vacinação do centro comercial – localizado próximo ao posto da Polícia Militar, no cruzamento das ruas do Comércio e do Livramento – a equipe tem à disposição, a primeira dose, a segunda dose e a de reforço também, para todos os públicos da campanha, com exceção do infantil, na faixa etária menor de 11 anos, que recebem o imunizante em apenas quatro pontos da capital.

A continuidade da ação no Centro contou com a aprovação da presidente da Aliança Comercial, Andreia Geraldo. Ela ressaltou a importância da iniciativa, que representa um apoio direto da Prefeitura à manutenção das atividades produtivas.

Andreia Geraldo, presidente da Aliança Comercial. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Andreia Geraldo, presidente da Aliança Comercial. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

“Todas as medidas são importantes, mas a vacinação é fundamental para garantir a continuidade do trabalho de comerciantes e comerciários e os serviços à população. E por isso, mobilizamos a todos para participarem dessa ação”, frisou Andreia.

Após a vacinação do sábado, a aplicação de imunizantes na região central da cidade foi retomada nesta terça-feira (18), garantindo a mais 146 pessoas a expectativa de que, caso venha a contrair a doença, ela se desenvolva de forma mais branda, sem a necessidade de uma hospitalização.

]]>
Vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa autoriza construção de creche na Cidade Universitária https://maceio.al.gov.br/noticias/gvp/vice-prefeito-de-maceio-ronaldo-lessa-autoriza-construcao-de-creche-na-cidade-universitaria https://maceioalgovbr.dhost.cloud/uploads/imagens/19-01-22-Ordem-de-Servico-CMEI-Cidade-Universitaria-9866.jpg Wed, 19 Jan 2022 14:40:00 -0300 https://maceio.al.gov.br/noticias/gvp/vice-prefeito-de-maceio-ronaldo-lessa-autoriza-construcao-de-creche-na-cidade-universitaria O vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa, assinou nesta quarta-feira (19) a ordem de serviço para a construção de mais um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Maceió, desta vez, no Conjunto Maceió I, na Cidade Universitária. A obra está orçada em R$ 2,3 milhões em recursos próprios do Município e vai atender 188 crianças.

Para o vice-prefeito, este é mais um compromisso da gestão com a comunidade da Cidade Universitária, que necessita de mais equipamentos educacionais.

“Essa creche é fundamental para a comunidade e é um compromisso da nossa gestão. Temos muitos conjuntos novos, mas sem nenhum equipamento para a comunidade. As antigas gestões não fizeram e agora nós estamos fazendo”, afirmou Lessa.

Vice-prefeito Ronaldo Lessa ao destacar o compromisso da gestão em fortalecer a educação. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió
Vice-prefeito Ronaldo Lessa ao destacar o compromisso da gestão em fortalecer a educação. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

A nova creche vai contar com playground, jardins, salas de aula e de atividades, área de amamentação, fraldário e vai atender crianças de 0 a 5 anos. Além disso, o equipamento segue o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tem área de 1.575m², e previsão para ser entregue em nove meses, a exemplo do que explicou o secretário de Educação, Elder Maia.

“Esta é a quinta ordem de serviço de espaços educacionais que damos em Maceió. Amanhã [quinta, 20] a empresa já chega para começar a obra. A educação infantil tem um compromisso com o desempenho da criança, porque é uma fase em que a criança precisa de muita atenção, e aqui na Cidade Universitária tem muita carência de aparelhos educacionais como esse”, disse.

Secretário Elder Maia diz que os trabalhos para construção da creche iniciam nesta quinta (20). Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió
Secretário Elder Maia diz que os trabalhos para construção da creche iniciam nesta quinta (20). Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

Nena Matos é moradora da comunidade e de acordo com ela, os pais e as crianças serão presenteados com a creche. "Nosso conjunto foi entregue há mais de quatro anos e não tem nenhuma creche. E esse espaço vai beneficiar as mães que trabalham e muitas não têm condições de pagar uma creche, então seremos muito beneficiados”, comemorou.

A expectativa também é compartilhada por Claudiene Maria, que é mãe de dois filhos. “A expectativa é muito grande para a construção da creche, porque todo mundo aqui precisava e esperava muito por esse momento”, disse.

Com este CMEI são quatro unidades educacionais em construção na capital e três entregues.

]]>
Leilão de veículos: visita presencial inicia nesta quarta-feira (19) https://maceio.al.gov.br/noticias/smtt/leilao-de-veiculos-visita-presencial-inicia-nesta-quarta-feira-19 https://maceioalgovbr.dhost.cloud/uploads/imagens/WhatsApp-Image-2022-01-10-at-12.38.24-3.jpeg Wed, 19 Jan 2022 14:12:00 -0300 https://maceio.al.gov.br/noticias/smtt/leilao-de-veiculos-visita-presencial-inicia-nesta-quarta-feira-19 A primeira edição do leilão de veículos deste ano está chegando, e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa aos interessados que, a partir de hoje (19), está disponível a visitação presencial dos veículos. A exposição dos veículos estará aberta até o dia 24 de janeiro, das 9h às 12h e das 14h às 16h, somente em dias úteis, no Pátio da Transguard.

O leilão acontecerá no dia 25 de janeiro, somente na modalidade online. Foto: Ascom SMTT
O leilão acontecerá no dia 25 de janeiro, somente na modalidade online. Foto: Ascom SMTT

Não serão permitidos quaisquer outros procedimentos além da análise visual, como manuseio, experimentação e retirada de peças, durante a exibição. O local da visitação está situado na Avenida Doutor Durval de Góes Monteiro, 9110 – Tabuleiro do Martins. Os veículos também podem ser consultados de forma online no site www.focoleiloes.com.br.

Para evitar o contágio pela Covid-19 e demais síndromes gripais, o cidadão que tiver interesse em verificar as condições dos veículos presencialmente deverá usar máscara.

Sobre o leilão

O leilão ocorrerá no dia 25 de janeiro, somente na modalidade online através do site www.focoleiloes.com.br, a partir das 10h. Serão leiloados 116 lotes, com veículos que foram removidos por irregularidades e os proprietários não os procuraram no prazo de 60 dias.

Do total, 61 veículos se encontram nas condições de conservados, 43 veículos caracterizados como sucata aproveitável e 10 como sucata aproveitável com motor inservível. Ainda serão arrematados dois lotes de sucatas inservíveis.

Após o leilão a pessoa que arrematar o item deverá pagar o boleto integralmente em até 24 horas. O comprador também será responsável pelos impostos e tarifas geradas conforme o edital.

Confira aqui o edital completo do leilão.

]]>
Trenzinho da Vacinação: atividades lúdicas marcam vacinação infantil no Papódromo https://maceio.al.gov.br/noticias/sms/trenzinho-da-vacinacao-atividades-ludicas-marcam-vacinacao-infantil-no-papodromo https://maceioalgovbr.dhost.cloud/uploads/imagens/Trenzinho-Papodromo-8-CAPA.jpg Wed, 19 Jan 2022 13:54:00 -0300 https://maceio.al.gov.br/noticias/sms/trenzinho-da-vacinacao-atividades-ludicas-marcam-vacinacao-infantil-no-papodromo Foi com muita alegria e animação que o Trenzinho da Vacinação percorreu as ruas do Vergel, na manhã desta quarta-feira (19), em busca de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades para se vacinar contra a Covid-19. Em uma viagem lúdica e divertida, com música e personagens temáticos as crianças e os pais/responsáveis foram levados para o ponto fixo do Papódromo para garantir a imunização. A iniciativa faz parte de uma série de ações da Prefeitura de Maceió para proporcionar um ambiente acolhedor para as crianças.

Claudijane da Silva é moradora do bairro, viu o Trenzinho passar pela porta de casa e resolveu levar o filho João Vinícius, de 10 anos, para se vacinar. “Gostamos muito de vir de trem até aqui, foi divertido e também um incentivo importante para as crianças. É um alívio ver meu filho vacinado. Durante todo esse tempo de pandemia, tive muito cuidado com ele e ele não pegou a doença, mas sempre tive medo. Hoje me sinto aliviada por ele estar finalmente vacinado e protegido”, comemora.

O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura, destaca que o Trenzinho da Vacinação é mais um incentivo à vacinação infantil. “Buscamos incentivar as crianças através de atividades lúdicas, distribuição de brindes, oficinas de slime, pintura, personagens temáticos. Estamos empenhados em cuidar das nossas crianças, nossos profissionais estão empenhados, são generosos e temos aqui toda a estrutura necessária para atender a esse público”, explica.

Coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura. Foto: Victor Vercant/SMS
Coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura. Foto: Victor Vercant/SMS

“Só vamos parar quando vacinarmos todos os maceioenses. A vacina é importante, é eficaz e segura. Isso pode ser comprovado com a queda cada vez maior no número de mortes e isso é reflexo da vacinação. Por isso, protejam seus filhos, esse é o caminho, muito mais seguro”, completa Clayldson Moura.

O pequeno Lucas Isac, de 10 anos, tem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e se vacinou na manhã desta quarta-feira. Para ele, todos deviam fazer o mesmo. “Gostei da vacinação, estou feliz e não doeu em nada. Venham se vacinar, é muito importante para todos”.

O pai de Lucas, Lauy Soares, comemora o momento. “Eu já tomei minhas três doses da vacina e é um momento muito feliz poder trazer meu filho para se vacinar. Agora sinto que ele está protegido e estou ansioso para vacinar meus outros filhos, de 2 e 3 anos, quando tiver a vacina para eles”.

Todos os espaços onde está ocorrendo a vacinação infantil – Terminal do Osman Loureiro, Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Maceió Shopping e o Papódromo (Vergel) – contam com atividades lúdicas como oficinas de slime, Certificados de Coragem, lanches, doces, personagens temáticos do universo infantil para que elas se sintam mais calmas e à vontade na vacinação.

]]>
Prefeitura de Maceió começa a vacinar crianças de 10 e 11 anos anos sem comorbidades https://maceio.al.gov.br/noticias/gp/prefeitura-de-maceio-comeca-a-vacinar-criancas-de-10-e-11-anos-anos-sem-comorbidades https://maceioalgovbr.dhost.cloud/uploads/imagens/Criancas_Easy-Resize.com.jpg Wed, 19 Jan 2022 12:46:00 -0300 https://maceio.al.gov.br/noticias/gp/prefeitura-de-maceio-comeca-a-vacinar-criancas-de-10-e-11-anos-anos-sem-comorbidades A Prefeitura de Maceió inicia nesta quarta-feira (19) a vacinação de crianças de 10 e 11 anos sem comorbidades. A vacinação pediátrica acontece nos quatro pontos fixos, que funcionam no Maceió Shopping (Mangabeiras), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom) e Papódromo (Vergel).

A vacinação para crianças de 5 a 11 anos foi aberta na última segunda-feira (17) e desde então os pontos fixos de vacinação se tornaram lugares coloridos e animados pelas próprias crianças e por personagens do universo infantil. Atividades lúdicas, distribuição de lanches, doces e Certificado de Coragem estão à disposição nesses locais para que as crianças possam se sentir mais à vontade durante a imunização.

Sobre a vacinação

Os quatro pontos de vacinação contam com salas climatizadas da Pfizer exclusivamente para a vacinação pediátrica, conforme orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de espaço temático decorado e animadores.

Maceió recebeu duas remessas de vacinas pediátricas da Pfizer, totalizando, até o momento, 11.530 doses do imunizante para imunização do público infantil.

Maceió segue os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para vacinação de crianças, tendo começado, na segunda-feira (17), pelas crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente e/ou comorbidades, e avança agora, por ordem decrescente de idade, contemplando agora as crianças de 11 e 10 anos. As demais faixas de público serão anunciadas à medida que houver disponibilidade de doses.

Caso os pais não estejam presentes é necessário o preenchimento do TERMO DE ASSENTIMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA COMINARTY-PFIZER PEDIÁTRICA+ cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação + caderneta de vacinação da criança + CPF ou Cartão SUS.

Termo de assentimento para o público infantil de 5 a 11 anos

Caso a criança não tenha CPF ou Cartão do SUS será necessário apresentação da certidão de nascimento. Para as crianças com comorbidades também será necessário apresentar a prescrição médica, que ficará retida no local da vacinação.

Público estimado

O público estimado de crianças de 5 a 11 anos em Maceió é de 106.341, no total, sendo 12.300 de 5 anos, 13.261 de 6, 14.303 de 7, 14.858 de 8, 16.224 de 9, 18.716 de 10 e 16.679 de 11 anos.

Salvo as crianças com comorbidades, a Secretaria Municipal de Saúde não exigirá prescrição médica nem cadastro prévio para a vacinação de crianças que deverão estar obrigatoriamente acompanhadas pelos pais ou responsáveis, e na ausência destes, por adulto com declaração de autorização assinada pelos pais.

Confira mais informações:

Descrição de comorbidades incluídas como prioritárias.

Pessoas com deficiência - Plano de Vacinação

]]>
Secretaria de Desenvolvimento Territorial atende somente com agendamento prévio https://maceio.al.gov.br/noticias/sedet/secretaria-de-desenvolvimento-territorial-atende-somente-com-agendamento-previo https://maceioalgovbr.dhost.cloud/uploads/imagens/SEDE-DA-SEDET.jpg Wed, 19 Jan 2022 08:00:00 -0300 https://maceio.al.gov.br/noticias/sedet/secretaria-de-desenvolvimento-territorial-atende-somente-com-agendamento-previo A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) informa que os atendimentos presenciais estão sendo realizados somente com agendamento prévio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. Para isto, a população deve entrar em contato por meio do telefone 82 3312 5200 ou no site do órgão. A medida busca evitar aglomerações e diminuir o tempo de espera dos usuários.

Sede da Sedet. Foto: Ascom Sedet
Sede da Sedet. Foto: Ascom Sedet

Serviços para as Secretarias Adjuntas de Meio Ambiente, Análise e Licenciamento, e Planejamento Urbano, como licenciamento ambiental, licenciamento de obras, alvará de funcionamento e recepção técnica também devem ser agendados.

Imagem da página de agendamento para os serviços da Sedet.
Imagem da página de agendamento para os serviços da Sedet.

Para realizar o agendamento pelo web site, é preciso preencher informações de login, dados pessoais, serviço desejado e data e horário do atendimento presencial. A orientação é que o requerente compareça à sede da Secretaria cinco minutos antes do horário, portando comprovante de agendamento e documentações necessárias.

]]>
Defesa Civil Maceió envia donativos para os municípios baianos https://maceio.al.gov.br/noticias/defesacivil/defesa-civil-maceio-envia-donativos-para-os-municipios-baianos https://maceioalgovbr.dhost.cloud/uploads/imagens/WhatsApp-Image-2022-01-18-at-17.28.35-1.jpeg Tue, 18 Jan 2022 17:58:00 -0300 https://maceio.al.gov.br/noticias/defesacivil/defesa-civil-maceio-envia-donativos-para-os-municipios-baianos A Defesa Civil de Maceió enviou, nessa segunda-feira (17), os donativos arrecados em pontos disponibilizados pela Prefeitura de Maceió, para o Estado da Bahia. Desde dezembro que alguns municípios baianos estão convivendo com estragos causados pelas fortes chuvas na região.

Todas as doações devem ser entregues ao Corpo de Bombeiros da Bahia, responsável em direcionar os donativos para os municípios atingidos.

Durante o período da campanha de arrecadação, mais de três mil quilos de alimentos, materiais de limpeza e materiais de higiene pessoal foram recebidos, selecionados e encaminhados para o Estado.

De acordo com Eugênio Dantas, diretor social da Defesa Civil de Maceió, a entrega dos donativos foi importante e reforça o quanto a capital alagoana e seus moradores foram solidários.

“Para a Defesa Civil de Maceió Civil foi uma honra e uma felicidade muito grande em poder ajudar em um momento tão complicado para os municípios baianos que foram atingidos pelas fortes chuvas. Torcemos pela plena recuperação das famílias neste momento tão complicado para todos”, avalia.

]]>
Cestas básicas serão entregues no estacionamento da SMTT nesta quarta-feira (19) https://maceio.al.gov.br/noticias/semas/cestas-basicas-serao-entregues-no-estacionamento-da-smtt-nesta-quarta-feira-19 https://maceioalgovbr.dhost.cloud/uploads/imagens/Cesta-Lar-Sao-Domingos-9.jpg Tue, 18 Jan 2022 17:03:00 -0300 https://maceio.al.gov.br/noticias/semas/cestas-basicas-serao-entregues-no-estacionamento-da-smtt-nesta-quarta-feira-19 Nesta quarta-feira (19), a Secretaria de Assistência Social de Maceió continua com a distribuição das 21.670 cestas básicas para os beneficiários que informaram o endereço no CadÚnico, até agosto de 2021, referentes aos bairros Cidade Universitária e Santos Dumont. A entrega dos alimentos para essas localidades será feita até a quinta-feira (20), das 8h às 14h, no estacionamento da SMTT, que fica na Avenida Durval de Góes Monteiro, 429, Tabuleiro do Martins.

Para melhorar o fluxo do atendimento, diminuir a fila e atender aos representantes familiares com qualidade, a Assistência Social aumentou a equipe técnica para atender a todos os usuários que têm o direito ao benefício e que estiveram nesta terça-feira (18), no Lar São Domingos.

Equipe da Semas agiliza fluxo de atendimento. Foto: Ascom Semas
Equipe da Semas agiliza fluxo de atendimento. Foto: Ascom Semas

A diretora de Proteção Social Básica, Aline Pedrosa, informa que os servidores de diversos setores desta e de outras diretorias se empenharam em atender ao chamado para agilizar o fluxo da distribuição dos alimentos para as famílias em vulnerabilidade social de Maceió.

“Contamos com o trabalho e o empenho da nossa equipe multiprofissional para acelerar e melhorar a qualidade do atendimento a todas as pessoas beneficiárias e que estão em situação de vulnerabilidade social”, explica Aline.

Cuidados contra a Covid-19 e síndromes gripais. Foto: Ascom Semas
Cuidados contra a Covid-19 e síndromes gripais. Foto: Ascom Semas

Um dos usuários que atestou a melhoria da qualidade do atendimento foi o autônomo Roberto Nascimento, 37 anos. Ele mora no Jacintinho com a esposa e trabalha como vendedor de pipoca, água mineral e refrigerante no ponto de venda em frente ao Cadastro Único, na Serraria. "Foi rápido demais, excelente o atendimento, muito rápido, a Semas está de parabéns. Melhorou bastante o atendimento”, conta.

Roberto Nascimento diz que atendimento foi tranquilo. Foto: Ascom Semas
Roberto Nascimento diz que atendimento foi tranquilo. Foto: Ascom Semas

Já na saída, encostada no muro do Lar São Domingos, a auxiliar de serviços gerais, Tatiana Maria dos Santos, 24 anos, teve força suficiente para carregar duas cestas básicas, a dela e a da avó, a dona de casa, Terezinha Maria dos Santos, 57 anos. Elas moram em casas separadas, na Vila Emater, bairro Jacarecica.

Tatiana dos Santos e a avó Terezinha recebem cestas básicas. Foto: Ascom Semas
Tatiana dos Santos e a avó Terezinha recebem cestas básicas. Foto: Ascom Semas

“Foi tranquilo. Foi ótimo. A cesta chegou numa hora importante porque a situação está muito difícil e a oportunidade que a gente tem, recebe de braços abertos”, diz Tatiana. Dona Terezinha destaca que o atendimento foi ótimo e tranquilo. “Todo mundo atendeu as pessoas muito bem e eu agradeço a Deus e o pessoal que doou porque chegou numa boa hora, revela.

A jovem Gleiciely dos Santos, 18 anos, estava sentada no batente com a filhinha de um ano e dois meses, Layla Sofia dos Santos. Elas moram na Grota do Arroz, em Cruz das Almas. “A cesta básica chegou no momento certo porque eu e minha família estamos precisando dos alimentos”, diz.

Gleiciely Santos e a filha Layla. Foto: Ascom Semas
Gleiciely Santos e a filha Layla. Foto: Ascom Semas

A dona de casa Daiana Maria da Silva Santos, 29 anos, está desempregada e para se manter trabalha como catadora de material reciclado. Daiana mora com a filha na Vila Emater, em Jacarecica. Ela enfatiza que a cesta básica recebida é muito importantes para todas as mães de famílias garantirem o alimento dos filhos. “É muito bom ter uma feira assim dentro de casa, principalmente para quem está desempregada. Me sinto muito feliz ter recebido uma feira dessa. Já ajuda demais, a mim e todas as mães de família”, destaca.

Daiana Santos recebe alimentos. Foto: Ascom Semas
Daiana Santos recebe alimentos. Foto: Ascom Semas

Requisitos

A distribuição dos alimentos é feita para as famílias que estão inscritas no CadÚnico desde agosto de 2021, com renda por pessoa, de até R$ 89,00, o que caracteriza a situação de extrema pobreza. O representante familiar deve apresentar um documento de identidade com foto para receber a cesta básica.

Para saber se tem direito ao benefício, ao confirmar sua renda per capita, o usuário pode acessar o meucadunico.cidadania.gov.br/meucadunico ou baixar o aplicativo Meu CadÚnico e ainda entrar em contato pelos números do aplicativo de mensagens (82) 98882-8257 e (82) 98882-8212. Quem não tem acesso à internet, pode também tirar suas dúvidas ligando para o telefone (82) 3312-5924 ou indo a um CRAS mais próximo de seu domicílio, das 8h às 13h.

Cuidados

Todas as recomendações sanitárias previstas no Decreto Municipal, tais como manter o distanciamento social, uso correto da máscara e higienização das mãos com álcool a 70% devem ser seguidas pelos usuários que forem receber as cestas básicas para evitar o contágio da Covid-19 e outras síndromes gripais.

A entrega dos alimentos é financiada com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) e deve garantir alimentação às famílias em situação de vulnerabilidade social ainda nesse período de pandemia.

]]>
Prefeitura realiza ações de saúde no Village Campestre II https://maceio.al.gov.br/noticias/sms/prefeitura-realiza-acoes-de-saude-no-village-campestre-ii https://maceioalgovbr.dhost.cloud/uploads/imagens/WhatsApp-Image-2022-01-18-at-16.52.56.jpeg Tue, 18 Jan 2022 16:56:00 -0300 https://maceio.al.gov.br/noticias/sms/prefeitura-realiza-acoes-de-saude-no-village-campestre-ii Buscando aproximar os serviços de saúde da população, a Secretaria de Saúde de Maceió ofereceu, na manhã desta terça-feira (18), no conjunto Village Campestre II, uma série de ações para a comunidade. Entre os serviços ofertados estão testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais, orientações sobre saúde bucal e busca ativa da população não vacinada contra a Covid-19, visando ampliar a imunização de todos os maceioenses.

A enfermeira responsável pela vacinação no local, Dulcilene Omena, explica que os profissionais de saúde passaram pelas casas do entorno para chamar a população para se vacinar. “Durante essa busca ativa, constatamos que havia muitas pessoas em idade avançada que não tinham tomado nem a primeira dose da vacina pelos mais variados motivos - por não ter dinheiro para se deslocar para um ponto ou mesmo por não ter com quem deixar os filhos. A dificuldade de acesso é muito grande, por isso, é importante que a Secretaria de Saúde chegue junto da população”, destaca.

Enfermeira responsável pela vacinação no local, Dulcilene Omena. Foto: Victor Vercant/SMS
Enfermeira responsável pela vacinação no local, Dulcilene Omena. Foto: Victor Vercant/SMS

A secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, acompanhou a ação e destacou que a prioridade da gestão JHC é levar saúde para toda a população. “Em diversas visitas que fizemos às unidades da região, sentimos que a população precisava desse momento de atendimento mais próximo, então trouxemos esses serviços para cá hoje para que possamos imunizar o maior número de pessoas possível e cuidar cada vez melhor da saúde de todos eles”, afirma.

Célia Fernandes, secretária de saúde de Maceió. Foto: Victor Vercant/SMS
Célia Fernandes, secretária de saúde de Maceió. Foto: Victor Vercant/SMS

Além da vacinação contra a Covid-19, a ação ofereceu 100 testes rápidos para detectar Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites B e C com resultados em poucos minutos e aconselhamento com profissionais de saúde. A população também contou com orientações sobre a importância da higiene bucal, distribuição de kits com escovas e creme dental e apresentação dos fluxos de atendimento odontológico no município para a população daquela região.

População aprovou o atendimento

Carlos Alberto de Lima, de 60 anos, é morador do Village Campestre e aproveitou essa ação da Prefeitura para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19. “Não fui antes por falta de tempo e por não ter como me deslocar para muito longe, então foi ótimo ter essa vacinação aqui perto de casa”, afirma.

Carlos Alberto de Lima, de 60 anos, tomou sua primeira dose nesta terça-feira. Foto: Victor Vercant/SMS
Carlos Alberto de Lima, de 60 anos, tomou sua primeira dose nesta terça-feira. Foto: Victor Vercant/SMS

Outro morador da região que também aproveitou para se vacinar na manhã desta terça-feira foi Cícero Miguel Gomes, de 50 anos. “Hoje tomei minha primeira dose. Eu tenho problemas de locomoção e nem sempre tenho como sair para muito longe. Sou muito grato por ter essa ação aqui perto de casa”.

Cícero Miguel Gomes, morador da região. Foto: Victor Vercant/SMS
Cícero Miguel Gomes, morador da região. Foto: Victor Vercant/SMS

Visita a unidades de saúde

Durante a manhã desta terça-feira, a secretária Célia Fernandes e a secretária adjunta em Gestão em Saúde, Roberta Borges, visitaram diversas unidades de saúde da parte alta da cidade com o objetivo de conhecer o fluxo de atendimento de cada uma delas e os profissionais que atuam frente à saúde de Maceió.

Elas visitaram a Unidade de Saúde Jorge Duarte Quintela, no Graciliano Ramos; o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Raphael de Matos, no conjunto Henrique Hequelman, e a Unidade de Saúde da Pitanguinha. Nesses locais, foram ouvidas as demandas da população e dos profissionais de saúde. “É preciso que a gestão esteja junto das pessoas, que abra suas portas, que dialogue, pois só assim teremos uma saúde de qualidade”, destaca a secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes.

]]>