Prefeitura de Maceió https://maceio.al.gov.br/ pt-BR Tue, 18 Jan 2022 01:52:07 -0300 Tue, 18 Jan 2022 01:52:07 -0300 Vigilância Sanitária realiza ações educativas em toda Maceió https://maceio.al.gov.br/noticias/sms/vigilancia-sanitaria-realiza-acoes-educativas-em-toda-maceio https://maceioalgovbr.dhost.cloud/uploads/imagens/d32574bf-3889-442f-bf47-c818f2356500.jpg Mon, 17 Jan 2022 17:50:00 -0300 https://maceio.al.gov.br/noticias/sms/vigilancia-sanitaria-realiza-acoes-educativas-em-toda-maceio Técnicos da Vigilância Sanitária (Visa) de Maceió têm circulado, de quinta-feira (13) até esta segunda-feira (17), por estabelecimentos comerciais em diversos bairros da capital para levar ações educativas de prevenção e combate à Covid-19. Foram percorridos bares e restaurantes na orla marítima, hotéis, pizzarias e os mercados da Produção e dos bairros Jacintinho e Tabuleiro.

Vigilância Sanitária realizou ação educativa em bairros de Maceió. Foto: Ascom SMS
Vigilância Sanitária realizou ação educativa em bairros de Maceió. Foto: Ascom SMS

Segundo o coordenador geral da Vigilância Sanitária, Airton Santos, essas atividades têm o objetivo de reforçar, junto aos setores produtivos e aos maceioenses, as medidas dos protocolos sanitários de prevenção e combate à Covid-19.

“Estamos levando essas ações educativas a todos os setores comerciais aqui em Maceió, em razão do aumento do número de casos de Covid-19. Nessas ações, orientamos os profissionais sobre a importância do cumprimento das normas sanitárias, a exemplo do distanciamento social, a higienização correta das mãos e a sinalização, além da vacinação completa com, no mínimo, duas doses”, destaca.

Além do trabalho educativo voltado ao comércio da capital, a Vigilância Sanitária ainda percorreu as instituições bancárias, para atender as fiscalizações e sinalizar a importância dos protocolos e normas sanitárias.

“Nossa equipe esteve no Banco do Brasil, no Bradesco e no Santander, para fazer toda orientação necessária, especialmente, acerca da higienização correta de todos condicionadores de ar, para assegurar a qualidade do ambiente. Já os gerentes dos bancos foram notificados e terão o prazo de 72h para atestar que as normas estabelecidas estão sendo cumpridas”, explica Airton.

]]>
SMTT assegura passagens para os aprovados da CNH Social nesta segunda-feira (17) https://maceio.al.gov.br/noticias/smtt/smtt-assegura-passagens-para-os-aprovados-da-cnh-social-nesta-segunda-feira-17 https://maceioalgovbr.dhost.cloud/uploads/imagens/WhatsApp-Image-2022-01-17-at-14.37.03-2.jpeg Mon, 17 Jan 2022 14:13:00 -0300 https://maceio.al.gov.br/noticias/smtt/smtt-assegura-passagens-para-os-aprovados-da-cnh-social-nesta-segunda-feira-17 Garantindo a acessibilidade no deslocamento às aulas para os aprovados da CNH Social, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) entregou nesta segunda-feira (17), no Sest/Senat, os cartões de bilhetagem eletrônica para os participantes da primeira turma do programa.

Primeira turma de convocados já iniciaram o curso. Foto: Ascom SMTT
Primeira turma de convocados já iniciaram o curso. Foto: Ascom SMTT

"O cartão vai facilitar bastante para quem não tem condições de pagar a passagem. Uma iniciativa dessas é bem-vinda e garante que eu e outros tenhamos como assistir às aulas", destacou Andreia Pereira, autônoma e moradora do Trapiche.

Andreia Pereira, recebeu seu cartão e comemorou. Foto: Ascom SMTT
Andreia Pereira, recebeu seu cartão e comemorou. Foto: Ascom SMTT

Cada cartão contém 12 passagens, que irão garantir que os convocados se desloquem até a instituição, para realizar o Curso de Qualificação para a Primeira Habilitação, utilizando o transporte público.

Elias Marcos, estudante e morador da Cidade Universitária, destacou a importância da entrega do cartão pela SMTT para o deslocamento. "O cartão ajuda bastante! Como eu moro na parte alta, o trajeto até aqui para assistir as aulas é facilitado. Eu teria que pagar passagens e com essa iniciativa, já há uma economia que faz muita diferença", disse.

Elias Marcos também teve seu deslocamento até o curso garantido. Foto: Ascom SMTT
Elias Marcos também teve seu deslocamento até o curso garantido. Foto: Ascom SMTT

De acordo com a diretora do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), Paula Isanelle, as demais turmas também receberão os cartões no primeiro dia do curso. "Hoje foi o primeiro dia de entrega. Equipes da SMTT estarão presente na instituição, nos dias 24 e 31 de janeiro, assim como nos dias 4, 7 e 14 de fevereiro, realizando a distribuição dos cartões para os demais convocados" explicou.

"A CNH Social está ofertando a oportunidade para que os maceioenses consigam a tão sonhada carteira de habilitação. Essa é uma oportunidade que irá auxiliar na busca por emprego. Essas pessoas não teriam como arcar com os valores e inclusive a locomoção, e a SMTT irá garantir esse deslocamento, mais uma contribuição para que trafeguem nas vias de forma adequada", pontuou o superintendente da SMTT, André Costa.

As demais turmas também receberão os cartões de passagens. Foto: Ascom SMTT
As demais turmas também receberão os cartões de passagens. Foto: Ascom SMTT

Daniele Madeiro, diretora do SEST/SENAT Maceió, comentou sobre a proposta da ação. "Hoje recepcionamos os futuros habilitados para iniciar o curso de nivelamento, onde eles receberão orientações sobre quais os tipos de transportes, de logísticas e de como se comportar no trânsito. É muito importante fazer esse direcionamento, antes de encaminhá-los para as aulas teóricas e práticas de direção" ressaltou.

CNH Social
O programa CNH Social emitirá a primeira carteira de motorista – Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – gratuitamente para usuários do Cadastro Único (CadÚnico), garantindo, assim, mais oportunidades no mercado de trabalho para a população em vulnerabilidade social. Os participantes podem optar pelo Curso de Formação de Condutores nas categorias carro ou moto. Inicialmente, foram ofertadas 350 vagas.

]]>
SMTT apresenta ações para substituir linhas atendidas pela Veleiro https://maceio.al.gov.br/noticias/smtt/smtt-apresenta-acoes-para-substituir-linhas-atendidas-pela-veleiro https://maceioalgovbr.dhost.cloud/uploads/imagens/09-11-21-Fotos-Gerais-SMTT-Farol-Por-Idalecio-Lucas-37.jpg Mon, 17 Jan 2022 13:47:00 -0300 https://maceio.al.gov.br/noticias/smtt/smtt-apresenta-acoes-para-substituir-linhas-atendidas-pela-veleiro A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) adota medidas para garantir a prestação dos serviços para os usuários do transporte coletivo da capital que eram atendidos pela empresa Veleiro. As mudanças nos itinerários entraram em vigor nesta segunda-feira (17), já as novas linhas terão início a partir desta terça-feira (18).

O titular da pasta, André Costa, destaca o quanto as decisões do órgão buscam ouvir o que a população encaminha. Afinal, os usuários são os maiores fiscais da gestão pública. "Foram enviadas solicitações e sugestões sobre a falta de atendimento da empresa Veleiro. Com base nesses materiais enviados pelo WhatsApp do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) foram tomadas medidas que resultaram na extinção do contrato com empresa Veleiro. Continuaremos firmes com as demais concessionárias, para que atendam aos usuários de maneira adequada” pontuou.

Os cidadãos também poderão realizar novas integrações. Foto: Ascom SMTT/Idalécio Lucas
Os cidadãos também poderão realizar novas integrações. Foto: Ascom SMTT/Idalécio Lucas

Confira as alterações nas linhas, realizadas nesta segunda-feira (17)

A linha 208 (Jacarecica/Vergel) acessará as seguintes localidades: Santo Eduardo, Avenida Deputado José Lages e Posto 7. E deixará de atender aos usuários que buscam como destino o Maceió Shopping e bairro Mangabeiras, passando a atender aos passageiros que tem como destino a Praia de Jatiúca, rua Deputado José Lages, e ao conjunto Santo Eduardo, proporcionando novos deslocamentos para os usuários do litoral norte.

Depois volta ao itinerário normal nos percursos de ida e volta. A medida visa atender os usuários das linhas 210 e 213. O trecho do bairro de Mangabeiras e do Maceió Shopping, continuarão sendo atendidos pelas demais linhas que circulam pelo litoral norte passando pelo bairro de Cruz das Almas nos sentidos: Jatiúca, Ponta verde, Centro, Prado, Ponta Grossa, Vergel, Trapiche e Pontal.

Já a linha 051 (Santos Dumont/ Centro (Via Poço) voltará ao itinerário normal -Praça da Faculdade, Rua Ceará, Praça do Pirulito, Poço- , até o Prado (Rua Ceará). Deixando de atender ao Joaquim Leão.

Para os usuários da linha 102 (João Sampaio/ Trapiche- Terminal da Jaqueira), retornará o atendimento até o Trapiche e não seguirá mais até o Pontal.

Novas linhas serão implantadas

A partir desta terça-feira (18), os passageiros que utilizavam as linhas circulares passam a ser atendidos por duas novas linhas. A 401 (Circular Bairros 1) e a 402 (Circular Bairros 2) que atenderão aos usuários dos bairros Trapiche, Vergel, Mangabeiras, Cruz das Almas ,Feitosa , Gruta, Farol, Jatiúca e Ouro Preto.

Também será possível fazer integrações, para isso é preciso ficar atento ao sentido das viagens, conforme tabela abaixo:

Whatsapp do SIMM

Os cidadãos podem encaminhar solicitações relacionadas ao atendimento das linhas, a exemplo de ajustes nos itinerários. Também é possível formalizar denúncias, enviar fotos e vídeos a qualquer hora do dia, para o número (82) 98134 6858.

]]>
Emoção marca o primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 para crianças em Maceió https://maceio.al.gov.br/noticias/sms/emocao-marca-o-primeiro-dia-de-vacinacao-contra-a-covid-19-para-criancas-em-maceio https://maceioalgovbr.dhost.cloud/uploads/imagens/Sergio_Easy-Resize.com.jpg Mon, 17 Jan 2022 13:15:00 -0300 https://maceio.al.gov.br/noticias/sms/emocao-marca-o-primeiro-dia-de-vacinacao-contra-a-covid-19-para-criancas-em-maceio Esta segunda-feira (17) começou cheia de emoção e esperança para pais e crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente e/ou comorbidades em Maceió. O motivo foi o início da vacinação contra a Covid-19 para esse público nos quatro pontos fixos da capital - Maceió Shopping (Mangabeiras), Papódromo (Vergel), Terminal do Osman Loureiro e Praça Padre Cícero (Benedito Bentes).

O pequeno Sérgio Miguel Ferreira, de 10 anos, foi a primeira criança a ser vacinada no ponto do Maceió Shopping. Aguardando na fila desde as 8h, a mãe de Sérgio, Maria Cícera Ferreira, quis garantir que o filho fosse o primeiro a se imunizar. “É uma alegria muito grande, uma emoção que não cabe em mim. Todos na nossa casa estão vacinados, só faltava ele, então é um alívio poder dar essa segurança para ele, que tem mielomeningocele, condição onde ocorre uma falha no fechamento da estrutura do tubo neural”, explica.

Sérgio Miguel também se sente feliz por ter tomado a 1ª dose da vacina e aproveita para deixar um recado para as crianças. “Todo o mundo tem que se vacinar para a gente se livrar dessa Covid o mais rápido. Me sinto muito bem de ter me vacinado”, comentou. Após garantir sua imunização, ‘Serginho’ tirou fotos com os profissionais de saúde e alguns personagens infantis como o Mickey e Pateta e recebeu um Certificado de Coragem.

A secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes, visitou o primeiro dia de vacinação no Maceió Shopping e conversou com pais e responsáveis e as crianças presentes nesse primeiro dia de vacinação. Segundo a secretária, esse é um momento de muita alegria. “A gente como mãe, avó e médica se sente muito feliz por iniciar essa vacinação. Está tudo muito organizado, só aguardando os pais e crianças se vacinarem. Nossa campanha de vacinação inicia hoje uma nova fase e, com certeza, será mais um sucesso”, comemora.

Secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes. Foto: Victor Vercant/SMS
Secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes. Foto: Victor Vercant/SMS

Ao longo de toda a semana, em todos os pontos de vacinação destinados às crianças, estão sendo desenvolvidas atividades lúdicas como oficinas de slime, personagens temáticos infantis, distribuição de lanches, dores e certificados para as crianças para que as crianças possam se sentir mais à vontade durante a imunização.

Socorro Braga, enfermeira responsável pelo ponto de vacinação do Maceió Shopping, diz que o sentimento é de adrenalina e alívio ao mesmo tempo. “Estamos todos ansiosos esperando por essa vacinação das nossas crianças. Estamos preparados para receber esse público, temos vacinas, profissionais e estrutura suficiente para proporcionar ambiente acolhedor para as crianças”, afirma.

Socorro Braga, enfermeira responsável pelo ponto de vacinação do Maceió Shopping. Foto: Victor Vercant/SMS
Socorro Braga, enfermeira responsável pelo ponto de vacinação do Maceió Shopping. Foto: Victor Vercant/SMS

Quem também se vacinou nesta segunda-feira foi Ricky Juliano Gomes, de 6 anos, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Acompanhado da mãe, Luciene Gomes, o menino garantiu sua primeira dose de esperança e garante que não sentiu medo da vacina. “Estou feliz, não senti medo nenhum e nem doeu nada”.

A mãe de Ricky ressalta que o sentimento é de esperança em dias melhores. “Agora meu filho está mais forte para lutar contra essa pandemia. Estava ansiosa por esse momento. Hoje vim tomar minha terceira dose e trouxe ele para a primeira, quis vir vacinar junto para encorajá-lo”.

Os primeiros vacinados em cada ponto de Maceió

Assim como Sérgio Miguel, outras crianças se apressaram para garantir o primeiro lugar entre os vacinados em cada ponto de vacinação. Na Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes, a primeira criança foi vacinada às 9h32. Rhuan Victor tem deficiência intelectual. Luan Pablo Rafael, de 9 anos, com deficiência intelectual, também foi vacinado na manhã desta segunda-feira no local.

Já na Praça do Osman Loureiro, a primeira vacinada foi Anariah Correia, de 8 anos, portadora de imunossupressão. Em outros pontos da capital foram vacinados Yure Miguel de Lima, Gabriel da Silva Paulino, Jafé Rodrigues dos Santos Jr e João Felipe.

Sobre a vacinação

Os quatro pontos de vacinação contam com salas climatizadas da Pfizer exclusivamente para a vacinação pediátrica, conforme orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de espaço temático decorado e animadores.

Maceió recebeu 5.590 doses do imunizante e os técnicos da Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde participaram de treinamentos seguindo as recomendações específicas para a vacinação infantil.

Maceió seguirá os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para vacinação de crianças, começando, nesta segunda-feira (17), pelas crianças com deficiência permanente ou comorbidades, e seguirá em ordem decrescente de idade, conforme a disponibilidade de doses. Em seguida serão vacinadas as crianças sem comorbidades, conforme orienta o MS, também começando pela faixa etária de 11 anos. As demais faixas de público serão anunciadas nos dias seguintes. Confira mais informações:

Termo de Assentimento para o público infantil de 5 a 11 anos.

Descrição de comorbidades incluídas como prioritárias.

Pessoas com deficiência - Plano de Vacinação

]]>
Farmac amplia distribuição de fichas para garantir atendimento aos usuários https://maceio.al.gov.br/noticias/sms/farmac-amplia-distribuicao-de-fichas-para-garantir-atendimento-aos-usuarios https://maceioalgovbr.dhost.cloud/uploads/imagens/Chegada-de-fraldas-2.jpg Mon, 17 Jan 2022 13:11:00 -0300 https://maceio.al.gov.br/noticias/sms/farmac-amplia-distribuicao-de-fichas-para-garantir-atendimento-aos-usuarios A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que devido à grande demanda de pessoas para a retirada de fraldas geriátricas e pediátricas junto à Farmac, ampliou, nesta segunda-feira (17), sua capacidade de atendimento com o aumento de distribuição diária de 200 para 350 fichas, a fim de assegurar a retirada do material para um número maior de usuários, reduzindo a aglomeração no local.

A SMS reforça que a medida foi possibilitada pelo retorno às atividades de funcionários que se recuperaram após um período afastados por adoecimento. E lembra que foi necessária para atender à demanda reprimida gerada pelo fracasso do processo licitatório de compras das fraldas, por descumprimento das regras da licitação pelas empresas vencedoras do processo.

Farmac terá estoque renovado a cada semana. Foto: Divulgação Farmac
Farmac terá estoque renovado a cada semana. Foto: Divulgação Farmac

Dessa forma, para não deixar a população desassistida, o município realizou essa compra emergencial, que será distribuída aos usuários de segunda a sexta-feira, no período de 7h às 13h.

“A determinação da Prefeitura de Maceió é de que todos os usuários cadastrados recebam suas fraldas. Quem não recebeu hoje, pode voltar amanhã, e não precisa ninguém dormir na fila, pois a compra emergencial representa um volume total de cerca de 3 milhões de fraldas, então, não vão acabar. E estamos aqui, a partir das 7h, para atender a todos da melhor forma possível”, afirma Bruna Friori Rocha, gerente de Demandas Excepcionais da Farmac.

]]>
Educação e Saúde preparam ambientes lúdicos para as crianças se vacinarem contra a Covid-19 https://maceio.al.gov.br/noticias/semed/educacao-e-saude-preparam-ambientes-ludicos-para-as-criancas-se-vacinarem-contra-a-covid-19 https://maceioalgovbr.dhost.cloud/uploads/imagens/17-01-22-Vacinacao-Criancas-Papodromo-e-Maceio-Shopping-Semed-Julita-Bittencourt-50.JPG Mon, 17 Jan 2022 13:01:00 -0300 https://maceio.al.gov.br/noticias/semed/educacao-e-saude-preparam-ambientes-ludicos-para-as-criancas-se-vacinarem-contra-a-covid-19 A Prefeitura de Maceió, através das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, preparou um ambiente criativo e lúdico para atrair e entreter a criançada nos quatro pontos fixos de vacinação contra a Covid-19, instalados no Maceió Shopping (Mangabeiras), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom) e Papódromo (Vergel). Nesta segunda-feira (17), teve início a imunização para o público de 5 a 11 anos com deficiência permanente e/ou comorbidades.

Nos locais de vacinação as crianças poderão se divertir enquanto aguardam o momento de se imunizar. Personagens temáticos do universo infantil animam os pequenos com muita brincadeira e música. A criançada também aproveita o momento para cuidar da saúde e que curte a decoração colorida, brinquedos, mesinhas para pinturas, livros infantis e até lanches.

Jéssica Caroline é mãe de Davi, 7 anos, que tem transtorno do espectro autista (TEA), e não perdeu tempo ao trazer o filho para se vacinar com a Covid-19. Emocionada, a mãe agradeceu à ciência e garantiu a imunização do pequeno Davi.

“É com muita alegria que eu trago ele para essa prevenção. Como todos já sabem, a vacina salva vidas, então, viva a ciência e viva o SUS”, disse Jéssica.

Toda a estrutura foi pensada com muito carinho pelas equipes com objetivo de que a criança se sinta mais segura ao se vacinar.

“O prefeito JHC determinou que fizéssemos um ambiente lúdico e propício para que as crianças se sintam seguras e acolhidas. Então, a prefeitura disponibilizou equipes de animação, brinquedos, lanches e livros para todas as crianças que forem se vacinar. E essa ação prosseguirá pelas próximas semanas”, salientou o Secretário de Educação de Maceió, professor Elder Maia.

Prioridades - Maceió seguirá os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para vacinação de crianças, começando, hoje (17), pelas crianças com deficiência permanente ou comorbidades, e seguirá em ordem decrescente de idade, conforme a disponibilidade de doses. Em seguida serão vacinadas as crianças sem comorbidades, conforme orienta o MS, também começando pela faixa etária de 11 anos. As demais faixas de público serão anunciadas nos dias seguintes. Saiba mais sobre as prioridades, clicando nos links abaixo.

Descrição das comorbidades incluídas como prioritárias

Pessoas com Deficiência - Plano de Vacinação

Documentação necessária - Para vacinar crianças será necessário apresentar a caderneta de vacinação da criança + CPF ou Cartão SUS e documento de identificação do pai ou mãe.

Caso os pais não estejam presentes é necessário o preenchimento do TERMO DE ASSENTIMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA COMINARTY-PFIZER PEDIÁTRICA + cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação + caderneta de vacinação da criança + CPF ou Cartão SUS.

Termo de assentimento para o público infantil de 5 a 11 anos

Caso a criança não tenha CPF ou Cartão do SUS será necessário apresentação da certidão de nascimento. Para as crianças com comorbidades também será necessário apresentar a prescrição médica, que ficará retida no local da vacinação.

Público estimado - O público estimado de crianças de 5 a 11 anos em Maceió é de 106.341, no total, sendo 12.300 de 5 anos, 13.261 de 6, 14.303 de 7, 14.858 de 8, 16.224 de 9, 18.716 de 10 e 16.679 de 11 anos.

Salvo as crianças com comorbidades, a Secretaria Municipal de Saúde não exigirá prescrição médica nem cadastro prévio para a vacinação de crianças que deverão estar obrigatoriamente acompanhadas pelos pais ou responsáveis, e na ausência destes, por adulto com declaração de autorização assinada pelos pais.

Características - A vacina da Pfizer para crianças será aplicada em duas doses, com intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose, segundo recomendação da Anvisa. Ainda não há definição se haverá dose de reforço para as crianças. Por precaução, a Anvisa recomendou que haja um tempo mínimo de 15 dias entre a aplicação a vacina da Covid e outras do calendário infantil.

A dosagem, a composição e a concentração da vacina pediátrica são diferentes da dos adultos. O frasco da vacina para crianças também terá uma cor diferente da aplicada em adultos, para ajudar os profissionais de saúde na hora de aplicar a vacina. A tampa e a tarja na embalagem são de cor laranja, para diferir da outra, que é roxa.

Para fortalecer a segurança, a Anvisa também ressalta que as medidas não farmacológicas de prevenção contra a Covid-19, como distanciamento social, lavagem e higienização das mãos e uso de máscara continuam recomendadas para pessoas de todas as idades.

]]>
Prefeitura segue trabalho de homologação dos biênios dos servidores da Educação https://maceio.al.gov.br/noticias/semed/prefeitura-segue-trabalho-de-homologacao-dos-bienios-dos-servidores-da-educacao https://maceioalgovbr.dhost.cloud/uploads/imagens/diario-oficial.jpeg Mon, 17 Jan 2022 11:00:00 -0300 https://maceio.al.gov.br/noticias/semed/prefeitura-segue-trabalho-de-homologacao-dos-bienios-dos-servidores-da-educacao A Prefeitura de Maceió publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (17) a progressão de mais de dois mil servidores da Educação, garantindo um direito que é reivindicação antiga da categoria. A publicação trouxe a homologação dos biênios de 2017-2019 a 1.224 servidores e os de 2018-2020 para 833. Os anúncios vêm sendo feitos desde o ano passado, contemplando servidores do administrativo e do magistério.

De acordo com o secretário de Educação, Elder Maia, as progressões foram uma prioridade definida pelo prefeito JHC no âmbito do programa Valoriza Educação, anunciado no fim do ano passado com uma série de investimentos nos servidores do ramo.

“Essa ação visa finalizar os anúncios feitos pelo prefeito no Valoriza Educação. Os biênios estão sendo todos implementados no contracheque tanto do pessoal do magistério quanto do administrativo”, diz o professor.

O secretário pontua também que a implementação dos biênios garante que os profissionais não sofram perdas no pagamento dos precatórios, já que estarão com a folha salarial atualizada. “O cálculo será feito a partir do salário base, e os biênios interferem nisso. Então quanto mais atualizada a folha dos servidores, maior será a quantia paga, garantindo justiça para esses profissionais que merecem tanto”, detalha.

]]>
Prefeitura de Maceió decreta caducidade do contrato com a Veleiro https://maceio.al.gov.br/noticias/smtt/prefeitura-de-maceio-decreta-caducidade-do-contrato-com-a-veleiro https://maceioalgovbr.dhost.cloud/uploads/imagens/csm_Onibus_Maceio_f4d7e73185-1_2022-01-17-125831_zrqz.jpeg Mon, 17 Jan 2022 10:00:00 -0300 https://maceio.al.gov.br/noticias/smtt/prefeitura-de-maceio-decreta-caducidade-do-contrato-com-a-veleiro A Prefeitura de Maceió publicou no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (17) a caducidade do contrato com a empresa Veleiro, prestadora dos serviços de transporte público no município, após considerar diversos argumentos, inclusive recurso apresentado pela concessionária. Com base nas leis que regulamentam a atividade, o Município declara extinta, por caducidade, a concessão do serviço público de transporte coletivo urbano de passageiros, objeto do contrato nº 743/2015.

A SMTT tomará medidas emergenciais para garantir o atendimento aos usuários. Foto: Ascom SMTT
A SMTT tomará medidas emergenciais para garantir o atendimento aos usuários. Foto: Ascom SMTT

A decisão se dá após os vários descumprimentos de cláusulas contratuais cometidas pela concessionária. Após as denúncias, as fiscalizações da SMTT na empresa Veleiro constataram descontinuidades na prestação dos serviços. Entre elas, a não disponibilidade de GPS nos ônibus que operam na capital e mau estado de conservação dos veículos.

A irregularidade mais prejudicial para o sistema foi o descumprimento das Ordens de Serviço Operacional, que compreendem a quantidade de veículos disponíveis para operação e os horários programados das viagens para os passageiros.

Além desse diagnóstico, também foi constatado o descumprimento de cláusula contratual pela não participação da empresa Veleiro no Consórcio Operacional, um item que consta no edital do procedimento licitatório como obrigatório.

Ainda para garantir a continuidade do serviço durante este período, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) tomará medidas emergenciais visando que as demais concessionárias integrantes do Consórcio SIMM (Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió) prestem os serviços, garantindo o atendimento aos usuários.

O prefeito de Maceió, JHC, destaca que todos os trâmites necessários foram seguidos para a decisão. “A minha maior preocupação como gestor público é a melhor prestação do serviço de transporte coletivo para a população. Nessa administração seremos rígidos com as empresas de ônibus para que os usuários não sejam prejudicados”, disse.

A previsão é que um novo contrato emergencial seja realizado para a operação do serviço, com a realização de um procedimento licitatório.

“A SMTT instruiu o processo e deixou amplamente comprovado pelas provas que a empresa não tinha capacidade de dar continuidade à operação. A caducidade foi um caminho proposto pelos integrantes do Conselho Municipal de Transportes Coletivos (CMTC) e seguido pelo órgão municipal e pelo prefeito JHC, demonstrando o compromisso dessa gestão com o transporte público”, finalizou o titular da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), André Costa.

]]>
Maceió inicia nesta segunda (17) a vacinação de crianças de 5 a 11 anos; confira a documentação https://maceio.al.gov.br/noticias/sms/maceio-inicia-nesta-segunda-17-a-vacinacao-de-criancas-de-5-a-11-anos-confira-a-documentacao https://maceioalgovbr.dhost.cloud/uploads/imagens/08-03-2021-Vacinacao-Jaragua-Papodromo-Patio-e-Maceio-Shopping-Claydson-Moura-Mourinha-Foto-@rafachafer-9.jpg Mon, 17 Jan 2022 09:00:00 -0300 https://maceio.al.gov.br/noticias/sms/maceio-inicia-nesta-segunda-17-a-vacinacao-de-criancas-de-5-a-11-anos-confira-a-documentacao A Prefeitura de Maceió inicia nesta segunda-feira (17) a vacinação de crianças contra a Covid-19, começando com as de 5 a 11 anos com deficiência permanente e/ou comorbidades. Inicialmente, a vacinação para este público ocorrerá nos quatro pontos fixos, onde serão destinadas às salas climatizadas da Pfizer exclusivamente para a vacinação pediátrica, conforme orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nos quatro pontos fixos, instalados no Maceió Shopping (Mangabeiras), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom) e Papódromo (Vergel), haverá raias separadas e espaços temáticos para o público infantil.

Maceió recebeu 5.590 doses do imunizante e desde que a Anvisa anunciou a aprovação da vacinação para as crianças, os técnicos da Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde participam de treinamentos seguindo as recomendações específicas para a vacinação infantil.

“As equipes são as mesmas que atuam na Campanha de Vacinação contra a Covid desde o início, em janeiro do ano passado, e estão preparadas para vacinar as crianças, como têm se preparado para cada etapa dessa imunização”, informa o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura.

Claydson Moura destaca a organização de Maceió para iniciar a vacinação das crianças. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Claydson Moura destaca a organização de Maceió para iniciar a vacinação das crianças. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Para tornar os espaços de vacinação mais atrativos para as crianças, as salas serão decoradas com personagens temáticos do universo infantil. “Além da vacina, a grande atração será o Trenzinho da Vacinação, com distribuição de pipocas, pirulitos, picolés e algodão doce. O trem vai circular pelos bairros da capital, parando nos pontos de imunização”, anuncia.

Prioridades

Maceió seguirá os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para vacinação de crianças, começando, na segunda-feira (17), pelas crianças com deficiência permanente ou comorbidades, e seguirá em ordem decrescente de idade, conforme a disponibilidade de doses. Em seguida serão vacinadas as crianças sem comorbidades, conforme orienta o MS, também começando pela faixa etária de 11 anos. As demais faixas de público serão anunciadas nos dias seguintes. Saiba mais sobre as prioridades, clicando nos links abaixo.

Descrição das comorbidades incluídas como prioritárias

Pessoas com Deficiência - Plano de Vacinação

Documentação necessária

Para vacinar crianças será necessário apresentar a caderneta de vacinação da criança + CPF ou Cartão SUS e documento de identificação do pai ou mãe.

Caso os pais não estejam presentes é necessário o preenchimento do TERMO DE ASSENTIMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA COMINARTY-PFIZER PEDIÁTRICA + cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação + caderneta de vacinação da criança + CPF ou Cartão SUS.

Termo de assentimento para o público infantil de 5 a 11 anos

Caso a criança não tenha CPF ou Cartão do SUS será necessário apresentação da certidão de nascimento. Para as crianças com comorbidades também será necessário apresentar a prescrição médica, que ficará retida no local da vacinação.

Público estimado

O público estimado de crianças de 5 a 11 anos em Maceió é de 106.341, no total, sendo 12.300 de 5 anos, 13.261 de 6, 14.303 de 7, 14.858 de 8, 16.224 de 9, 18.716 de 10 e 16.679 de 11 anos.

Salvo as crianças com comorbidades, a Secretaria Municipal de Saúde não exigirá prescrição médica nem cadastro prévio para a vacinação de crianças que deverão estar obrigatoriamente acompanhadas pelos pais ou responsáveis, e na ausência destes, por adulto com declaração de autorização assinada pelos pais.

Características

A vacina da Pfizer para crianças será aplicada em duas doses, com intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose, segundo recomendação da Anvisa. Ainda não há definição se haverá dose de reforço para as crianças. Por precaução, a Anvisa recomendou que haja um tempo mínimo de 15 dias entre a aplicação a vacina da Covid e outras do calendário infantil.

A dosagem, a composição e a concentração da vacina pediátrica são diferentes da dos adultos. O frasco da vacina para crianças também terá uma cor diferente da aplicada em adultos, para ajudar os profissionais de saúde na hora de aplicar a vacina. A tampa e a tarja na embalagem são de cor laranja, para diferir da outra, que é roxa.

Imunizante da Pfizer para crianças. Foto: Divulgação
Imunizante da Pfizer para crianças. Foto: Divulgação

Para fortalecer a segurança, a Anvisa também ressalta que as medidas não farmacológicas de prevenção contra a Covid-19, como distanciamento social, lavagem e higienização das mãos e uso de máscara continuam recomendadas para pessoas de todas as idades.

]]>
Mercado da Produção fecha para mutirão de limpeza nesta segunda-feira (17) https://maceio.al.gov.br/noticias/semtabes/mercado-da-producao-fecha-para-mutirao-de-limpeza-nesta-segunda-feira-17 https://maceioalgovbr.dhost.cloud/uploads/imagens/MERCADO-DA-PRODUCAO.jpg Mon, 17 Jan 2022 08:30:00 -0300 https://maceio.al.gov.br/noticias/semtabes/mercado-da-producao-fecha-para-mutirao-de-limpeza-nesta-segunda-feira-17 Durante todo o dia desta segunda-feira (17), o Mercado da Produção, no bairro da Levada, estará fechado para realização dos trabalhos do mutirão de limpeza. A ação se dará pela primeira vez esse ano no local e levará os serviços de varrição, desinfecção, desobstrução de galerias, retirada de entulhos e pintura do meio fio.

O mutirão, que se tornou permanente desde maio do ano de 2021, busca levar mais saúde e segurança para os consumidores dos locais beneficiados, mas principalmente para os permissionários que trabalham diariamente. Ao todo, são 12 equipamentos que recebem a ação, que leva os trabalhos aos mercados, feiras-livres e shoppings populares.

Foto: Secom Maceió
Foto: Secom Maceió

A ação integrada é coordenada pela Secretaria do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), com o apoio das Superintendências Municipais de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e de Energia e Iluminação Pública (Sima). Já são 25 mutirões realizados desde o ano passado e mais de 2500 permissionários recebendo melhores condições de trabalho.

Os últimos equipamentos a receber o mutirão de limpeza deste mês serão o mercado e a feira do Jacintinho, que ficarão fechados durante o dia 24. As secretarias envolvidas neste trabalho se reunirão ainda este mês para as definições das próximas datas de limpeza e desinfecção dos próximos locais.

]]>