Prefeitura de Maceióhttps://maceio.al.gov.br/pt-BRSun, 30 Jun 2024 09:20:07 -0300Sun, 30 Jun 2024 09:20:07 -0300São João Maceió 2024 chega ao fim com apresentações no Benedito Benteshttps://maceio.al.gov.br/noticias/fmac/sao-joao-maceio-2024-chega-ao-fim-com-apresentacoes-no-benedito-bentesSun, 30 Jun 2024 08:30:00 -0300https://maceio.al.gov.br/noticias/fmac/sao-joao-maceio-2024-chega-ao-fim-com-apresentacoes-no-benedito-bentesO São João de Maceió chega ao fim neste domingo (30), no Benedito Bentes. As apresentações ficam por conta de Manu Batidão, Sandro Becker, Seu Desejo, João Gomes, Marcinho Sensação, Toca do Vale, Luanzinho Moraes e Garota Sertaneja.

As apresentações marcam o encerramento do festival junino que teve início no dia 22 de junho.

]]>
Autarquia de Limpeza Urbana oferece café da manhã para garis após trabalho no São Joãohttps://maceio.al.gov.br/noticias/alurb/autarquia-de-limpeza-urbana-oferece-cafe-da-manha-para-garis-apos-trabalho-no-sao-joaoSat, 29 Jun 2024 15:38:00 -0300https://maceio.al.gov.br/noticias/alurb/autarquia-de-limpeza-urbana-oferece-cafe-da-manha-para-garis-apos-trabalho-no-sao-joaoApós a última noite de shows do São João Massayó no polo Jaraguá, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) realizou um café da manhã para os garis que trabalharam durante os sete dias de evento. O gesto foi um agradecimento por toda aplicação destes profissionais, que se dedicaram para manter o ambiente dos shows limpos e organizados para quem estava curtindo.

Para este ano, a Autarquia preparou uma programação especial de limpeza. O trabalho no polo Jaraguá envolveu mais de 200 garis. Após o fim de cada dia de atrações, os agentes fizeram a higienização, com a utilização de um caminhão pipa e a coleta de resíduos orgânicos com a ajuda de um caminhão coletor, deixando a área pronta para o próximo dia de apresentações.

"A dedicação é realmente incrível. São profissionais que trabalham até debaixo de chuva para que outras pessoas possam curtir o São João com tudo limpo e organizado. O café da manhã é pouco para agradecer o que eles fazem e fizeram por nós", revelou o diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo.

Os serviços de limpeza não se limitaram ao local dos shows. Nos arredores, a Alurb também realizou a limpeza da faixa de areia, diurna e noturnamente, de forma mecanizada. Além disso, as motocoletoras estiveram percorrendo as ruas próximas do evento garantindo que todos os resíduos gerados fossem recolhidos.

O café da manhã contou com a presença do gestor do município, que agradeceu aos garis a dedicação deles ao trabalho no São João Massayó.

]]>
São João Massayó no Benedito Bentes terá ação da campanha Coleta Seletiva é Massahttps://maceio.al.gov.br/noticias/alurb/sao-joao-massayo-no-benedito-bentes-tera-acao-da-campanha-coleta-seletiva-e-massaSat, 29 Jun 2024 11:18:00 -0300https://maceio.al.gov.br/noticias/alurb/sao-joao-massayo-no-benedito-bentes-tera-acao-da-campanha-coleta-seletiva-e-massaApós sete dias de trabalho no Polo Jaraguá, a Campanha Coleta Seletiva é Massa também estará no Polo Benedito Bentes neste sábado (29) e domingo (30). A ação tem o objetivo de gerar renda extra para mais de 160 catadores envolvidos com o serviço de reciclagem.

A iniciativa da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) faz a coleta de recicláveis, para evitar o acúmulo de lixo no ambiente de shows, e que, consequentemente, poderiam acabar parando espaços públicos da capital.

A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, explica a importância de dar continuidade ao trabalho no polo Benedito Bentes.

"Essa parceria entre as cooperativas e a Prefeitura é benéfica para ambos os lados. Com a coleta seletiva eles deixam os ambientes de shows limpos e organizados para quem está curtindo e ainda geram renda para sustentar suas famílias", contou.

Além do trabalho realizado pelas cooperativas, a Alurb também preparou uma programação especial para a limpeza dos polos antes, durante e depois.

Cerca de 50 garis farão a manutenção da limpeza. Após o fim de cada dia de atrações, os agentes fazem a higienização, com o apoio de um caminhão pipa e um compactador, deixando a área pronta para o próximo dia de apresentações.

]]>
Prefeitura requalifica campo de Futebol do Barro Durohttps://maceio.al.gov.br/noticias/seminfra/prefeitura-requalifica-campo-de-futebol-do-barro-duroSat, 29 Jun 2024 10:46:00 -0300https://maceio.al.gov.br/noticias/seminfra/prefeitura-requalifica-campo-de-futebol-do-barro-duroO Conjunto Novo Mundo, no bairro do Barro Duro, em Maceió, está ganhando uma arena esportiva totalmente equipada. A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), está reestruturando o campo de futebol que fica localizado na Rua São João. Ele já era usado pelos moradores locais, mas a área era composta apenas por traves e piso de barro.

Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), o projeto para a Arena São João prevê a cobertura total do campo de futebol com grama sintética, traves, arquibancadas, alambrados, pintura, vestiários feminino e masculino e refletores.

A Arena São João está dentro do pacote de 30 areninhas que serão levadas a 11 bairros de todas as partes de Maceió em uma primeira etapa. O programa está dividido em sete lotes, com um investimento que ultrapassa R$ 46 milhões. A areninha que fica no Novo Mundo está inserida no lote 6.

Nesse lote, avaliado em R$ 4 milhões e 975 mil, estão incluídas outras duas areninhas: uma que fica na Vila Emater, no bairro da Jacarecica, e outra no Vale do Reginaldo, no bairro do Farol.

O programa das Areninhas, inédito na promoção do esporte e lazer em Maceió, já chegou a 15 localidades da capital alagoana.

As intervenções impactam locais abandonados e sem estrutura para beneficiar os moradores, com o propósito de transformar espaços públicos em instrumentos de cidadania, inclusão social e bem-estar.

]]>
Servidoras do Gigantinhos Antares destacam impacto positivo do programahttps://maceio.al.gov.br/noticias/semed/servidoras-do-gigantinhos-antares-destacam-impacto-positivo-do-programaSat, 29 Jun 2024 10:30:00 -0300https://maceio.al.gov.br/noticias/semed/servidoras-do-gigantinhos-antares-destacam-impacto-positivo-do-programaNo Centro Municipal de Educação Infantil – Rede Parceira (CMEI-RP) Professora Anne Cleide Pimentel Bezerra, o Gigantinhos do Antares, as funcionárias destacam o impacto positivo do programa na rede de ensino da capital. Neste mês de junho, as profissionais da creche que atende 1.350 crianças, sendo 270 de berçário, compartilharam suas primeiras impressões.

A auxiliar de sala, Islayna Siqueira, de 41 anos, que já atuou na rede de ensino privada, conta que a rotina das crianças na unidade é completa e inicia desde cedo com o desjejum, que faz parte das seis refeições diárias fornecidas. Além disso, a creche também dispõe de espaço para leitura, brinquedoteca e equipamentos incomparáveis aos que já existem nas creches da capital.

“A estrutura é maravilhosa, não tenho o que pontuar. As salas estão equipadas e toda a unidade em si está preparada. Em termos de creche, aqui realmente supera qualquer particular, porque o conforto que tem aqui é coisa de outro mundo”, destaca Islayna.

Ambiente de trabalho propício

Em sua primeira experiência em sala de aula, a auxiliar de sala Rayara Macêdo, de 32 anos, elogia o trabalho da Prefeitura de Maceió na estrutura do Gigantinhos, que permite que ela tenha um ambiente de trabalho propício para suas atividades, além de contribuir para o desenvolvimento e aprendizado das crianças matriculadas.

“Trabalho com bebês de zero a um ano e onze meses, e é muito gratificante para mim e para as demais professoras e auxiliares poder contar com tantos recursos para exercer nossas funções, pois cuidamos desses alunos com muito zelo”, enfatiza.

Estrutura do Gigantinhos contribui para o desenvolvimento e aprendizado das crianças matriculadas. Foto: Itawi Albuquerque/ Secom Maceió
Estrutura do Gigantinhos contribui para o desenvolvimento e aprendizado das crianças matriculadas. Foto: Itawi Albuquerque/ Secom Maceió

Cuidado e preparo

A professora Adriana Barros, de 27 anos, comemora sua chegada no Gigantinhos. Para ela, o trabalho na rede pública é muito recompensador, especialmente em unidades escolares que se preocupam em atender às necessidades da educação especial, área na qual já tem experiência.

“Atualmente temos dois alunos autistas e um com TDAH na minha sala, que atendemos com todo cuidado e preparo. Todas as crianças são amorosas e não dão trabalho, o que só contribui para a vivência prazerosa que estou tendo aqui”, diz.

Sobre o Gigantinhos

Idealizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o programa Gigantinhos é o maior conjunto de ações para educação da primeira infância de Alagoas. Lançado em março de 2024, o programa está garantindo a ampliação histórica no número de vagas na Educação Infantil, por meio da entrega de 31 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), conhecidos como creches, climatizados e em tempo integral.

O Gigantinhos do Antares, gerido pelo Instituto de Gestão Educacional e Valorização do Ensino (Igeve), atende 1.350 crianças, sendo 270 de berçário. A unidade é um dos seis CMEIs-RP já entregues na capital, juntamente com as creches localizadas nos bairros Santos Dumont, Ponta da Terra, Chã da Jaqueira, Tabuleiro do Martins e Poço.

Gigantinhos do Antares é um dos seis CMEIs-RP já entregues na capital. Foto: Idalécio Lucas/ Ascom Semed
Gigantinhos do Antares é um dos seis CMEIs-RP já entregues na capital. Foto: Idalécio Lucas/ Ascom Semed
]]>
Saúde orienta população sobre prevenção à Dengue, Zika e Chikungunyahttps://maceio.al.gov.br/noticias/sms/saude-orienta-populacao-sobre-prevencao-a-dengue-zika-e-chikungunyaSat, 29 Jun 2024 10:30:00 -0300https://maceio.al.gov.br/noticias/sms/saude-orienta-populacao-sobre-prevencao-a-dengue-zika-e-chikungunyaAs arboviroses urbanas, incluindo Dengue, Zika e Chikungunya, representam uma ameaça significativa à saúde pública global e, particularmente, no Brasil. Transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, essas doenças têm uma prevalência elevada durante os períodos chuvosos e de altas temperaturas, o que demanda ações coordenadas de vigilância e assistência à saúde. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue monitorando o panorama local, a respeito dessas doenças. 

Para contribuir com o controle dessas enfermidades, o Grupo Técnico de Vigilância das Arboviroses de Maceió da Coordenação Técnica de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis produziu um material educativo que será distribuído nas Unidades de Saúde e que aborda os principais sintomas e medidas preventivas em que a população deve se manter alerta. Confira aqui material educativo

“A prevenção e o controle das arboviroses envolvem diversas estratégias. A vigilância constante das populações de mosquitos e dos casos da doença é fundamental. Assistência à saúde adequada, com diagnóstico e manejo clínico oportunos, é crucial para a eficácia das medidas de controle. A educação e a mobilização comunitária são essenciais para informar e engajar a população nas práticas de eliminação de focos de mosquito, prevenindo a disseminação das doenças”, relatou Cynthia Rocha, técnica que integra o Grupo Técnico de Vigilância das Arboviroses de Maceió. 

A técnica pontuou que o combate às arboviroses é uma responsabilidade coletiva que exige a participação de toda a sociedade. Manter os ambientes livres de criadouros do mosquito, buscar atendimento médico ao apresentar sintomas e seguir as orientações das autoridades de saúde são passos fundamentais para reduzir a incidência dessas doenças.

Dengue, Zika e Chikungunya

Especialistas apontam que a Dengue é caracterizada por uma febre alta que varia entre 39°C e 40°C, iniciando de forma súbita. As dores afetam os músculos, articulações, cabeça e a área atrás dos olhos. Além disso, podem surgir manchas vermelhas na pele, às vezes acompanhadas de coceira. 

“Pacientes com suspeita de dengue devem ser monitorados de perto devido ao risco de evolução para dengue grave. Os sinais de alarme incluem dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, hipotensão postural, hepatomegalia maior que 2cm, sangramento de mucosas, hemorragias significativas, sonolência, entre outros. Sinais de choque como sangramento grave e comprometimento grave de órgãos, requerem intervenção imediata”, explicou Ana Lídia, técnica do Grupo Técnico de Vigilância das Arboviroses de Maceió. 

O Zika, por outro lado, pode apresentar febre leve ou até mesmo ausente. As dores nas articulações são menos intensas, geralmente localizadas nas extremidades, e podem vir acompanhadas de inchaço. Os sintomas incluem manchas vermelhas com coceira intensa, olhos vermelhos e aversão à luz. As complicações do Zika podem envolver comprometimento de órgãos como pulmões, coração, fígado e rins, além da possibilidade de paralisia facial.

A Chikungunya também provoca febre alta semelhante à da dengue, mas é caracterizada por dores intensas nas articulações, frequentemente acompanhadas de inchaço, o que dificulta atividades diárias. Manchas vermelhas com coceira intensa também são comuns. As complicações da chikungunya podem incluir a persistência das dores por meses ou anos, comprometimento neurológico e reações autoimunes.

]]>
Serviço de coleta de volumosos coíbe o descarte irregular de materiais inservíveishttps://maceio.al.gov.br/noticias/alurb/servico-de-coleta-de-volumosos-coibe-o-descarte-irregular-de-materiais-inserviveisSat, 29 Jun 2024 10:00:00 -0300https://maceio.al.gov.br/noticias/alurb/servico-de-coleta-de-volumosos-coibe-o-descarte-irregular-de-materiais-inserviveisDiariamente, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) realiza a limpeza nos mais de 180 pontos crônicos de descarte irregular mapeados pela Prefeitura de Maceió. Entre os materiais encontrados com mais frequência estão os chamados volumosos.

O cidadão pode dar o destino adequado para estes itens através da Coleta de Volumosos, feita porta a porta, solicitando à Alurb, de forma gratuita, o recolhimento de sofás, fogões, geladeiras, colchões e até guarda-roupas, que estão entre os principais itens descartados irregularmente pela população em praças e vias públicas.

O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, explica que o serviço ajuda a manter esses objetos fora das regiões de descarte irregular e, com isso, contribui para a redução dos pontos crônicos.

“Um dos grandes problemas encontrados pela Autarquia em nossas vias públicas são os resíduos volumosos. Nós fazemos a limpeza diariamente nos pontos crônicos de descarte irregular mapeados pelo órgão e ainda encontramos muito esse tipo de material. A intenção é trazer a população para o nosso lado nessa luta pela limpeza da cidade”, informa.

Veja como agendar coleta de materiais volumosos

Para agendar o recolhimento, o cidadão deve ligar para o número 0800 082 2600, pelo 156 ou entrar em contato pelo Whatsapp (82) 98802-4834. Estes são os contatos da Central de Monitoramento da Alurb, que realiza os agendamentos da coleta. A partir da solicitação, o recolhimento é realizado na porta do morador, sem custos, em até sete dias úteis.

Outra opção é o Aplicativo Limpeza é Massa que está disponível para aparelhos com sistemas Android e IOS e pode ser baixado gratuitamente. Além das opções supracitadas, há ainda os ecopontos, onde os resíduos recicláveis podem ser descartados de forma correta (endereços ao final do texto).

"O serviço de coleta é gratuito e, além de contribuir com a saúde ambiental do planeta, evita a proliferação de roedores, animais peçonhentos", completou Teófilo.

]]>
São João Maceió segue no Benedito Bentes; confira a programaçãohttps://maceio.al.gov.br/noticias/fmac/sao-joao-maceio-segue-no-benedito-bentes-confira-a-programacaoSat, 29 Jun 2024 09:30:00 -0300https://maceio.al.gov.br/noticias/fmac/sao-joao-maceio-segue-no-benedito-bentes-confira-a-programacaoO São João Maceió segue neste final de semana no Benedito Bentes. As apresentações começam às 17h, ao lado do terminal de ônibus. Neste sábado (29), se apresentam Fidellis, Caviar com Rapadura, Baby Som, Brucelose, Priscila Senna e Wanessa Guimarães.

Durante o fim de semana de apresentações, a Prefeitura continua disponibilizando transporte gratuito para os cidadãos terem acesso ao evento. Confira aqui.

]]>
Brota na Grota leva atendimentos para moradores da Vila Brejalhttps://maceio.al.gov.br/noticias/alurb/brota-na-grota-leva-atendimentos-para-moradores-da-vila-brejalFri, 28 Jun 2024 17:40:00 -0300https://maceio.al.gov.br/noticias/alurb/brota-na-grota-leva-atendimentos-para-moradores-da-vila-brejalA edição desta semana do programa Brota na Grota contemplou a comunidade Vila Brejal, no bairro Levada, com diversos serviços da Prefeitura de Maceió efetivados nesta sexta-feira (28). Dentre eles, consultas com clínico-geral, atendimentos de enfermagem e marcação de consultas e exames pelo Pronto!, vacinação, atendimento veterinário, cuidados com a beleza para as mulheres, cadastros para programas sociais e muita brincadeira para as crianças.

Uma das ações realizadas durante o Brota na Grota é a busca por novos alunos, intermediada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed). O diferencial é que a busca ativa identifica pessoas que ainda não concluíram os estudos e que são convidadas a participar do Ensino de Jovens, Adultos e Idosos.

Uma dessas pessoas foi Dona Luzia Tenório, 62 anos, que esteve presente no evento. Para ela, a oportunidade de estudar é empolgante. “Vou conquistar mais conhecimento, aprendizado. Na época, eu não concluí os estudos, porque criei três filhos sozinha, com muita dificuldade. Não tive apoio do pai dos meus filhos e não tinha renda para pagar alguém para tomar conta deles. É importante estudar na terceira idade, porque podemos passar para os netos, ter uma formação, vejo exemplo de muitos idosos que se formam em alguma coisa. Nunca é tarde para a gente sonhar”, declarou.

O sentimento de felicidade e de dever cívico cumprido é o que estimula a Marijose Albuquerque Costa, técnica pedagógica da Semed. “É uma sensação de cidadania cumprida. Temos um pacto para a prevenção de analfabetismo, então quando vemos um cidadão ingressando na escola é uma satisfação imensa, porque sabemos que as letras mudam o mundo e abrem portas para o mundo. Deus é maravilhoso nas nossas vidas, e Ele nos deu o dom do conhecimento, que deve ser espalhado”, revelou.

Segundo a servidora, os números são animadores e a taxa de adesão dos inscritos é alta. A estimativa é que pouco mais de 40% das pessoas que se inscrevem realmente frequentem as aulas. Ela comenta que, mesmo morando na comunidade, às vezes as pessoas não sabem que a escola da região oferece essa modalidade de ensino. Em sua visão, o Brota na Grota tem dado um bom suporte para os servidores da Semed.

“Esse programa traz dignidade para a sociedade civil. É através do Brota na Grota que conseguimos alcançar muitas vidas no campo do conhecimento. O mais bacana de tudo isso é quando vamos conversar sobre as escolas e a pessoa diz que quer muito estudar e os olhos brilham. As pessoas precisam ser ouvidas, acolhidas e respeitadas. É uma troca, a gente aprende muito no Brota na Grota”, ressaltou.

Hellen Gomes faz o cadastro para o Bolsa Família. Foto: Ascom Segov
Hellen Gomes faz o cadastro para o Bolsa Família. Foto: Ascom Segov

O cadastro para o Bolsa Família é um dos serviços com maior procura dos eventos do Brota na Grota. Hellen Gomes, 20 anos, precisou do atendimento socioassistencial e logo pegou sua ficha.

Aproveitando a oportunidade, a jovem mãe levou o pequeno Micael, 2 anos, para se vacinar contra a Covid. “Esse evento está beneficiando muito a comunidade. Tem gente que estava precisando de vaga no Cras e hoje conseguiu. Eu já tinha procurado atendimento do Bolsa Família em outro lugar, mas demorou. Aqui foi rápido”, concluiu.

Laís dos Santos, 33 anos, é moradora da região há pelo menos 14 anos. Ela viu no Brota na Grota, a oportunidade de resolver várias pendências em um só dia.

Além de aproveitar os serviços de saúde, ela também veio realizar o parcelamento do MEI e elogiou os profissionais da Prefeitura de Maceió. “Fiz o parcelamento do MEI. Foi um atendimento ótimo. Todos me trataram muito bem e com eficiência”, disse a moradora.

Laís Santos é atendida pela Sefaz sobre parcelamento do MEI. Foto: Ascom Segov
Laís Santos é atendida pela Sefaz sobre parcelamento do MEI. Foto: Ascom Segov

Para Laís, quem é de regiões menos favorecidas precisa muito de eventos como o Brota na Grota. “A gente que é de comunidade humilde sempre precisa de um evento desse tipo, né? Podendo trazer melhorias para a comunidade, é ótimo. Foi muito bom, viu! Vai ser excelente se puderem vir outras vezes”, completou.

Ana Carla da Silva, 38 anos, é mãe de Maicon, 16 anos. O adolescente está no Ensino Médio e já pensa em cursar algo na área de computação. A mãe levou o filho para realizar o cadastro no programa Jovem Aprendiz, que pode ser feito no Brota na Grota, através dos serviços do Sine Maceió.

“É muito bom ter essa oportunidade, principalmente para meu filho. Vai ser seu primeiro emprego, para ele crescer e ter um futuro melhor. Ele quer estudar computação e procurou uma vaga nessa área de tecnologia. É muito bom um evento assim, porque às vezes a gente não tem como sair para outro lugar e aqui está perto, também para as pessoas mais idosas que não têm condições de sair”, concluiu.

Ana Carla Silva e o filho no cadastro para o Jovem Aprendiz. Foto: Ascom Segov
Ana Carla Silva e o filho no cadastro para o Jovem Aprendiz. Foto: Ascom Segov

Não só os moradores da região são atendidos pelo Brota na Grota, como também seus animais de estimação.

Josemary Maria dos Santos, 31 anos, foi ao evento com a intenção de que ela e seus filhos se vacinassem, além de castrar seu gatinho, o Tica. Ela afirmou que é muito importante um evento assim para a região. “Fui bem atendida, tenho só a agradecer porque sei que é muito trabalho. As meninas foram bem atenciosas com a gente e a organização estava tudo certinho”, comentou.

Josemary destacou, ainda, a facilidade de agendar alguns serviços no Brota na Grota. “Tendo um evento assim, a pessoa já faz tudo de uma vez. Muita gente estava precisando fazer o NIS e não estava conseguindo agendar. Minha mãe mesmo conseguiu só depois de vir aqui”, acrescentou.

Josemary Santos leva o gato Tica para realizar procedimento de castração. Foto: Ascom Segov
Josemary Santos leva o gato Tica para realizar procedimento de castração. Foto: Ascom Segov

A edição desta sexta-feira contou com serviços das secretarias municipais de Educação, Saúde, Mulher, Fazenda, Trabalho, Assistência Social, Habitação, Bem Estar Animal, Esportes, bem como ações da Alurb, DMTT e Iplan, além da Equatorial.

O Brota na Grota é o maior programa de inclusão social do Brasil, sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Governo e de Subprefeituras (Segov). O evento itinerante ocorre todas as sextas-feiras, levando diversos serviços públicos para as comunidades mais vulneráveis da capital alagoana.

Em julho, o Brota na Grota prosseguirá com eventos itinerantes nas seguintes localidades:

05/07 – Conjunto Maceió 1 (Cidade Universitária);

12/07 – Vergel do Lago (Papódromo);

19/07 – Grota Eldorado (Feitosa);

26/07 – Grota do Rafael (Jacintinho).

]]>
Confira as mudanças no trânsito do Jaraguá para o P20https://maceio.al.gov.br/noticias/dmtt/confira-as-mudancas-no-transito-do-jaragua-para-o-p20Fri, 28 Jun 2024 15:30:00 -0300https://maceio.al.gov.br/noticias/dmtt/confira-as-mudancas-no-transito-do-jaragua-para-o-p20Nos dias 1º e 2 de julho, Maceió será sede do P20, o encontro de parlamentares do G20. O evento acontecerá no Centro de Convenções, no Jaraguá, e contará com um esquema especial de trânsito elaborado pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), em conjunto com a Polícia Militar de Alagoas e com a Polícia Rodoviária Federal. As intervenções contarão com bloqueios total e parcial, no entorno do Centro de Convenções, nos dois dias do evento, a partir das 6h.

Os bloqueios total ficarão nos cruzamentos da Rua Celso Piatti com as ruas Rocha Cavalcante e Santa Leopoldina, em frente ao Centro de Convenções; e entre a Avenida Walter Ananias com a Rua Santa Leopoldina, na lateral do Centro de Convenções. "Nesse trecho, o acesso será apenas das autoridades e dos órgãos envolvidos no evento e no plano viário", pontuou Alexandre Serafim, diretor de Policiamento Viário do DMTT.

Além dos pontos de interdição total, o plano viário conta com cinco pontos de bloqueios parciais, com acesso local para moradores e comerciantes da região, nos cruzamentos entre a Rua Celso Piatti com a Av. Comendador Leão; Av. Walter Ananias com a Rua Melo Póvoas; Rua Barão de Jaraguá com as ruas Santa Leopoldina e Rocha Cavalcante; e entre as ruas Senador Barros Leite e Alexsandre Passos.

Nesses locais, a Polícia Militar terá equipes fixas e os agentes do DMTT atuarão em rondas. "Preparamos o plano e operação de trânsito em conjunto para mais esse evento importante que Maceió receberá. Foi tudo pensado, desde o traslado e escolta das autoridades, até os pontos de acesso", destacou André Costa, diretor-presidente do DMTT.

Jantar de abertura

Exclusivamente no dia 1º de julho, a Rua Sá e Albuquerque estará totalmente bloqueada para o tráfego, a partir das 18h, desde o cruzamento com a Travessa dos Artistas. O trânsito será desviado na Praça Dois Leões para a Rua Barão de Jaraguá. A medida será tomada em razão do jantar de abertura do P20.

Também durante o dia 1º, já a partir das 6h, será proibido o estacionamento na Rua Sá e Albuquerque e na Travessa dos Artistas, tanto na lateral da Praça Dois Leões como na lateral do Museu de Imagem e do Som de Alagoas (Misa).

As duas vias serão sinalizadas com cones. O acesso da delegação será feito pela rua lateral da Associação Comercial de Maceió, com o transporte feito no contrafluxo da Rua Sá e Albuquerque.

Orientações

Agentes educadores do DMTT realizaram uma atividade informativa nesta sexta-feira (28), com o objetivo de orientar comerciantes, moradores e condutores sobre como ficarão os bloqueios na região. O trabalho das equipes do órgão no entorno também envolverá a fiscalização para coibir o uso irregular do espaço público para reservar vagas. Os agentes também ficarão responsáveis pela escolta de autoridades até o Centro de Convenções.

"Vamos atuar nas áreas próximas e também no entorno, para manter o fluxo de veículos na região onde não teremos bloqueios. Um trabalho para garantir a fluidez. A fiscalização também inclui observar se há o uso de objetos como cones para reservar vagas de estacionamento, utilizando indevidamente o espaço público", completou Alexsandre Serafim.

Imagem: Ascom DMTT
Imagem: Ascom DMTT

Sobre o P20

O P20 é um Fórum para que os parlamentares dos países do G20 contribuam nos debates das questões globais, uma vez que desempenham papel importante na orientação dos respectivos governos. O grupo visa envolver o Legislativo para compensar os déficits democráticos presentes no funcionamento do sistema internacional, fortalecer a colaboração mundial e garantir a aplicação de acordos internacionais nos países membros.

O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), Antonio Carvalho, responsável pela coordenação do grupo de trabalho local do evento em Maceió, destacou a relevância da iniciativa.

"Maceió ser sede do P20 é uma oportunidade única para a cidade. Receber as mulheres parlamentares de todo o mundo para debaterem temas essenciais como mudança do clima, inclusão social e a reforma das instituições globais reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e a equidade. A presença de mais de 200 autoridades internacionais destaca a importância deste encontro, promovendo colaboração e intercâmbio de experiências valiosas entre as nações”, enfatizou Carvalho.

]]>