“Acredito que, de certa forma, a Faixa Verde se torna um refúgio seguro para a prática esportiva, visto que, diante do crescimento massivo do comércio na região, as calçadas passaram a contar com uma quantidade muito grande de pessoas circulando diariamente. O uso da Faixa Verde vem como uma forma de deixar os dois públicos tranquilos e livres de qualquer adversidade que o esporte possa gerar”, diz o triatleta Matheus Romeiro.
Para Matheus, o espaço garante segurança e tranquilidade para as pessoas que praticam atividades físicas em um ambiente urbano e ainda pode elevar o desempenho de atletas amadores ou profissionais.
O intuito da Prefeitura de Maceió, em criar um espaço urbano na orla marítima das praias de Ponta Verde e Pajuçara, e ainda no Canteiro Central da Avenida Silvio Carlos Viana, é promover políticas públicas de mobilidade e integração social para que maceioenses e visitantes desfrutem de hábitos saudáveis de vida.
A ampliação da Faixa Verde mostra como intervenções urbanas podem ter efeitos positivos e contribuem para uma convivência mais harmoniosa nas áreas de maior circulação. No local, de dia ou de noite, é possível ver famílias, crianças, jovens e idosos usufruindo do ambiente para promover a saúde.
Quem utiliza o espaço para praticar atividades físicas também é beneficiado, porque na Faixa Verde da orla marítima, as pessoas podem fazer caminhada, correr ou circular com patins e patinetes.
O investimento da gestão municipal em mobilidade urbana, estendendo o passeio público para pedestres e criando espaços como a Faixa Verde, contribui para a transformação social e urbana, ao mesmo tempo em que atende às demandas da população, oferecendo espaços que estimulam o bem-estar e a integração comunitária.
A área é um exemplo de que o investimento em infraestrutura urbana gera desenvolvimento sustentável e inclusivo, ao dotar Maceió com uma orla marítima urbana revitalizada, e transformar a capital alagoana em um modelo de cidade moderna, que propicia qualidade de vida para maceioenses e visitantes.
]]>Na terça-feira (29), a partir das 9h, será realizada a triagem para a castração de felinos. Os moradores interessados devem chegar cedo e apresentar RG, CPF e comprovante de residência para garantir a vaga.
Durante o evento, serão ofertados atendimentos médicos, aferição de pressão, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatites B e C), vacinação e vermifugação de pets, orientação nutricional, curativos, além de consultas clínicas e marcação de exames pelo Pronto.
Além dos serviços de saúde, a população poderá realizar o cadastro e atualização do Bolsa Família, emissão do Cartão Cidadão com a equipe do DMTT, orientações jurídicas, e ainda contar com o suporte da assistência social e educação. O evento também terá um espaço dedicado ao lazer infantil, com brinquedos, atividades e distribuição gratuita de pipoca.
O Restaurante Popular Itinerante estará presente oferecendo até 150 refeições completas com marmita, suco e sobremesa por apenas R$ 3,00, começando de 11h30 e indo até às 15h.
O Brota na Grota é considerado o maior programa de inclusão social do Brasil, idealizado pela atual gestão e coordenado pela Secretaria Municipal de Governo e de Subprefeituras (Segov).
]]>O programa, idealizado pela primeira-dama Marina Candia e desenvolvido pela Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), oferece apoio financeiro para mulheres que desejam iniciar ou fortalecer seu próprio negócio.
O lançamento da nova edição ocorreu no Papódromo, no bairro do Vergel do Lago, dentro da programação do Brota na Grota, parte baixa da capital alagoana. O edital completo com todos os critérios de participação está disponível aqui.
As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de maio, presencialmente, durante as ações do programa Brota na Grota, ou de forma on-line, por meio do site bancodamulher.maceio.al.gov.br.
Mais do que um incentivo financeiro, o Banco da Mulher representa uma chance real de mudança de vida para muitas maceioenses. É o caso de Isllane Monique, mãe de dois filhos e designer de sobrancelhas há quase um ano. Ela aproveitou a passagem do Brota na Grota na comunidade onde vive para garantir sua inscrição.
"Nunca tinha conseguido me inscrever antes, mas agora tive a oportunidade e agarrei. Se eu for selecionada, vou investir no meu espaço, montar tudo do jeitinho que sempre sonhei. A prefeitura tá de parabéns, isso ajuda muita gente mesmo," conta.
A busca por uma nova chance também moveu Juliana Salvino da Silva, que é mãe de três filhos, manicure e pedicure há cinco anos. Ela chegou ao local às 5h40 da manhã, determinada a garantir uma vaga.
"Na outra edição eu tentei, mas não consegui. Dessa vez, eu tô com fé. Vendi tudo achando que ia me mudar, mas os planos mudaram e agora tô começando do zero. Se esse apoio vier, vai mudar tudo pra mim. É uma ideia maravilhosa da prefeitura, vai ajudar muita mulher que precisa," disse emocionada.
Desde o lançamento, em março de 2023, o Banco da Mulher Empreendedora tem como foco mulheres em situação de vulnerabilidade social ou vítimas de violência doméstica, promovendo autonomia financeira e inclusão social.
Como participar
Podem se inscrever mulheres maiores de 18 anos, residentes em Maceió. Para a inscrição presencial, é necessário apresentar cópias de documento com foto, comprovante de residência e dados bancários. No site oficial do programa, basta preencher o formulário e anexar a documentação exigida.
Documentos obrigatórios:
RG ou documento com foto;
Comprovante de residência em Maceió;
Cópia do CNPJ (caso tenha);
Plano de Negócios Simplificado;
Inscrição no Cadastro Único;
Cartão e conta ativa no Caixa Tem.
]]>Para se ter uma ideia dos atendimentos prestados, na área de saúde, por exemplo, a população teve acesso à realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, aferição de pressão arterial e medição de glicemia (quantidade de açúcar no sangue). Para os pets, também foram oferecidos vacinação antirrábica, vermifugação e orientações veterinárias para cães e gatos.
O jovem Ryan Victor, 18 anos, morador do bairro do Trapiche da Barra, aproveitou a oportunidade para dar um passo importante rumo ao mercado de trabalho. “Eu estou muito feliz por ter essa oportunidade de ver tantos serviços reunidos em um único lugar com essa estrutura toda da prefeitura. Posso dizer que estou realizado. Aproveitei para cadastrar o meu currículo nas vagas que estão disponíveis no Sine e espero, em breve, ser chamado, para assim dar continuidade aos meus estudos, para trabalhar, fazer faculdade e dar um futuro melhor para a minha família”, contou.
Débora dos Santos, mora no Vergel há mais de 10 anos, também aproveitou o evento para realizar procedimentos odontológicos dos seus filhos e recadastrar o Bolsa Família.
"A gente sempre tem muita dificuldade para marcar dentistas, e essas ações são muito boas para beneficiar a população, melhorando a saúde de todo mundo. E a gente ainda sai com o kit de higiene pessoal. Aproveitei também pra cuidar da saúde e recadastrar o Bolsa Família e já não preciso sair outro dia para resolver isso", ressaltou.
Durante a ação, a população também teve acesso à atualização e inscrição em programas sociais como o Bolsa Família e o Cria. Além disso, foram emitidos documentos como a Carteira do Autista, Cartão do Idoso e Cartão Vamu.
O evento disponibilizou atendimentos do Procon Maceió, com renegociação de dívidas, consultas ao SPC/Serasa e informações sobre o cadastro habitacional e matrículas na Educação de Jovens, Adultos e Idosos.
O Brota na Grota é considerado o maior programa de inclusão social e inovação do Brasil. A iniciativa vem promovendo transformação e cidadania nas comunidades de Maceió, aproximando os serviços públicos de quem mais precisa.
]]>A capacitação foi ministrada pela nutricionista e fiscal da Gerência da Inspetoria de Alimentos, Jadna Moreira, e pelo servidor Hélio Góes.
Na ocasião, foram abordados temas como fracionamento/fatiamento de frios, armazenamento de alimentos em câmaras frias, condições do estoque, higienização e controle de pragas. As orientações têm como objetivo assegurar o cumprimento da legislação sanitária e das normas para o segmento.
O curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos faz parte das ações rotineiras da Vigilância Sanitária de Maceió. A iniciativa visa conscientizar os diversos segmentos de alimentos sobre a importância de garantir a qualidade dos produtos comercializados. Ao final, os comerciantes receberam um certificado de participação.
]]>O treinamento reuniu técnicos da Diretoria de Vigilância em Saúde, no laboratório do Campus IV do Cesmac, no bairro Farol.A ação teve como objetivo nivelar os conhecimentos da equipe técnica e estimular o uso do raciocínio epidemiológico na análise de dados.
O coordenador dos Sistemas de Informação em Saúde (Sim, Sinam e Sinasc), Ney Guedes, além de ministrar a oficina ao lado da Coordenadora Rosicleide Barbosa, também preparou as apostilas para os técnicos.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Diretoria de Vigilância em Saúde, Rosicleide Barbosa, destacou a importância da iniciativa. “O TabWin é uma ferramenta oferecida pelo Ministério da Saúde que permite a tabulação de dados de sistemas de informação como mortalidade, nascimentos, internações hospitalares, entre outros. Com ela, é possível realizar várias análises, desde contagem de casos até o cálculo de indicadores, proporções e elaboração de mapas”, explicou.
A coordenadora ainda enfatizou que a capacitação visa despertar nos técnicos o interesse em explorar o sistema e ampliar suas habilidades analíticas.
Funcionalidades e benefícios do TabWin
O programa TabWin foi desenvolvido pelo DATASUS com a finalidade de permitir tabulações rápidas sobre arquivos DBF, que compõem os sistemas de informação do SUS. Por possuir uma definição nacional padronizada, o TabWin permite a geração imediata de tabulações, a partir de arquivos pré-definidos.
Entre as funcionalidades, está a possibilidade de importar tabulações geradas na Internet pelo TabNet (também desenvolvido pelo DATASUS), realizar operações aritméticas e estatísticas nos dados, elaborar gráficos e mapas a partir das tabelas, e ajustar as tabelas conforme a necessidade do usuário.
Para os profissionais de saúde, o TabWin facilita a construção e aplicação de índices e indicadores epidemiológicos e de produção de serviços, a programação e planejamento de ações e serviços de saúde, a avaliação de intervenções e distribuição de recursos, bem como a tomada de decisões com base em evidências concretas.
A iniciativa representa um passo importante para o fortalecimento da capacidade técnica das equipes de Vigilância em Saúde e para a melhoria da gestão da informação em saúde pública em Maceió.
]]>De acordo com as diretrizes estabelecidas no Decreto nº 10.002/2025 e na Portaria nº 031/2025, publicadas no Diário Oficial do Município, os interessados poderão cancelar as notas emitidas usando o sistema eletrônico, no endereço virtual https://maceio.giss.com.br/, sem a necessidade da emissão de nota substitutiva. Esse processo poderá ser feito até a data de vencimento do tributo.
Outras mudanças também buscam desburocratizar os procedimentos e simplificá-los. Dentre elas, a digitalização da assinatura da declaração de recusa e a sua possibilidade de dispensa, desde que o valor da prestação de serviços seja igual ou inferior a R$ 500.
Como solicitar o cancelamento?
O prestador de serviço deve acessar o site de serviços da Fazenda Municipal, realizar o login de acesso e selecionar a categoria que deseja.
Em seguida, na coluna de “Operações”, clica em “Serviços Prestados” e depois em “Cancelar Nota Fiscal”, digitando o número da nota no campo de pesquisa.
O contribuinte será direcionado aos dados da nota em questão, devendo conferi-los. Ao fim da página, o usuário poderá definir o motivo do cancelamento e salvar o processo.
Vale destacar que o cancelamento é permitido dentro da data de vencimento do imposto.
A Secretaria disponibilizou um tutorial orientando o passo a passo para o cancelamento, que pode ser acessado no próprio site.
Em caso de dúvidas, a Fazenda Municipal disponibiliza o email [email protected] para contato e demais orientações. Presencialmente, os contribuintes podem se dirigir à sede do órgão, localizada na Rua Doutor Pedro Monteiro, 47, próxima à Praça Zumbi dos Palmares, no Centro de Maceió.
]]>Esse avanço expressivo é reflexo direto do trabalho da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), que vem promovendo a modernização da rede e ampliando o acesso à iluminação de qualidade em todos os bairros da cidade. Quando o prefeito JHC assumiu a gestão, apenas 13% da cidade contava com iluminação em LED. Hoje, esse número já alcança 60%.
Para o diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg de Melo, os números reforçam o compromisso da gestão municipal com a melhoria da infraestrutura urbana. “A modernização da nossa rede de iluminação pública não é apenas estética — ela representa mais segurança, mais economia para os cofres públicos e mais qualidade de vida para a população. Estamos transformando Maceió em uma cidade mais inteligente, mais segura e mais humana”, destaca.
Na capital alagoana, já são 36 conjuntos habitacionais, seis bairros e 36 grotas com iluminação 100% em LED. Além disso, ruas e localidades inteiras deixaram a escuridão para trás com implantação ou expansão da rede, a partir do trabalho da Prefeitura de Maceió, a exemplo da Baia dos Cavalos, no Vale do Reginaldo, parte da Grota Geraldo Bulhões, no Benedito Bentes e o complexo industrial na Rua Soraia da Silva Maciel, na Cidade Universitária, além de tantas outras novas grandes avenidas como a Marília Mendonça, no mesmo bairro, a Rota do Mar e a Via da Integração, no Benedito Bentes e a AL-101 Norte, em Ipioca.
]]>Marglene Oliveira, coordenadora da Atenção à Saúde Integral da Criança e do Adolescente da SMS, destaca a importância de um trabalho integrado entre os programas estratégicos e a Atenção Primária. Segundo a profissional há a necessidade de monitorar, acompanhar e realizar levantamentos da prestação de serviços, de modo a proporcionar uma assistência humanizada de qualidade aos usuários nos diversos âmbitos da saúde.
“Esse encontro proporciona uma troca de experiências, discute adversidades e dificuldades na realização da assistência, para melhorarmos os serviços. Consequentemente aprendemos mais sobre o funcionamento e as demandas de cada área e qualificamos os profissionais sobre saúde da criança, do adolescente e da mulher nas mais variadas vertentes, como saúde mental, prevenção de doenças e amamentação”, enfatiza.
Já a enfermeira Joyce Andrade palestrou sobre os resultados e serviços de amamentação e doação de leite humano do posto de coleta da USF José Araújo, no Jacintinho. “Através deste projeto podemos salvar vidas de muitos bebês prematuros e auxiliar mães. Hoje conseguimos arrecadar litros de leite e enviar para maternidades, e auxiliamos as mulheres puérperas e graças a essa rede de apoio podemos salvar vidas e compartilhar a mensagem de solidariedade e cuidado com a saúde dos recém-nascidos e da mulher puérpera”, enfatizou.
Na ocasião, representantes dos Distritos Sanitários também discorreram sobre suas vivências, dificuldades e ofereceram sugestões. Foram discutidos assuntos sobre saúde mental, gravidez na adolescência, amamentação, doação de leite, promoção de saúde e educação de modo a melhorar a assistência na rede municipal.
]]>Com o tema: “Verminoses que acometem cães, gatos e seres humanos”, a ação foi colocada em prática pela equipe da e-Multi Estratégia 8, por meio do “Projeto Vet/e-Multi” e foi conduzida pelo médico-veterinário da equipe e-Multi, Lindomar Machado.
“Temos desenvolvido essas ações educativas orientando a população sobre temas como atendimento veterinário domiciliar, posse responsável de animais domésticos, maus-tratos contra animais, castração e vacinação de cães e gatos e Raiva animal e humana, levando informações acerca dos cuidados necessários, com grande participação no esclarecimento de dúvidas em torno dos assuntos e medidas de prevenção, evitando assim que venham causar problemas para a saúde dos humanos”, afirmou Machado.
O projeto de integração entre todas as equipes e-Multi Maceió visa promover a atividade todos os meses, levando o atendimento clínico veterinário domiciliar e palestras educativas e consultas nas Unidades de Saúde da Família.
]]>